MATERIAL:
Linha Anne ou barbante natural nº 2
Agulha para crochê nº 1,5
40 cm de elástico de 3 cm de largura
TAMANHO:
Manequim 38
Comprimento: 36 cm
Largura: 48 cm
ANTES DE COMEÇAR...
A saia será produzida em crochê circular, então no final de todas as correiras sempre fecharemos com ponto baixíssimo. Caso queira, sua saia mais comprida, é só ir aumentado no tamanho. E, esse tamanho pode ser usado em um manequim nº 40, só recomendo que aumente o comprimento em umas 5 carreiras pelo menos.
Para começar, faça 198 correntes e prenda o condão na primeira corrente formando um círculo. Agora trabalhe, 1 pontos baixo em cada corrente e finalize com ponto baixíssimo. Faça mais 2 carreiras de pontos baixos.
Depois das três carreiras inicias, suba 2 correntes e faça mais 6 pontos altos, um em cada ponto de base, formando assim, o 1º bloco. Faça 2 correntes de separação, salte dois pontos de base e faça mais 1 bloco de 7 pontos altos. Continue assim, fazendo blocos de 7 pontos altos sempre separados por 2 correntes até finalizar a volta e feche com ponto baixíssimo.
Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo em cada ponto de base e finalize com ponto baixíssimo. Lembre-se de fazer 2 pontos baixos nas correntes de separação entre um bloco e outro. Agora, faça mais 8 carreiras de pontos baixos.
Suba novamente 2 correntes e comece uma nova carreira de blocos de 7 pontos altos separados por 2 correntes.
Terminada a carreira de blocos, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo em cada ponto de base. Lembre-se que nas correntes de separação entre os blocos serão 2 pontos baixos. Agora, faça mais 2 carreiras de pontos baixos. Então seu trabalho até agora estará assim... Essa é a parte do cós que depois iremos costurar.
Agora, faça mais 1 carreira de blocos de 7 pontos altos sempre separados por 2 correntes. Vamos, agora, começar a trabalhar nos pontos que formam o motivo da saia. Para fazer a 1ª carreira, ande com pontos baixíssimos até o 4º ponto do bloco e suba 5 correntes e no mesmo espaço, faça 1 ponto alto.
Agora, sem fazer corrente de espaço, faça 1 ponto alto, nas duas correntes que separam os blocos. Faça mais 1 ponto alto e uma sequência de 3 picô (3 correntes e prende na 1ª corrente com ponto baixo). Agora faça 1 ponto alto atravessado pegando no alto do 2º ponto alto que foi feito antes dos picôs. Observe a posição da agulha que fica atravessada logo depois dos picôs.
Se você achou meio confuso, observe a foto que ficará fácil de entender. São dois pontos altos, 3 picôs e mais 1 ponto alto que ficará atravessado e dará apoio aos picôs, ok?
Faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço e o resultado será esse da foto...
Agora, faça no 4º ponto ancima do bloco 1 V simples com 1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto. Passe para as correntes depois do bloco e faça novamente, 2 pontos altos, 3 picôs, 1 ponto alto atravessado e mais 2 pontos altos.
Continue a mesma sequência por toda a volta.
A partir daqui, é que você entenderá o segredo desse ponto...
Para fazer a 2ª carreira, ande com ponto baixíssimo para o centro do 1º V simples que iniciamos a primeira carreira. Agora, suba 5 correntes e volte na 3ª e feche com ponto baixo formando 1 picô. Faça mais 2 picôs, 1 ponto alto atravessado pegando na corrente antes do 1º picô e mais 1 ponto alto. Formano assim um V simples com 3 picôs ao meio. Ficará assim...
Agora, usando como base o ponto atravessado, faça 1 V duplo com 2 pontos altos, 2 correntes e 2 pontos altos. Observe a posição da agulha,
os picôs são colocados para frente e o ponto alto atravessado fica sendo a base da dos pontos dessa carreira.
Ficará assim... Os picôs com o ponto alto atravessado serão sempre intercalados entre uma volta e outra para que o efeito do ponto seja distribuído igualmente por todo o motivo. Por exemplo, na 1ª carreira os Vs duplos foram feitos com picô e na 2ª carreira, foram sem picô. Na 1ª carreira os Vs simples foram feitos sem picô e na 2ª carreira com picô, ok?
Faça mais 6 carreiras repetindo a 1ª e depois a 2ª e no final serão 8 carreiras ao todo e terá esse efeito aqui...
Agora, faça 7 carreiras de Vs duplos. São 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Não faça correntes entre um V e outro e nem picôs. Essa parte da saia ficará lisa, assim...
Faça mais 10 carreiras com o motivo da saia sempre repetindo a 1ª e a 2ª carreira, 1ª e 2ª... Até que sejam 10 carreiras. Caso você queira a sua saia um pouco mais curta faça entre 7 e 8 carreiras. Caso queira maior, faça entre 13 e 15 carreiras.
Agora, costure o elástico unindo as pontas e formando um círculo. Vire a saia pelo avesso, passe o elástico no cós e dobre-o unindo a 1ª carreira de pontos baixos com a última carreira de pontos baixos. Perceba que os espaços entre as duas primeiras carreiras de blocos ficarão alinhadas e é aí que passaremos o cordão que dará acabamento ao cós.
Observe que a última carreira de blocos não será costurada. Costure com pontos alinhavos com agulha e utilize a mesma linha que que foi feita a saia, assim, seu acabamento será perfeito.
Para fazer o cordão, dobre sua linha em 3 parte e faça 175 correntes.
Quando a sua linha estiver dobrada, e você vier trabalhando as correntes, ela terá uma ponta que sairá do novelo e a outra dobrada, que ficará cada vez menor como mostra a foto...
Quando ela ficar pequena, passe o fio que está saindo do novelo por dentro da parte dobrada e alongue-a novamente para você continuar trabalhando com os 3 fios. Faça o mesmo sempre que necessário.
Terminadas as 175 correntes, volte trabalhando um ponto baixíssimo no pontinho atrás de de cada corrente.
No final ficará assim...
Passe o cordão, entrando e saindo por dentro do espaço do cós. No final ficará assim...
Terminada sua saia estará assim...
Beijinhos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário