quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Tapete Amor-perfeito

                                            TAPETE AMOR-PERFEITO

Flores, flores e flores... Essa é a proposta do Tapete Amor-perfeito publicado pela 1ª vez no ano de 2011 na revista Coleção Arte Fácil Barbantes nº 24 e é uma criação de Marcelo Nunes. Quatro anos depois de ser criado, continua de muito bom gosto e totalmente atual. Te convido para encher de delicadas flores sua casa. Aqui tem gráfico e pap do bico de flores.



Material:                                                             Barbante natural nº 8 1 k                          Barbante colorido mesclado nº 6 400 g   Barbante colorido liso verde nº 6 200 g      Agulha de crochê nº 3,5 para trabalhar o bico Agulha de crochê nº 4 para trabalhar o tapete Tamanho: 1,30 m.



Gráfico da revista Coleção Arte Fácil Barbantes nº 24.  Criação de Marcelo Nunes

A flor




Passo a passo do bico de flores

Observando o gráfico do tapete, você vai perceber que acabando o motivo do tapete teremos as 2 últimas carreiras de pontos altos. Essas 2 carreiras serão a base onde prenderemos as flores quando forem sendo formadas.

Terminadas as carreiras de barbante natural faça uma carreira com o barbante verde de pontos altos  em cada ponto de base. Eu fiz 1 corrente de separação entre cada ponto alto. No gráfico você vai observar que foram feitas 2 correntes de separação, mas eu achei que na tensão do meu ponto ficou muito aberto por isso fiz com apenas uma. Corte o fio e arremate.

Já com o fio mesclado rosa em um dos espaços entre os pontos altos, faça 1 ponto baixo, 4 pontos altos e 1 ponto baixo. Assim é formada uma pétala. Passe para o próximo espaço e faça outra pétala. Ao todo faça 4 pétalas.


Para fazer a 5ª pétala faça 1 ponto baixo, 2 pontos altos e dobre as pétalas de acordo com que elas voltem para dentro do tapete.

Observe a foto. As primeiras duas pétalas ficaram em baixo. A 3ª e a 4ª se tornaram a lateral de sua primeira flor.  A 5ª pétala que está na metade será presa no ponto alto da 1ª carreira de pontos altos que foi feita depois que você terminou o motivo de seu tapete. Prenda no ponto que fica na direção da pétala quando você dobrá-la. Termine de completar a pétala com mais 2 pontos altos e mais 1 ponto baixo.

Para fazer a 6ª pétala, faça como foi feita a pétala anterior, 1 ponto baixo, 2 pontos altos prende no tapete, faça mais 2 pontos altos e 1 ponto baixo.

Observe como fica com as duas pétalas presas.

Agora você vai fazer mais 2 pétalas e prender com ponto baixíssimo na terceira pétala que você começou seu bico e 1º da sua flor. 
Observe que sua flor começou a ser formada a partir da terceira pétala que você fez. Nesse bico serão formadas as flores e sempre ficaram as pétalas formando um caminho entre as flores.


Agora faça 3 pétalas que serão o caminho entre as flores. Faça o começo da 1ª pétala da próxima flor com 1 ponto baixo e 2 pontos altos. Agora você vai prender com ponto baixíssimo na pétala lateral da flor anterior que já está pronta. Termine a pétala com mais 2 pontos altos e mais 1 ponto baixo. Faça as duas próximas pétalas prendendo no tapete como fez na 1ª flor.





Faça mais 2 pétalas e prenda na 1ª pétala da flor.

A partir da 2ª flor você sempre vai prendendo a primeira lateral da flor na flor que fez anteriormente. As duas outras pétalas serão presas no tapete. Depois faça as outra 3 pétalas e feche a flor na 1ª pétala.


O caminho entre as flores será formado sempre com 3 pétalas entre as flores. Como começamos com duas pétalas de caminho entre as flores, no final sobrará um espaço. Complete com outra pétala e finalize com ponto baixíssimo na 1ª pétala do bico. Como as flores são sempre presas uma a outra e uma parte fica presa no tapete, você terá um bico delicado e perfeito, sempre preso no mesmo lugar.

Detalhes do bico.
Maravilhoso como toalha...
Maravilho como tapete...


Nenhum comentário:

Postar um comentário