domingo, 20 de novembro de 2016

Jogo de Cozinha Maria Neide

O Jogo de Cozinha Maria Neide, vai inundar a sua casa com um visual geométrico e com muita cor. Deixe-se levar pela alegria de inovar...
                                                         MATERIAL:
                                    800 grs de barbante laranja liso nº 8
                                    750 grs de barbante natural nº 8
                                    200 grs de barbante laranja e terracota mesclado nº 6
                                    200 grs de barbante verde mesclado nº 6
                                    Agulha para crochê nº 4
                                    3 Flores Maria Neide
ANTES DE COMEÇAR...
O Jogo de Cozinha Maria Neide é composto por 3 tapetes, 2 menores e 1 maior. Primeiro vamos a partir da Flor Maria Neide, fazer 2 carreiras com o fio verde formando um square (quadrado). Depois vamos trabalhar 4 carreiras com o fio colorido. A partir daí vamos trabalhar em apenas 2 laterais do square fazendo sequências de 3 carreiras intercalando o fio natural e o fio colorido. Serão 4 sequências. Depois passaremos a trabalhar as sequências de 3 carreiras em apenas um dos lados do square.
VAMOS COMEÇAR...
                                                                     1ª CARREIRA
       Vamos começar, trabalhando com o fio verde, e usando como base a Flor Maria Neide.
Em uma das alças da flor, faça 1 ponto baixo e mais 2 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Agora, faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos formando assim o 1º canto. 
             Faça 1 corrente de separação e na próxima alça faça 1 bloco com 3 pontos altos.
Faça 1 corrente de separação e na próxima alça. faça o 2º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça faça mais 1 bloco com 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça. faça o 3º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça faça mais 1 bloco com 3  pontos  altos.
Faça 1 corrente de separação e na próxima alça. faça o 4º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e feche a carreira com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou. 
Olhando pelo avesso, ficará assim...
                                                                  2ª CARREIRA
                            Ande com pontos baixíssimos para a alça no meio do canto.
Faça 3 correntes e faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos, formando assim um novo canto. 

Faça 1 corrente de separação e na alça da base, faça 1 bloco com 3 pontos altos. Agora, faça mais 1 corrente e na próxima alça faça 1 novo bloco com 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e na alça no meio do canto da carreira anterior, faça 1 novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.

Faça essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
                                                             
Corte o fio e arremate.
                                                                  3ª CARREIRA

Prenda o fio laranja na agulha e faça 1 ponto baixo no meio do próximo canto.
Faça 2 correntes pra dar altura de um ponto alto. Agora, faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, formando um novo canto.
Nas alças entre os cantos faça sempre os blocos com 3 pontos altos separados sempre por 1 corrente e nas alças dos cantos, forme sempre novos cantos com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.  
             Finalize a carreira com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
                                                                   4ª CARREIRA

Caminhe andando com pontos baixíssimos até a alça no meio do canto e faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos formando um novo canto.
Nas alças entre os cantos, continue fazendo os blocos com 3 pontos altos sempre separados por 1 corrente. E, na alça do próximo canto, forme um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Continue essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou. 

                                                                   5ª e 6ª CARREIRAS
  Faça mais 2 carreiras, trabalhando da mesma forma. No final ficará assim. Corte o fio e arremate.     
  A PARTIR DAQUI VAMOS PASSAR A TRABALHAR EM APENAS 2 LADOS DO SQUARE     
7ª CARREIRA 
Trabalhando agora com o fio natural, prenda o fio na agulha e alça no meio do próximo canto, faça 1 ponto baixo. Faça mais 2 correntes e faça mais 2 pontos altos formando 1 bloco.
Agora, faça 1 bloco com 3 pontos altos em cada alça de base até o próximo canto. Faça 1 corrente de separação entre cada bloco.
Na próxima alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o próximo canto onde vai ser feito também 1 bloco com 3 pontos altos como mostra a foto.
8ª CARREIRA 
Faça 4 correntes e vire o trabalho para o avesso. 
Agora volte a fazer os blocos com 3 pontos altos separados por 1 corrente. 
Na alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. 
Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base.
No final dessa lateral, depois de fazer o último bloco, faça 1 corrente e faça 1 ponto alto no último ponto de base como mostra a foto.
9ª CARREIRA 
Faça 2 correntes e vire o trabalho para a direita. 
Na alça, faça mais 2 pontos altos formando assim o 1º bloco da carreira.  
Agora faça os blocos com os 3 pontos altos em cada alça de base. Lembre-se que os blocos são sempre separados por 1 corrente.
Na alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos  altos. 
Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o final dessa lateral. Corte o fio e arremate.
10ª CARREIRA 
Voltando a trabalhar com o fio laranja, prenda o fio na agulha e faça 1 ponto baixo na 2ª corrente que iniciou a 9ª carreira. Agora, faça 3 correntes e na próxima alça comece a fazer a sequência de blocos de 3 pontos altos separados por 1 corrente. 
Na alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base. No final dessa lateral, depois de fazer o último bloco, faça 1 corrente e faça 1 ponto alto no último ponto de base como mostra a foto.
11ª CARREIRA 
Faça 2 correntes e vire o trabalho para o avesso. 
Na alça, faça mais 2 pontos altos, formando o 1º bloco da carreira.  
Agora volte a fazer os blocos com  3 pontos  altos separados por 1 corrente  em  cada  alça  de  base.
Na alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.  
Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o final dessa lateral como mostra a foto.
12ª CARREIRA 
Faça 4 correntes e vire o trabalho para a direita. Na alça comece a fazer os blocos com os 3 pontos altos em cada alça de base.
Lembre-se que os blocos são sempre separados por 1 corrente. Na alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. 

Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base. No final dessa lateral, depois de fazer o último bloco, faça 1 corrente e faça 1 ponto alto no último ponto de base como mostra a foto.Corte o fio e arremate.
13ª CARREIRA 
Voltando a trabalhar com o fio natural, prenda o fio na agulha e faça 1 ponto baixo e mais 2 correntes na 2ª corrente que iniciou a carreira anterior. Agora, na alça, faça mais 2 pontos altos formando assim o 1º bloco da carreira. 
Faça 1 corrente de separação e na próxima alça comece a fazer a sequência de blocos de 3 pontos altos separados por 1 corrente. 

Na alça do próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o final da carreira.
                                                                  14ª CARREIRA
                                           Faça 4 correntes e vire o trabalho para o avesso.
Na alça comece a fazer os blocos com os 3 pontos altos em cada alça de base. Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o próximo canto onde vai ser feito  um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base. No final dessa lateral, depois de fazer o último bloco, faça 1 corrente e faça 1 ponto alto no último ponto de base como mostra a foto.
                                                                   15ª CARREIRA
Faça 2 correntes e vire o trabalho para a direita e, na alça, faça mais 2 pontos altos formando o 1º bloco da carreira. 
Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o próximo canto onde vai ser feito  um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base até o final da carreira como mostra a foto. Corte o fio e arremate. 
                                                                 16ª CARREIRA 
Voltando a trabalhar com o fio laranja, prenda o fio na agulha e faça 1 ponto baixo na 2ª corrente que iniciou a carreira anterior. Agora, faça 3 correntes e na próxima  alça comece  a fazer a  sequência  de blocos  de 3 pontos  altos separados  por  1  corrente.  Continue  a  fazer  os  blocos  separados  por  1 corrente  em  cada  alça  de  base até o próximo canto onde vai ser feito  um novo canto com 3 pontos altos,  2 correntes e  mais 3 pontos altos. Continue a fazer os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base. No final dessa lateral, depois de fazer o último bloco, faça 1 corrente e faça 1 ponto alto no último ponto de base.
                                                                17ª e 18ª CARREIRAS
Pra fazer a 17ª CARREIRA, faça 2 correntes, vire o trabalho para o avesso e faça na alça 2 pontos altos. Agora, faça a sequências dos blocos e no canto de base, faça um novo canto. Continue com os blocos até o final da carreira. Para fazer a 18ª CARREIRA, faça 4 correntes, vire o trabalho para o direito e faça a sequência dos blocos. No meio, faça o canto e depois novamente os blocos. Depois de fazer o último bloco, faça a corrente e finalize a carreira com 1 ponto alto. Corte o fio e arremate.
A PARTIR DAQUI VAMOS PASSAR A TRABALHAR EM APENAS UM LADO DO SQUARE FAZENDO SEMPRE SEQUÊNCIAS DE 3 CARREIRAS COM CADA COR.
19ª CARREIRA  
Voltando a trabalhar com o fio natural, prenda o fio na agulha e faça 1 ponto baixo e mais 2 correntes na 2ª corrente que iniciou a carreira anterior. Agora, na alça, faça mais 2 pontos altos formando assim o 1º bloco da carreira.
                            Continue a fazer a sequência de blocos separados por 1 corrente.
         Quando chegar na alça do canto de base, faça apenas um bloco com os 3 pontos altos.
20ª CARREIRA 
Faça 4 correntes e vire o trabalho para o avesso e volte trabalhando os blocos até o final da carreira que vai finalizar com 1 ponto alto.
21ª CARREIRA 
Faça 2 correntes e vire o trabalho para o direito. Na 1ª alça, faça os 2 pontos altos e continue a fazer os blocos até o final da carreira. Corte o fio e arremate. 
22ª CARREIRA 
Voltando a trabalhar com o fio laranja, prenda o fio na agulha e faça 1 ponto baixo na 2ª corrente que iniciou a carreira anterior. Agora, faça  3 correntes e  na próxima  alça comece a fazer a  sequência de blocos  de  3 pontos  altos  separados por  1 corrente.  Finalize a  carreira  com  1 ponto alto no último ponto de base.
23ª CARREIRA 

Faça 2 correntes e vire o trabalho para o avesso. Na 1ª alça, faça os 2 pontos altos e continue a fazer os blocos até o final da carreira. 
24ª CARREIRA 
Faça 4 correntes e vire o trabalho para o direito e volte trabalhando os blocos até o final da carreira que vai finalizar com 1 ponto alto. Corte o fio e arremate. 
A PARTIR DAQUI, FAÇA MAIS 3 SEQUÊNCIAS DE 3 CARREIRAS INTERCALANDO AS CORES PARA FORMAR O TAPETE PEQUENO (SÃO 5 SEQUÊNCIAS DE 3 CARREIRAS PARA CADA TAPETE PEQUENO)
E, MAIS  9 SEQUÊNCIAS PARA FORMAR O TAPETE GRANDE (
SÃO 11 SEQUÊNCIAS DE 3 CARREIRAS PARA O TAPETE GRANDE)
     BICO 
                                                                       1ª CARREIRA

Trabalhando agora com o fio terracota mesclado, prenda o fio na agulha e, no canto, no último ponto de base, faça 1 ponto baixo e mais 1 corrente. 
 No  mesmo   ponto  de base,   faça  3  pontos altos, 1 corrente e mais 1 ponto baixo formando assim uma pétala como foi feito na flor. 
Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça novamente 1 ponto baixo, 1 corrente, 3 pontos altos, 1 corrente e mais 1 ponto baixo. 
Faça a mesma sequência em cada alça. Quando você chegar na alça que terá um canto da carreira que estávamos trabalhando nos dois lados do square,
você vai fazer 2 correntes, pular essa alça de base e continuar a sequência das pétalas separadas por 1 corrente em cada alça de base. No canto, você vai trabalhar no último ponto de base, fazendo a pétala. 
Continue a fazer as pétalas separadas por 1 corrente e do outro lado do tapete quando chegar na alça onde tem o canto onde estávamos trabalhando nos dois lados do square, faça 2 correntes e pule essa alça de base.
Na outra ponta do tapete, você terá um canto de base, então vai fazer a pétala normalmente nesse canto.
 Complete a carreira e finalize a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou. Corte o fio e arremate. 

                                                                       Ficará assim...
                                                                      2ª CARREIRA 
Agora, trabalhando com o fio verde mesclado, prenda o fio na agulha. Em uma alça de corrente antes do canto, faça 1 ponto baixo e mais 2 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Na mesma alça, faça mais 2 pontos altos. 
                                                       Agora, faça 4 correntes e, 
 faça 1 ponto alto atravessado usando como base o último ponto do bloquinho que acabou de fazer. 
               Passe para a próxima alça e faça novamente mais um bloco com 3 pontos altos. 
                                Faça novamente as 4 correntes e mais o ponto alto atravessado. 
                       Passe para a próxima alça e faça novamente o bloco com os 3 pontos altos. 
Faça essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira. 
                                                                      Ficará assim...
                                                                   Beijinhos!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário