A figura do Papai Noel foi inspirada em São Nicolau que era um arcebispo na Turquia e viveu no século IV e que, costumava ajudar as famílias que tinham dificuldades financeiras deixando um saquinho com moedas de ouro nas chaminés das casas na véspera do Natal. Santo ou lenda essa figura é a cara das festas natalinas e não pode faltar na ceia de Natal. Pra fazer esse porta-copos aqui, você encontra o passo a passo no blog do Meu Crochê Contemporâneo.
MATERIAL:
Barbante branco nº 6
Barbante vermelho ou linha Anne
Agulha de crochê 3,53 botões
Linha branca (para o pompom)
TAMANHO:
20 cm de comprimento por 13 cm de largura
Para começar, com o fio branco faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo formando um círculo. Dentro do círculo faça 5 pontos baixos e prenda com ponto baixíssimo. Pegando agora apenas na alça de trás faça 2 pontos baixos em cada ponto de base. Agora vá fazendo 2X 1 ponto baixo no ponto de base e depois 2 pontos baixos no mesmo ponto de base sempre pegando na alça de trás. Ao todo serão 7 voltas. O tamanho final ficou com 11 cm.
Agora, passe a agulha no terceiro ponto de base e faça 7 pontos altos no mesmo ponto de base, e, prenda no terceiro ponto de base depois do leque.
Ficará assim...
Agora, faça mais 4 leques sempre pulando dois pontos para começar um leque e pulando também dois pontos para prender do outro lado. Quando terminar os 5 leques, faça uma carreira com pontos baixos e continue a fazer os pontos baixos também em cima dos leques. Corte o fio e arremate.
Agora, com o fio vermelho, faça um carreira de pontos baixos na base branca como mostra a foto. No meu deu 10 pontos.
Para trabalhar com a linha Anne, dobre ela em três para tecer o gorro. Se você ainda não sabe como fazer para trabalhar com 3 fios eu explico a técnica na Guirlanda.
Na segunda volta, faça 2 correntes e mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Agora, faça 1 ponto alto em cada ponto de base. No último ponto da carreira, faça 2 pontos altos fechados juntos no mesmo ponto de base. Faça carreiras de ida e volta fazendo sempre o mesmo, começando sempre com duas correntes e finalizando, fazendo um ponto em cada ponto de base e fechando o penúltimo e o último ponto juntos.
Lembre-se que apenas na segunda volta são feitos dois pontos juntos no primeiro e último ponto de base da carreira. Isso é para dar essa pequena curvatura do gorro. A partir daí, os pontos são fechados juntos, mas um em cada ponto de base.
Serão ao todo 10 carreiras. Eu fiz com o linha dobrada em três e o meu ficou com 12 cm. Depois iremos dobrá-lo. Mas se você estiver fazendo com barbante e o seu ficou muito grande, diminua uma carreira e na última carreira feche mais pontos juntos.
Finalizada essa parte, corte o fio e arremate.
Agora, prenda o fio na lateral do gorro e faça uma volta de pontos baixos para dar acabamento. Depois de feito isso por toda a volta corte o fio e arremate.
Para fazer o pompom da ponta do gorro, use um garfo para enrolar a linha branca e dê em torno de 30 voltas. Depois amarre uma linha passando meio dos dentes do garfo. Depois de amarrado, corte as laterais e acerte as pontas do pompom. Amarre na ponta do gorro.
Ficará assim...
Beijinhos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário