domingo, 20 de março de 2016

Jogo de Banheiro Babado Duplo com Barbante nº 8 - Tapete do Pé do Vaso

A proposta do Jogo de Banheiro Babado Duplo com Barbante nº 8 é trazer ao seu banheiro ares de romantismo com flores, babadinhos e lacinhos. Produzido com barbante nº 8 ele se torna mais fácil e rápido de produzir. Pra conhecer o passo a passo venha visitar o blog do Meu Crochê Contemporâneo. 

MATERIAL PARA TODO O JOGO                                                                                                   600 g de barbante nº 8 natural                                                                                                          600 g de barbante nº 8 colorido                                                                                                            150 g de barbante colorido mesclado                                                                                                agulha para crochê nº 4
   
1 Flor Catavento com 8 Pétalas





Para começar, separe um pedaço de uns 50 cm de barbante natural para utilizarmos mais tarde.
Para começar, prenda o fio natural em uma das alças da flor e suba 3 correntes para dar a altura de um ponto alto. Agora, faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos formando assim o 1º canto do square. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça um bloco com 3 pontos altos, mais 1 corrente de separação e na próxima alça forme o 2º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 1 corrente e na próxima alça mais 1 bloco, 1 corrente e na próxima alça, faça o 3º canto. Mais 1 bloco na próxima alça, 1 corrente e depois faça o 4º canto  na próxima alça. Mais 1 corrente e mais 1 bloco na última alça. Feche com ponto baixíssimo.
Ande com pontos baixíssimos até a alça no meio do canto. Suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Agora, faça 2 blocos um em cada alça de base, sempre separados por 1 corrente. Na próxima alça, forme o 2º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Nas próximas 2 alças de base, faça os dois blocos laterias sempre separados por 1 corrente. No próximo canto, faça 6 pontos altos, faça os próximos 2 blocos e no outro canto faça novamente 6 pontos altos e feche com ponto baixíssimo. Observe que ficaram 2 cantos com 2 correntes ao meio e mais 2 cantos apenas com pontos altos que será a frente de seu tapete.
Ande com pontos baixíssimos até a alça do meio do canto.
Suba 3 correntes e vire o trabalho e faça um ponto alto.
Agora, faça 1 ponto alto em cada ponto de base.
Quando chegar no canto arredondado, faça 1 aumento (2 pontos altos juntos) no 1º ponto de base,no próximo ponto de base, faça 1 ponto alto. Agora, faça 2 pontos altos juntos nos próximos 2 pontos de base. Depois será apenas 1 ponto alto e mais 2 pontos altos juntos no último ponto de base. Então você terá 1 canto com 10 pontos altos.
 Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base e no próximo canto, serão novamente os 10 pontos altos.
 Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base até o próximo canto que vai ficar 2 pontos altos na alça do meio.
Agora, faça 12 correntes.
Volte na 4ª corrente e faça 1 ponto alto.
Continue a fazer 1 ponto alto em cada corrente de base.
Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base e antes que acabe essa carreira...
Pegue aquele pedaço de barbante que deixamos reservado no início do trabalho e faça 10 correntes e prenda em seu tapete com 1 ponto baixíssimo como mostra a foto.
Agora, continue a fazer os pontos altos pela carreira e nas correntinhas.
Faça 3 correntes, vire o trabalho e volte fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base.
Quando chegar no canto, na frente de seu tapete, distribua 3 aumentos (2 pontos altos juntos), um no 1º ponto de base, o outro no meio do canto e o terceiro no último ponto de base do canto. Continue a fazer 1 ponto em cada ponto de base e no próximo canto faça novamente mais 3 aumentos distribuídos da mesma forma. Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base até o final da carreira.
Ficará assim...
Faça 2 correntes e vire seu trabalho. No 3º ponto de base, faça 1 leque com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Salte dois pontos de base e faça 1 ponto alto em relevo.
Continue a mesma sequência por toda a lateral.
No canto serão 3 leques, deixe apenas um ponto de base vazio entre os pontos.
Entre os cantos, serão 2 leques. Depois distribua novamente os 3 leques no outro canto e volte a trabalhar os leques na próxima lateral. Lembre-se que entre os leques, tem sempre 1 ponto alto em relevo.
No final serão 16 leques.
Até agora, nosso trabalho, estará assim...
Faça 2  correntes e vire seu trabalho. Faça um novo leque na alça do meio do leque de base.
Como você está trabalhando essa carreira pelo avesso de seu tapete, para fazer o ponto alto em relevo, vire o trabalho pela frente e faça o ponto.
Quando você voltar na posição que está trabalhando, você terá essa visão que mostra na foto pois seu ponto estará virado para frente, ok? Continue a fazer o mesmo por toda a volta. Depois do último leque, faça 1 ponto alto no último ponto de base. Corte o fio e arremate.
Vire seu tapete para frente e prenda o fio colorido encima de uns dos pontos. Agora, faça 1 ponto baixo em cada ponto de base pegando apenas na alça de trás. Trabalhe os pontos baixos até na parte de trás do tapete.
Vire novamente seu tapete pelo avesso e prenda o fio colorido liso com ponto baixo nas 2 alças de trás do ponto alto em relevo em uma das laterais de seu trabalho.
 Faça 5 correntes e prenda no próximo ponto alto em relevo formando uma alça.
Faça as alças por toda a extensão do tapete, de uma lateral a outra.
Suba 3 correntes e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Ficam 5 pontos altos dentro de cada alça e 1 ponto alto encima do ponto baixo.
Continue a fazer o mesmo por toda a carreia até a última alça.
Ficará assim...
Faça 3 correntes e vire o trabalho. Faça 1 ponto alto em cada ponto de base.
Nos cantos faça 3 aumentos (2 pontos altos juntos), seguindo os aumentos da primeira parte do tapete.
 O 1º ficará no início do canto, o 2º no meio do canto e o 3º no final do canto.
Siga fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base. E no próximo canto, faça novamente os 3 aumentos e termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base.
Faça 3 correntes e vire seu trabalho. Faça mais uma carreira, agora já estamos na 3ª carreira de pontos altos. Quando chegar nos cantos, no 1º e no 3º canto, faça o aumento sempre no primeiro ponto do aumento da carreira anterior. No 2º e no 4º canto, faça o aumento sempre no segundo ponto do aumento da carreira anterior. Isso fará com que os pontos sejam distribuídos de forma igual em cada lateral.
Faça mais 2 carreiras da mesma forma que fez a carreira anterior. São 5 carreiras de pontos altos no total.
Faça 3 correntes e vire seu trabalho. Faça 1 leque no 4º ponto de base. Salta dois pontos de base e faça 1 ponto alto em relevo. Salta mais dois pontos de base e faça mais 1 leque. Faça a mesma sequência por toda a carreira.
Faça novamente 3 correntes e vire seu trabalho. Faça mais uma carreira de leques como fez an 1ª parte do tapete. Corte o fio e arremate.
Vire seu tapete para frente. Prenda o fio natural encima de um dos pontos e faça 1 ponto baixo pegando apenas na alça de trás em cada ponto de base. Corte o fio e arremate.
Para fazer o cordão do laço, prenda o fio em uma das laterias e faça as correntinhas.  Com o barbante natural, vamos fazer 2 cordões. De uma lado, faça uma parte com 110 correntinhas em uma lateral e do outro lado, faça 70 correntes  e passe por dentro dos pontos da 5ª carreira de pontos altos na parte colorida. Dê um lacinho e costure a parte arredondada do laço na capa para que ele não fique amassando. 

Para a 1ª parte do tapete, com o barbante colorido mesclado, de um lado, faça um cordão com 80 correntes e no outro lado, faça um cordão com 60 correntes e passe pelos pontos da 3ª carreira de pontos altos. Dê o laço e costure. Arremate as sobras de fio.
Ficará assim...
Beijinhos!!!














































Nenhum comentário:

Postar um comentário