Alegres, coloridas e sempre atentas a todos os movimentos a sua volta, as corujas são sinônimo de sabedoria e vão iluminar sua casa distribuindo encantamentos em todas as pessoas. Esse TAPETE aqui foi confeccionado com barbante nº 8 e tem passo a passo no blog Meu Crochê Contemporâneo.
Para confeccionar a Tampa do Vaso, clique aqui: Jogo de Banheiro Coruja com Barbante nº 8 - Tampa do Vaso
Materiais utilizados:
300 gr barbante cru número 8
50gr barbante peludinho
80 gr barbante número 6 colorido.
Tamanho: 69 x 56 cm
Cabeça da coruja
1ª carreira - Faça 12 pontos altos no círculo mágico.
2 ª Carreira - Suba 3 correntes.
Nos próximos pontos de base faça 2 pontos altos em cada ponto de base.
Aqui onde iniciamos com 3 correntes, faça mais um ponto alto e feche com ponto baixíssimo.
Vai ficar assim:
3 ª Carreira - Suba 3 correntes.
Nos próximos pontos de base vamos intercalando, 1 ponto alto em 1 ponto de base e no próximo 2 pontos altos no mesmo ponto de base, vamos fazer assim até o final, como mostra a imagem
Aqui no começo da carreira, onde subimos 3 correntes, faça mais um ponto alto e feche com ponto baixíssimo.
Vai ficar assim:
4ª Carreira - Faça 3 correntes.
Nos próximo dois pontos de base faça 1 ponto alto em cada ponto de base, no próximo, 2 pontos altos no mesmo ponto de base e vamos intercalando até o final da carreira, fazendo 1 ponto alto em cada um dos dois próximos pontos de base e no próximo 2 pontos altos no mesmo ponto de base como mostram as imagens...
Aqui no início da carreira onde subimos 3 correntes vamos fazer mais 1 ponto alto e fechar a carreira com ponto baixíssimo.
Vai ficar assim:
Faça 2 círculos para cada tapete.
Agora coloque direito com direito e vamos costurar por 8 pontos pegando apenas na alça de trás de cada círculo, como mostra a imagem.
Depois da costura o avesso vai ficar assim:
E o direito assim:
Agora vamos fazer a 5ª carreira
Inicie fazendo a laçada inicial, comece pelo quarto ponto após a costura,
Faça 1 ponto baixo e suba 2 correntes.
Nos próximos 2 pontos de base faça 1 ponto alto em cada, no quarto ponto e no primeiro do outro círculo vamos fazer dois pontos altos fechados juntos.
Vai ficar assim:
Nos próximos 2 pontos de base vamos fazer 1 ponto alto em cada, no próximo 2 pontos altos no mesmo ponto de base e nos próximos vamos intercalando, fazendo 3 pontos altos ( 1 em cada ponto de base) e no próximo 2 pontos altos no mesmo ponto de base.
Quando chegar na parte de baixo, vamos fazer novamente 2 pontos altos fechados juntos, pegando o último ponto desse círculo e o primeiro do outro círculo, como mostram as imagens.
Vai ficando assim, siga intercalando, 1 ponto alto em cada ponto de base por 3 pontos e no próximo 2 pontos altos no mesmo ponto de base.
Assim:
Quando chegar no ponto de base onde iniciamos, faça mais 1 ponto alto e feche com ponto baixíssimo.
Vai ficar assim:
Na carreira anterior, onde fizemos os 2 pontos altos fechados juntos, onde está marcado com a agulha rosa, vamos fazer 3 pontos altos no mesmo ponto de base.
Assim:
Agora pule 2 pontos de base e feche com ponto baixíssimo no ponto seguinte, como mostra a imagem.
Agora vamos fazer mais 2 pontos baixíssimos nos próximos 2 pontos de base.
Vire o trabalho e faça 2 pontos altos em cada ponto de base dos 3 pontos que fizemos na carreira anterior.
Vamos ficar com 6 pontos altos, pule 2 pontos de base e feche com ponto baixíssimo.
Vai ficar assim:
Agora faça um ponto baixíssimo em cada um dos próximos 2 pontos de base.
Vire o trabalho e agora vamos fazer 2 pontos altos em cada um dos 6 pontos da carreira anterior.
Vai ficar assim, com 12 pontos altos, pule 2 pontos de base e faça um ponto baixíssimo.
Vai ficar assim:
Corte o fio e arremate.
Agora vamos começar as orelhas. Faça a laçada inicial.
Pule 3 pontos depois do topete que acabamos de fazer.
1 ª carreira - Vamos iniciar com 1 ponto baixo mais duas correntes.
Faça 6 pontos altos, 1 em cada ponto de base, totalizando 7 pontos altos.
2ª Carreira - Suba 2 correntes, faça 4 pontos altos (1 em cada ponto de base) e no final vamos fazer 2 pontos altos fechados juntos. Nessa carreira vamos ficar com 5 pontos altos.
3ª Carreira - Subimos 2 correntes.
Vamos fazer 2 pontos altos (1 em cada ponto de base) e finalizamos com 2 pontos altos fechados juntos. Vamos ficar com 3 pontos.
4ª Carreira - Subimos 2 correntes e fazermos 2 pontos altos fechados juntos.
Vai ficar assim: Corte o fio e arremate.
Para fazer a outra orelha, conte 10 pontos depois do topete, como mostra a imagem.
Veja que iniciamos como na orelha que acabamos de fazer, com 1 ponto baixo mais 2 correntes e mais 6 pontos altos (1 em cada ponto de base), da 2ª à 5ª carreira faça igual a primeira que fizemos.
Vai ficar assim:
Agora vamos fazer o bico da coruja: Conte 6 pontos de base da carreira anterior, como mostra a imagem, faça a laçada inicial.
1ª Carreira - Faça 1 ponto baixo e 2 correntes (isso é o mesmo que 1 ponto alto)
Nos próximos 3 pontos de base faça 1 ponto alto em cada ponto de base.
Agora vamos fazer 3 pontos altos fechados juntos, como mostra a imagem.
Vai ficar assim:
Faça mais 4 pontos altos, 1 em cada ponto de base.
2ª Carreira - Vire o trabalho, Faça 3 correntes, 2 pontos altos (1 em cada ponto de base).
Agora 3 pontos altos fechados juntos e 3 pontos altos ( 1 em cada ponto de base).
3ª Carreira - Faça 3 correntes e vire o trabalho.
Faça 1 ponto alto, 3 pontos altos fechados juntos e 2 pontos altos (1 em cada ponto de base).
4ª carreira - Vire o trabalho, faça 3 correntes, 3 pontos altos fechados juntos e 1 ponto alto.
Vai ficar assim:
Olhos - Faça 14 pontos altos no anel mágico.
Deixe o fio longo para costurar o olho e bordar os cílios.
Posicione o olho e costure primeiro a parte preta na cabeça.
Agora vamos começar a bordar o olho, vamos bordar com o ponto atrás, você introduz a agulha, sai no ponto da frente e volta para fazer o ponto, veja as imagens. Vamos bordar por 14 pontos.
Vai ficando assim:
Depois de bordar os 14 pontos, faça o primeiro cílio, borde-o no ponto anterior da carreira de cima para que ele fique na diagonal, assim:
Volte a agulha no mesmo ponto.
Borde o segundo cílio.
E faça o último ponto do bordado.
Vai ficar assim:
Faça o mesmo do outro lado, comece a costura na direção indicada pela agulha rosa, assim você saberá onde começará o bordado dos olhos. Borde por 14 pontos, assim como foi feito no 1º olho.
VÍDEO AULA DA CABEÇA
Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo.
Leque (Suba 3 correntes, faça 2 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos), faça 7 correntes e vamos fazer outro leque (3 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos).
Faça 3 correntes e vire o trabalho. Vamos trabalhar carreiras de ida e volta.
Faça 1 leque dentro do leque da primeira carreira. Os leques serão trabalhados dentro das 2 correntes do leque da carreira anterior, como mostra a figura.
Faça 10 pontos altos dentro do arco de correntes, sem fazer corrente de espaço, trabalhe o outro leque (3 pontos altos, 2 corr, 3 pontos altos), faça 3 correntes para virar (no final de cada carreira faremos 3 correntes para virar).
Faça um leque nas correntes do leque anterior e vamos trabalhar nos pontos altos fazendo 2 aumentos (no primeiro ponto alto fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base e no último ponto alto fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base, os demais seguir fazendo 1 ponto alto para cada ponto de base. Assim no final da carreira teremos: 3 corr iniciais, 1 leque, 11 pontos altos, 1 leque e 3 corr para virar.
Faça um leque nas correntes do leque anterior e vamos trabalhar nos pontos altos fazendo 2 aumentos (no primeiro ponto alto fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base separados por 1 corrente e no último ponto alto fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base separados por 1 corrente, os demais seguir fazendo 1 ponto alto para cada ponto de base separados por 1 corrente. Assim no final da carreira teremos: 3 correntes iniciais, 1 leque, 13 pontos altos separados por 1 corrente, 1 leque e 3 correntes para virar.
Faça um leque nas correntes do leque anterior e vamos trabalhar nos pontos altos fazendo 2 aumentos (no primeiro ponto alto fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base separados por 1 corrente e no último ponto alto fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base separados por 1 corrente, os demais seguir fazendo 1 ponto alto para cada ponto de base separados por 1 corrente. Assim no final da carreira teremos: 3 correntes iniciais, 1 leque, 15 pontos altos separados por 1 corrente, 1 leque e 3 correntes para virar.
Nessa carreira vamos começar a trabalhar os arcos de 3 correntes da seguinte forma: Faça um leque nas correntes do leque anterior, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto da carreira anterior, faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na primeira corrente de espaço, vamos repetir as argolas de 3 correntes prendendo com ponto baixo nos espaços de 1 corrente até chegar no último ponto alto onde prenderemos com ponto baixo, 3 correntes, leque no espaço de correntes da carreira anterior e 3 correntes para virar.
Vai ficar assim: 3 correntes iniciais, leque, 3 correntes, 15 arcos de 3 correntes, 3 correntes, leque e 3 correntes para virar.
Veja o detalhe da carreira, só no primeiro e último ponto alto que iremos prender com ponto baixo, os demais serão presos nos espaços de uma corrente.
A partir dessa carreira faremos, leque, 3 correntes, ponto baixo (no arco de 3 correntes da carreira anterior), como na imagem abaixo, assim iremos diminuindo um arco a cada carreira.
Essa carreira ficará com, leque, 3 correntes, 14 arcos de 3 correntes, 3 correntes, leque e 3 correntes para virar.
Vamos trabalhando assim, leque, 3 correntes, ponto baixo nos arcos, leque, 3 correntes para virar, vai ficando assim...
Quando sobrar apenas um arco de 3 correntes na carreira, faça as 3 correntes para virar.
Leque, 5 correntes, ponto baixo no arco, 5 correntes, leque, 3 correntes para virar.
Leque, leque no próximo leque, 3 correntes ponto baixíssimo no último ponto alto do leque da carreira anterior.
Vai ficar assim!
Vamos começar as carreiras em volta, vamos começar pelo meio, onde iniciamos o tapete.
1ª carreira
VÍDEO AULA - BASE DO TAPETE
Faça um leque no meio (3 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos) e vamos completar a carreira com leques nas alças de 3 correntes que fizemos para virar em cada carreira, como mostra a imagem.
Vai ficando assim:
Quando chegar na parte de baixo faça um leque em cada um dos leques da ponta e continue a volta fazendo um leque em cada alça de 3 correntes.
Terminada a primeira volta, feche com ponto baixíssimo e caminhe com ponto baixíssimo até o meio do leque, vamos fazer a 2ª carreira. Nessa carreira vamos fazer um leque em cada leque da carreira anterior, não tem correntes de separação entre os leques.
Vai ficar assim:
Finalize essa carreira com ponto baixíssimo e arremate o fio, agora vamos trabalhar com o barbante peludinho. Caso você vá fazer o seu tapete apenas com uma cor não precisa arrematar, é só continuar as carreiras seguintes.
3ª carreira
Para uma melhor visualização fiz essa carreira em barbante cru, como o barbante peludinho é mais grosso os leques serão apenas de (2 pontos altos, 2 correntes, 2 pontos altos). Se for fazer o seu tapete sem usar o barbante peludinho, faça os leques normais (3 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos). Entre os leques faremos 1 ponto alto como mostra a imagem.
A mesma carreira feita com o barbante peludinho vai ficando assim:
Vai ficar assim:
4ª carreira
Agora vamos marcar os 3 leques onde não vamos precisar trabalhar com leques nessa carreira, marque o do meio e mais um de cada lado, como mostra a imagem. No próximo leque depois da marcação vamos fazer 3 pontos altos.
Em cima de cada ponto alto entre os leques da carreira anterior, vamos fazer 1 ponto alto, 1 corr, 1 ponto alto.
Agora faremos 1 leque em cada leque da carreira anterior e em cada ponto alto entre os leques 1 ponto alto, 1 corr, 1 ponto alto.
Vai ficar assim, vamos trabalhar assim por toda a volta.
Quando chegar no último leque antes da marcação faça 3 pontos altos.
Retire a marcação, vamos trabalhar com pontos baixos agora.
Faça 1 ponto baixo em cada ponto da carreira de base e finalize com ponto baixíssimo.
5ª carreira
Em cima dos 3 pontos altos iniciais da carreira anterior faça 1 ponto baixo em cada ponto.
E vamos repetir toda carreira anterior, leques sobre leques, vai ficando assim:
Quando terminar os leques, faça pontos baixos nos 3 pontos altos iniciais da carreira anterior e repita 1 ponto baixo para cada ponto baixo da carreira anterior.
Vai ficar assim:
6ª Carreira
Vamos iniciar o biquinho, comece fazendo pontos baixos nos três pontos baixos antes dos leques como mostra a imagem.
Sem dar espaço, faça um ponto baixo dentro do leque de (1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto), 1 picô (3 correntes e 1 ponto baixíssimo na primeira corrente).
Dentro dos leques grandes faremos 5 pontos altos separados por 1 picô, como mostra a imagem.
Vai ficando assim:
Faça o bico por toda a volta.
Depois de fazer o último leque grande faça 1 ponto baixo no leque pequeno e pontos baixos nos próximos 3 pontos baixos da carreira anterior, corte o fio e arremate.
Costura
Marque o local da costura da cabeça ao corpo, conte 8 pontos altos após a orelha e amarre com um pedaço de barbante no ponto baixo antes do primeiro ponto picô do bico, como mostra a imagem.
Marque os dois lados.
O bico será costurado na segunda carreira de pontos altos, como indica a imagem.
Centralize o bico, vai ficar sobrando 4 pontos altos de cada lado na segunda carreira.
Comece costurando pelo bico, aqui eu usei linha de pipa, mas você pode costurar com o próprio barbante também, com a linha de pipa a costura fica mais delicada.
Vai ficando assim:
Vá costurando até chegar na primeira marcação, retire a marcação, passe a agulha para trás, vire o seu tapete, vamos continuar a costura no lado do avesso.
Continue a costura até chegar na segunda marcação.
Chegando na 2ª marcação, retire a marcação, passe a agulha para frente novamente, vire o seu tapete.
Vamos terminar a costura até chegar no bico onde iniciamos.
Terminamos a costura, arremate e corte a sua linha.
O avesso já costurado fica assim:
E aqui está o tapete prontinho!
VÍDEO AULA - TAPETE
muito facil de aprender assim valeu me ajudou muito mesmo
ResponderExcluirAmei parabéns
ResponderExcluirMuito mais fácil aprender assim que no a videos, elas cortam muitas partes. Obrigada por compartilhar sua arte.
ResponderExcluirMuito legal me ajudou bastante
ResponderExcluirParabéns bem explicado,me ajudou muito 😊
ResponderExcluir