TAPETE FESTA NO FUNDO DO MAR
Vamos ensinar para as crianças "Como é legal lá no fundo do mar"... A diversidade do fundo do mar com a harmonia de um mundo cheio de vida. Passo a passo aqui no blog Meu Crochê Contemporâneo.

Material para o tapete: 700 g de barbante azul médio nº 8 500 g de barbante azul claro nº 8 500 g de barbante preto nº 8 agulha de crochê nº 4 Tamanho: 1,16 m de comprimento por 0,83 m de largura

Com o barbante preto, faça ao todo 108 correntes (105 correntes e mais 3 correntes para virar) e, faça mais 104 pontos altos um em cada corrente de base. Teremos então a 1ª carreira com 106 pontos altos.Faça isso por mais 7 carreiras.

Já na 9ª carreira, faça apenas 30 pontos altos, vire o tapete, volte 3 pontos de base fazendo ponto baixíssimo e no 4º ponto de base, suba 3 correntes para formar 1 ponto alto e faça mais 25 pontos altos. Vire novamente o tapete e trabalhe na próxima carreira mais 20 pontos altos. Corte o fio e arremate. Isso fará a formação das irregularidades do solo no fundo do mar. Observe a foto.

No outro lado do tapete faremos da mesma forma para formar uma pequena montanha. Só que dessa vez faça 16 pontos altos. Vire o tapete e ande 3 pontos de base com pontos baixíssimos, suba 3 correntes e faça mais 10 pontos altos. Vire o tapete e faça 8 pontos altos. Vire e faça novamente 8 pontos altos. Vire e faça 6 pontos altos. Vire novamente e faça 6 pontos altos. Vire e faça 4 pontos altos. Vire e faça 4 pontos altos. Corte o fio e arremate. Observe que dessa vez tivemos carreiras de se repetiram. Então esse canto do tapete ficará mais alto e mais estreito que o outro lado. Observe a foto.

Com o barbante azul médio, agora você vai completar a 9ª carreira e quando chegar nas pontas onde já foi feito uma parte com o barbante preto, ande com pontos baixíssimos até chegar no espaço da próxima carreira. Observe a foto. Faça isso por todas as carreiras que já tem espaços feitos com o barbante preto.

Terminadas as carreiras que haviam partes de preto, faça mais 10 carreiras completas. Para não se confundir, conte as carreiras a partir do meio do tapete. Ao todo devem ser 18 carreiras com o barbante azul médio. Corte o fio e arremate. Agora com o barbante azul claro faça 12 carreiras de pontos altos.

Agora faça uma carreira de pontos baixos por toda a volta do tapete para dar um acabamento perfeito. Nos cantos do tapete faça 3 pontos no mesmo ponto de base. Use o fio azul claro, quando a base for azul claro. como mostra a foto. Quando chegar no barbante azul médio, corte o fio emende e trabalhe com o foi azul médio. Na parte do barbante preto ,faça o mesmo. Assim você não perde a harmonia das cores.

Para fazer o bico do tapete, com o barbante azul médio, faça blocos de 5 pontos altos separados por 6 correntes. Para separar um bloco do outro salte 4 pontos de base. Faça o mesmo por toda a volta do tapete.

Para a 2ª carreira do bico, terminada a 1ª carreira ande com pontos baixíssimos e prenda com ponto baixo no 3º ponto do bloco, isso é no ponto do meio do bloco da 1ª carreira. Agora sem corrente de separação, faça um leque de 9 pontos altos nas corrente de separação dos blocos. Sem corrente de separação prenda no ponto do meio do próximo bloco. Continue fazendo os leques por toda a volta do tapete.

Para a 3ª volta do bico repita a 1ª carreira de blocos separados de 6 correntes mas dessa vez trabalhados em cima do leque. Para começar a carreira, ande com pontos baixíssimos até o 3º ponto alto do leque e suba 3 correntes. Faça os blocos com as correntes por toda a volta do tapete.

Para a 4ª carreira faça agora leques nas correntes de 9 pontos altos presos com ponto baixo no bloco, como foi feito na 2ª carreira. Nos cantos faça os leques com 11 pontos altos.

A 5ª carreira foi feita com pontos baixos em cima de cada ponto de base. O barbante usado foi o azul mesclado, mas também pode ser feito com o azul claro usado para a base do tapete.

Detalhes do bico com o tapete.

Aqui está seu tapete agora vamos aprender a fazer as aplicações...
Cadê as aplicações?
ResponderExcluir