terça-feira, 13 de outubro de 2015

Tapete Dupla Face

                                                          TAPETE DUPLA FACE


Sabe aqueles momentos que você está esperando as visitas que vão chegar em poucos minutos, olha para seu tapete e percebe que ele está sujo? E agora o que fazer? Vire para outro lado que esse aqui fica igualzinho em qualquer um dos lados. Aqui tem o passo a passo...




Material:
Barbante natural nº 6
Barbante colorido nº 6
Agulha de crochê 3,5
1 flor Rosa Franzida do Marcelo Nunes











Para começar, com o barbante natural faça 65 correntes.














Volte na 8ª corrente e faça 1 ponto alto, faça 2 correntes e salte 2 correntes de base e faça mais 1 ponto alto. Repita assim até o final. Quando terminado serão ao todo 20 espaços. Faça 5 correntes, alongue o fio para não desmanchar seu trabalho e reserve.










Agora, com o fio colorido, faça 64 correntes e passe por dentro dos espaços já prontos de barbante natural. Observe na foto que o cordão de correntes coloridas foi passado de acordo com que os pontos altos dos espaços ficam um para frente e outro para trás.








Agora, como foi feito com o barbante natural, na 8ª  corrente faça 1 ponto alto de acordo com que o 1º espaço colorido vai ficar preso no 1º espaço do barbante natural. Observe a foto.












Agora faça 2 correntes e salte 2 correntes de base e faça 1 ponto alto.














 Faça a mesma sequência que foi feita antes para formar os espaços com o barbante natural, com 1 ponto alto, 2 correntes pulando 2 pontos de base. Observe a foto.








Quando terminar, faça 5 correntes e alongue o fio. Observe que o barbante colorido ficou no espaço dentro do barbante natural, tanto quando começou a carreira, como quando terminou e será feito assim por todo o tapete.


Vire o trabalho e ele estará assim...


Com o barbante colorido reservado passe-o para frente e agora vamos trabalhar com o barbante natural faça 1 ponto alto em cima do ponto alto de base e depois 2 correntes.




O próximo ponto alto ficará na frente das correntes coloridas. Então você fará uma sequência de pontos altos separados sempre por 2 correntes e os pontos altos sempre acompanharam a posição dos pontos de base anteriores, ou seja, se o ponto de base estiver por trás passe a agulha pegando o ponto por trás, se estiver na frente, faça o ponto alto pela frente. Observe como ficou na foto.


Terminada a carreira, estará assim...

Agora faça a carreira com o fio colorido reservado.

Então faça todos os pontos altos em cima dos pontos altos da base colorida, sempre da mesma forma separados por 2 correntes. Terminada a carreira, faça as 5 correntes e reserve.


Até agora seu trabalho está assim...            Observe que os pontos coloridos ficam todos para frente de seu trabalho diferentes dos pontos feitos com o barbante natural que ficam um para frente e outro para trás.




Vire e veja como já se forma a 1ª carreira de quadrados coloridos. Observe que temos agora formados 10 quadrados coloridos com um pontinho de barbante natural no meio de cada um...


Agora trabalhando com o fio natural, faça a mesma sequência de um ponto na frente do trabalho,


e o outro por trás do fio colorido.

Terminada a carreira, faça as 5 correntes, alongue o fio e reserve.


Vire o trabalho e faça a carreira com o barbante colorido sempre utilizando a mesma sequência dos pontos na frente do trabalho. Não esqueça de sempre deixar as 5 correntes no final das carreiras e sempre alongar o fio para reservar.


Agora você fará a carreira com o barbante natural e seguirá sempre a mesma sequência das carreiras anteriores.




Então seu tapete vai tendo esse formato em qualquer um dos lados. Ele vai formando quadrinhos coloridos com um pontinho natural no meio. Ao todo serão 20 carreiras de quadrinhos. Como estamos fazendo  um tapete retangular essas 20 carreiras serão o comprimento  de seu tapete e o lado que ficou com 10 quadrinhos será a largura.  


Feito todas as carreiras, para que seu tapete tenha um acabamento perfeito, faça um volta de pontos altos por todo o tapete. Em cada espaço faça 2 pontos altos e nos cantos do tapete faça um leque com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Finalize com ponto baixíssimo. 

Para a 1ª volta do bico  faça bloquinhos de 3 pontos altos separados por 2 correntes e pulando sempre 2 pontos de base de um bloquinho para o outro. Finalize com ponto baixíssimo. 



A 2ª volta do bico, será formada de leques. Em um dos espaços entre os bloquinhos, suba 3 correntes para dar a altura de um ponto alto  e faça mais 2 pontos altos, 3 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 2 correntes  e prenda com ponto baixo no próximo espaço entre os bloquinhos. Faça mais  2 correntes  e no próximo  espaço faça o próximo leque. Faça a sequência por toda a volta do tapete e finalize com ponto baixíssimo.


 Para finalizar, com o barbante colorido, faça uma carreira de pontos baixos e faça 1 picô em cima dos leques. Finalize com ponto baixíssimo.

Assim estará seu tapete...
Olha o tapete dobrado, igualzinho de um lado e do outro...
A  flor foi feita com o mesmo colorido do tapete.
Pregue um alfinete embaixo da flor assim quando for usá-lo do outro lado, é só retirar a flor e aplicá-la do outro lado.




Aqui com a aplicação da flor...
Simplesmente maravilhoso...



Agora, vamos ao passo a passo da flor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário