segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Amigurumi Corujinha Noel

O amigurumi é uma técnica japonesa para criar bonecos feitos em crochê que se espalhou pelo mundo virando arte nas mãos de crocheteiras habilidosas.  Para fechar o ano e comemorar as alegrias de um Natal cheio de vitórias, apresento o Amigurumi Corujinha Noel. O passo a passo você encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo.

MATERIAL:                                               Linhas Anne nas cores vermelha, branca, pêssego e laranja                                         Agulha de crochê nº 1,5                                       2 miçangas pretas para os olhos               Enchimento acrílico
Agulha de costura

TAMANHO: 9,5 centímetros


                                              DICAS
Para começarmos a fazer a Corujinha, vamos fazer primeiro as asas, o rabinho e os olhos e reservá-los. De uma carreira para a outra passe diretamente sem que haja pontos baixíssimos. Isso faz com que não tenha marcações em seu crochê, fica perfeito. Mas, também fica mais difícil de trabalhar se você não tem um daqueles marcadores plásticos. Eu também fiz sem marcador, mas fui anotando em um papel em qual carreira eu estava, principalmente no corpo que é maior. Nas carreiras de diminuições, marquei com uma linha para saber onde terminava a carreira.
                                                        
                                              ASAS

Para começar com a cor pêssego, faça um círculo mágico com 6 pontos baixos. Na 2ª carreira, faça em cada ponto de base, 2 pontos baixos, ficando então com 12 pontos baixos. 







Na 3ª volta, faça 3 pontos baixos um em  cada ponto de base, então faça 2 pontos baixos no mesmo ponto de base.   Faça o mesmo mais duas vezes e então, no final da carreira, serão 15 pontos ao todo. Na 4ª volta, faça 1 ponto baixo em cima de cada ponto de base, como na carreira anterior. Reserve deixando um fio longo de uns 30 cm para costurar no corpo. Faça o mesmo processo para formar a 2ª asa. 





                                          RABINHO

Para começar, faça um círculo mágico com 6 pontos baixos. Na 2ª carreira, faça em cada ponto de base, 2 pontos baixos, ficando então com 12 pontos baixos. Na 3ª volta, faça 2 pontos baixos em cada ponto de base, ficando então com 24 pontos baixos. Reserve deixando um fio longo de uns 20 cm para costurar no corpo.







                                   



                                           OLHOS
Para os olhos, com a linha branca, faça um círculo mágico com 12 pontos baixos e costure a miçanga preta no meio. Faça o mesmo processo para formar o segundo olho. Arremate as linhas e reserve.  



Para as pálpebras, faça um círculo mágico com 6 pontos baixos e puxe o fio levemente para que forme uma meia lua. Deixe um fio com uns 20 centímetros para costurar. Faça a 2ª pálpebra e reserve.
                                                   

                                                  




                                     CORPO

Para começar, faça um círculo mágico com 6 pontos baixos. Na 2ª carreira, faça em cada ponto de  base, 2 pontos baixos, ficando então com 12 pontos baixos. Na 3ª volta, faça 1 ponto baixo no ponto de base, e no próximo, faça 2 pontos baixos. Faça a mesma sequência por toda a volta, ficando com com 18 pontos baixos no final da volta. Na 4ª volta, faça 2 pontos baixos um em cada ponto de base, então faça 2 pontos baixos no mesmo ponto de base. Faça o mesmo mais cinco vezes e então, no final da carreira, serão 24 pontos ao todo. Na 5ª volta, faça 1 ponto baixo em cada ponto de base, sem aumentos. 



Na 6ª carreira, a cada 3 pontos, um em cada ponto de base, faça um aumento (2 pontos no mesmo ponto de base), ficarão ao todo com 30 pontos. Agora, faça mais 10 carreiras sem aumentos. Alongue o fio e reserve. Começaremos agora a montar as outras peças e a bordar o rosto. 







Com a linha laranja e a agulha de costura, centralize um ponto e passe a linha formando um pequeno triângulo como mostra a foto.









Ficando assim... 














Costure os olhos logo a cima do bico. 










Para costurar as asas, dobre a Corujinha ao meio de acordo com que o bico fique centralizado em um dos lados e costure as asas bem ao meio seguindo a linha inferior dos olhos. 











Posicione as pálpebras em cima dos olhos e costure apenas no fio de baixo para que ela fique suspensa em cima dos olhos. 










Ficando assim... 
















Agora, posicione o rabinho na penúltima carreira do corpo bem ao meio e dê uns três pontos com a agulha. 



Agora, vamos voltar a trabalhar no corpo.







Na 17ª carreira, a cada 3 pontos, um em cada ponto de base, faça uma diminuição (salte um ponto de base). Na 18ª carreira, a cada 2 pontos, um em cada ponto de base, faça uma diminuição (salte um ponto de base). Na 19ª carreira, como na carreira anterior a cada 2 pontos, um em cada ponto de base, faça uma diminuição (salte um ponto de base). Coloque o enchimento.







Agora, vá diminuindo fazendo e ponto e saltando 2 até fechar como mostra a foto. Corte o fio e arremate.









                                         GORRO
Para fazer o gorro, com o fio branco, faça 25 correntes e una com 1 ponto baixíssimo. Suba 3 correntes e vá fazendo 1 ponto alto em cada corrente. Ficará com 25 pontos altos. Corte o fio e arremate. Na 2ª carreira, prenda o fio vermelho e faça mais uma carreira com 25 pontos altos, um em cada ponto de base. Na 3ª carreira, faça 3 pontos altos, um em cada ponto de base e salte o próximo ponto. 





Faça o mesmo por toda a volta. Faça mais 5 voltas fazendo sempre a diminuição depois de 3 pontos. Na última volta faça apenas 3 pontos fechados juntos. Corte o fio e arremate. 










Para fazer o pompom com o fio branco dê 30 voltas em um garfo, amarre um fio ao meio e corte nas laterais. Acerte as pontas e amarre na ponta do gorro.
Costure o gorro posicionado logo acimadas pálpebras dos olhos. 





                                           PÉS

Com o fio laranja, na 16ª (é a carreira anterior antes de começarem as diminuições) amarre o fio na direção da lateral dos olhos e faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base. Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base. Faça mais 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base. Está pronto o primeiro pé. Faça um ponto baixíssimo no próximo ponto de base e, no próximo ponto de base, faça o mesmo processo para formar o segundo pé. 


Ficando assim, depois de pronta...           Beijinhos!!!













































Um comentário:

  1. Muito criativo, parabéns, adorei!!!
    Também aprendi a fazer cada modelo lindo nesse curso aqui: http://mon.net.br/qsimm
    É ótimo pq eles atualizam pra modelos novos todo mês, legal né?
    Vale super a pena conferir, bjoss :)

    ResponderExcluir