domingo, 9 de dezembro de 2018

Bolsa Raphaella O Hara


A Bolsa Raphaella O Hara é linda, bem alegre e colorida!! Com as cores do arco-íris ela representa a diversidade entre as pessoas e a força de vida que existe em cada mulher...


Material:
Linha Anne, Camila ou Charme nas cores:
vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e lilás ou roxo
Agulha para crochê nº 1,5 e nº 2,5 (para a alça)
3 botões de pressão nº 14
1 botão de madrepérola para acabamento
1 chaveiro para acabamento
2 entremeios de metal (para a alça)
tecido de algodão para o forro
linha e agulha de costura
ANTES DE COMEÇAR...
A bolsa será formada por 13 squares (quadrados) que depois serão unidos por pontos baixos. O forro é opcional, mas como é uma bolsa de mulher, o forro deixará as coisas melhores armazenadas dentro da bolsa. VAMOS COMEÇAR!!
                                                                   1ª CARREIRA
Com o fio vermelho, faça um círculo mágico e dentro dele, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Agora, faça mais 2 pontos altos, formando assim parte do 1º bloco. Faça 3 correntes de separação e mais 4 pontos altos formando o 2º bloco. Novamente, faça 3 correntes de separação e mais 4 pontos altos formando o 3º bloco. Faça mais 3 correntes de separação e mais 4 pontos altos formando mais o 4º bloco. Faça novamente, 3 correntes de separação e faça 1 ponto alto, completando o 1º bloco.
                                 Puxe o o fio do meio do círculo mágico pra que ele se feche.
Finalize a carreira com 1 ponto baixíssimo na 3ª  corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                     2ª CARREIRA
Trabalhando, agora, com o fio laranja, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Na alça, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Volte a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base. 
Faça essa mesma sequência por toda a carreira, complete o 1º bloco e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                 3ª CARREIRA
Trabalhando, agora, com o fio amarelo, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Na alça, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Volte a fazer um ponto alto em cada ponto de base. 
Faça essa mesma sequência por toda a carreira, complete o 1º bloco e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                  4ª CARREIRA
Trabalhando, agora, com o fio verde, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Na alça, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Volte a fazer um ponto alto em cada ponto de base. 
Faça essa mesma sequência por toda a carreira, complete o 1º bloco e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                   5ª CARREIRA
Trabalhando, agora, com o fio azul, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Na alça, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Volte a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base. 
Faça essa mesma sequência por toda a carreira e complete o 1º bloco e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                  6ª CARREIRA
Trabalhando, agora, com o fio azul marinho, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Na alça, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Volte a fazer um ponto alto em cada ponto de base. 
Faça essa mesma sequência por toda a carreira, complete o 1º bloco e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                  7ª CARREIRA
Trabalhando, agora, com o fio lilás, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Na alça, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Volte a fazer um ponto alto em cada ponto de base.
Faça essa mesma sequência por toda a carreira, complete o primeiro bloco e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate. Seu square ficou assim... Agora faça mais 12 squares, pois pra montarmos a bolsa serão 13 squares ao todo.
                                                                   A MONTAGEM
                                                              Esquema da montagem
Para começarmos a montagem, vamos posicionar 3 squares na diagonal como se fossem losangos.
Agora, trabalhando com o fio verde, prenda-o na agulha e faça a  união de 2 squares trabalhando com pontos baixos, pegando apenas na alcinha de dentro dos squares.
Comece tralhando unindo a corrente que tem ao meio do canto dos squares. Então ficará 2 pontos baixos na alça do canto e depois vá fazendo um ponto baixo em cada ponto de base. Ficará assim, com uma carreira de pontos baixos em relevo.

                                      
Chegando no próximo canto, trabalhe 1 ponto baixo na 1ª corrente e,
                     na 2ª já una o 3º square. Agora, desça pela lateral, fazendo os pontos baixos.
Ficará assim, com 2 squares na parte de cima e um terceiro em baixo. Os dois de cima serão os squares das alças e no terceiro é que vamos adicionar mais squares... 

Abaixo do 3º square, vamos unir mais 2 squares em cada lateral, sempre trabalhando os pontos baixos.

                                                                    Ficará assim...
Agora, unimos mais um square no espaço ao meio dos dois últimos que adicionamos. Até agora, unimos 6 squares.
             Depois, una mais 2 squares na lateral do 6º square. Esses serão so squares de nº 7 e 8.
Abaixo do square 7 e 8, una 3 squares, um ao meio e os outros dois nas laterais.
Por último una os outros 2 squares nos espaços centrais como mostra a foto. Se tiver alguma dúvida, com a posição da montagem, observe o desenho do esquema da montagem novamente.
FECHANDO A BOLSA 
Pra fechar a sua bolsa, vire os squares pelo avesso,deixando a parte mais larga posicionada na mesa.
Una as pontas dos dois primeiros squares com os dois últimos. Nas pontas desses squares é que serão posicionadas as alças por isso essa parte da bolsa ficará aberta. 
Quando você dobra a bolsa, unindo os squares de cima, na parte de baixo. ficará assim... 
Nas laterais, você terá dois squares sobrando como mostra a foto. 
Dobre esses squares da lateral e trabalhe a carreira de pontos baixos descendo por eles e fechando até o square da parte de baixo da bolsa. 
Os marcadores na foto, indicam onde deve ser feito a carreira de pontos baixos.  Faça o mesmo do outro lado.  
Depois de fechar os dois lados de sua bolsa, faça uma carreira de acabamento na parte de cima da bolsa. Trabalhe os pontos baixos dessa vez pegando nas duas alcinhas do ponto de base. Corte o fio e arremate. 
Ficará assim...
A ALÇA
Para fazer a alça de sua bolsa, trabalhe com 2 fios da linha verde e utilize a agulha nº 2,5
Comece prendendo o fio na agulha e faça 12 correntes. Volte na 4ª corrente e faça 1 ponto alto em cada corrente de base. No final, ficarão 10 pontos altos. 
Faça 2 correntes, vire o trabalho e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Faça novamente as 2 correntes, vire o trabalho e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Vai ficando assim...
Faça um total de 88 carreiras. Corte o fio e faça mais uma alça da mesma forma.
Prenda os entremeios de metal nas pontas das alças, costurando com uma agulha. 
A TIRA DA ALÇA
Para fazer a tira da alça de sua bolsa, trabalhe com 2 fios da linha verde e utilize a agulha nº 2,5
Comece prendendo o fio na agulha e faça 9 correntes. Volte na 4ª corrente e faça 1 ponto alto em cada corrente de base. No final, ficarão 7 pontos altos. 
Faça 2 correntes, vire o trabalho e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Faça novamente as 2 correntes, vire o trabalho e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Vai ficando assim...
Faça um total de 6 carreiras. 
Passe a tira por um dos entremeios de metal da alça. dobre unindo uma ponta a outra fazendo 7 pontos baixos, um em cada ponto de base, pegando sempre uma alça em cada um dos lados da alça.
Corte o fio e faça mais 3 tiras da mesma forma deixando sempre uma sobra do fio para a costura na bolsa. 

Coloque a  sobra do fio em uma agulha de costura e costura na ponta do square no alto da bolsa. Faça o mesmo pra prender a outra tira e a outra alça também. 
TIRA DE ACABAMENTO
Trabalhando agora com a agulha nº 1,5 e o fio vermelho, faça 24 correntes. Volte na 4ª corrente e faça 1 ponto alto. Agora, faça mais 19 pontos altos, um em cada corrente de base. Serão um total de 21 pontos altos. Na ultima corrente, faça 6 pontos altos. Vire a tira e faça novamente 21 pontos altos, um em cada ponto de base. Corte o fio. Ficará assim... 
Agora, trabalhando com o fio laranja, prenda o fio no primeiro ponto da carreira anterior, fazendo 1 ponto baixo. Faça 2 correntes e mais 20 pontos altos, um em cada ponto de base.
Na parte oval, faça 2 pontos altos em cada pontos de base (ficará com 12 pontos).
Vire para a outra lateral e complete com os 21 pontos altos, um em cada ponto de base. Corte o fio.
Agora, trabalhando com o fio amarelo, prenda o fio no primeiro ponto da carreira anterior, fazendo 1 ponto baixo. Faça 2 correntes e mais 20 pontos altos, um em cada ponto de base. 
Na parte oval, faça no primeiro ponto de base, 2 pontos altos. no próximo ponto de base, faça apenas 1 ponto alto. No próximo ponto de base, faça novamente 2 pontos altos e no próximo, faça apenas 1 ponto alto. Faça essa mesma sequência por toda parte oval e complete a carreira, fazendo os 21 pontos altos na parte reta.  Corte o fio e arremate as sobras. Ficará assim...
Posicione a tira na parte central da parte de trás da bolsa.
Costure com o fio verde pra que o acabamento fique perfeito. 
Virando a tira para frente. Ficará assim...
Aplique um botão magnético na tira e a outra parte no alto do square no meio da bolsa.
Costure na parte esterna da tira um botão para dar acabamento. Se preferir, costure um botão no square e abra um pouco os pontos da tira para passar o botão.
FORRO
Para fazer o forro, utilize um tecido de algodão dobrado ao meio, use a própria bolsa como molde e corte o tecido. 
Corte um tecido retangular e costure no forro para formar o bolso interno. Passe uma costura no meio do bolso para formar uma divisão. Aplique 2 botões magnéticos nas quinas no alto do forro.
Costure o forro na parte alta da bolsa. 
Para acabamento, coloque um chaveiro em uma das laterais, na frente da bolsa. 
Beijos e até mais!!
Vídeo da primeira parte da Bolsa Raphaella O Hara: 
Vídeo da segunda parte da Bolsa Raphaella O Hara: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário