segunda-feira, 27 de junho de 2016

Jogo de Banheiro Russo com Flor Maria Helena - Tapete do Lavabo

Você pode e seu banheiro quer!! Permita-se a sofisticação e a beleza do Jogo de Banheiro Russo   com a Flor Maria Helena... Você será a pessoa responsável em transformar o seu banheiro em um ambiente de elogios e encantamento. O passo a passo? Você encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo. 
1 K de barbante natural nº 6
200 grs de barbante colorido mesclado
1ª  e 2ª CARREIRAS
Prenda o fio natural na agulha, vire sua flor e  passe a agulha nos pontos que estão no encontro entre as pétalas e forme 1 ponto baixo. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo novamente nos pontos que estão entre as próximas pétalas. Faça o mesmo por toda a base da flor e no final prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Você terá um total de 8 alças.
Passe o fio com ponto baixo para dentro da 1ª alça. Suba 2 correntes para dar a altura de um ponto alto. Agora, faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos formando assim o 1º canto do square. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça um bloco com 3 pontos altos, mais 1 corrente de separação e na próxima alça forme o 2º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 1 corrente e na próxima alça mais 1 bloco, 1 corrente e na próxima alça, faça o 3º canto. Mais 1 bloco na próxima alça, 1 corrente e depois faça o 4º canto  na próxima alça. Mais 1 corrente e mais 1 bloco na última alça. Feche com ponto baixíssimo. 
Para fazer a segunda carreira, ande com pontos baixíssimos para a alça no meio do canto e suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos, formando assim um novo canto. Agora, em cada corrente de base entre os blocos, você vai fazer 1 bloco de 3 pontos altos sempre separados por 1 corrente.
 Quando chegar no próximo canto, faça um bloco com 5 pontos altos e 1 corrente de separação, dentro das alças no meio do canto da carreira anterior. Continue a fazer os blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação nas correntes de base e na alça do meio do próximo canto, faça novamente mais um bloco com 5 pontos altos e 1 corrente, como mostra a foto. Continue novamente a fazer os blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação nas correntes de base e na alça do meio do próximo canto, faça agora, mais 1 canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. 
  Complete a carreira com os blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação. Ficará dessa forma como mostra a foto. Atrás estará mais reto e na frente mais arredondado. Feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira. Corte o fio, arremate e reserve. 
                                       
Prenda o fio natural na 2ª flor e trabalhe da mesma forma que foi feito na 1ª flor até chegar já na 2ª carreira, nos primeiros 3 pontos altos do 3º canto do square. Observe a foto.
Agora, você vai prender um square ao outro fazendo 1 ponto baixo em um dos cantos do 1º square. Faça 1 corrente e mais 3 pontos altos completando assim o 3º canto do square. Agora, faça 1 ponto baixo na próxima alça do 1º square e faça 1 bloco de 3 pontos altos na alça do 2º square. Mais 1 ponto baixo na próxima alça do 1º square e na alça do 2º square, você vai fazer 3 pontos altos, prender com ponto baixo na próxima alça do 1º square. 
Forme o 4º canto do 2º square, fazendo 3 pontos altos na alça de base, 1 corrente de separação e 1 ponto baixo já na alça do meio do canto no 1º square. Agora, faça mais 3 pontos altos na mesma alça de base do canto no 2º square. Assim você terá os dois squares unidos por 5 pontos baixos em uma das laterais. Forme o 4º canto do 2º square, fazendo 3 pontos altos na alça de base. Agora, faça 1 corrente de separação e faça 1 ponto baixo já na alça do meio do canto no 1º square. Agora, faça mais 3 pontos altos na mesma alça de base do canto no 2º square.
          Complete a carreira do 2º square com 2 blocos e 1 corrente e finalize a carreira com ponto                   baixíssimo. Assim você terá os dois squares unidos por 5 pontos baixos em uma das laterais.  
         Então ficará como mostra a foto os dois squares unidos ao meio e com os cantos arredondados.
3ª CARREIRA
Suba 3 corrente e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Agora, faça 1 ponto alto em cada um dos próximos 3 pontos de base e no 5º pontos de base, faça 2 pontos altos juntos. Então você terá 1 canto com 7 pontos altos. Complete a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base e nas alças de corrente entre o blocos, faça 2 pontos altos. 
Nos cantos serão sempre 7 pontos altos (com 1 aumento no 1º e no último ponto de base). Observe na foto que os marcadores sinalizam o local de cada aumento. Feche a carreira com ponto baixíssimo.
                                                                     4ª CARREIRA
Essa carreira, será novamente toda em pontos altos. Para começar, suba 3 correntes e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça mais 5 pontos altos, um em cada ponto de base e, no próximo ponto de base, faça 2 pontos altos juntos. 
Observe que no canto arredondado, novamente, você ficou com 2 aumentos, um no 1º ponto do canto e o outro no último ponto. Continue a sequência de 1 ponto alto em cada ponto de se e, faça os aumentos acompanhando os aumentos da carreira anterior. Isso quer dizer que, quando chegar no canto, faça o 1º aumento no 1º ponto de base e o 2º aumento no último ponto de base do canto.
Nos próximos cantos, faça o mesmo. Feche a carreira com ponto baixíssimo na  3ª corrente que iniciamos.
5ª CARREIRA
Suba 1 corrente e no mesmo ponto de base, faça 1 ponto baixo. Agora, faça 3 correntes, salte dois pontos de base e prenda com 1 ponto baixo no próximo ponto de base, formando assim uma alça. Faça novamente 3 correntes, salte dois pontos de base e prenda com ponto baixo no 3º ponto de  base. Agora é só repetir a mesma sequência de alças de 3 correntes sempre presas por 1 ponto baixo por toda a carreira e finalizar com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.  No final, ficarão com 42 alças.
6ª CARREIRA
Passe para dentro da 1ª alça com 1 ponto baixo. Faça 2 correntes e mais 4 pontos altos. 
Retire a agulha da laçada do ponto que está e a coloque na 2ª corrente.
Volte na laçada do último ponto e a passe por dentro da corrente, formando assim 1 ponto pipoca.
Faça 3 correntes de separação e na próxima alça, faça mais 1 ponto pipoca com 5 pontos altos (retire a agulha do último ponto, introduza no 1º e puxe a laçada do último para o 1º ponto). Faça 3 correntes de separação e na mesma alça, faça mais 1 ponto pipoca e mais 3 correntes de separação. Na próxima alça, faça 1 ponto pipoca e 3 correntes de separação.
Faça mais 5 pontos pipoca e 3 correntes de separação, um em cada alça de base. Na próxima alça, faça novamente 2 pontos pipoca separados por 3 correntes. Faça mais 13 pontos pipoca e 3 correntes de separação, um em cada alça de base. Agora, na próxima alça, faça novamente 2 pontos pipoca separados por 3 correntes. Depois, faça 6 pontos pipoca e 3 correntes de separação, um em cada alça de base. Novamente, na próxima alça, mais 2 pontos pipoca separados por 3 correntes. E, na última lateral, serão novamente 13 pontos pipoca sempre separados pelas 3 correntes. Feche com ponto baixíssimo no ponto por trás do 1º ponto pipoca. No final da carreira, serão 46 pontos pipoca.
                                                                  7ª CARREIRA
Passe para a 1ª alça com 1 ponto baixíssimo e faça 3 correntes e 2 pontos altos, formando o 1º bloco. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça faça 1 bloco com 3 pontos altos e 1 corrente de separação.
  Continue a fazer 1 bloco de 3 pontos altos e 1 corrente de separação em cada alça de base e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                  8ª, 9ª e 10ª CARREIRAS
Faça mais 3 carreiras de blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação, um em cada alça de base. Para começar cada carreira, ande com pontos baixíssimos pelo 1º bloco de base e passe para alça de uma corrente com 1 ponto baixíssimo. Suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e agora, faça o restante da carreira com blocos de 3 pontos altos e 1 corrente. Feche as carreiras sempre com ponto baixíssimos na 3ª corrente que iniciou a carreira.
                                                                 11ª e 12ª CARREIRAS
Agora, faça 2 carreiras com blocos de 4 pontos altos e 1 corrente de separação. Corte o fio e arremate.
No final, seu tapete estará assim com 6 carreiras de blocos.
13ª CARREIRA
Prenda o fio colorido e faça 1 ponto baixo  em cada ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
Ficará assim...
14ª CARREIRA
Prenda novamente o fio natural no ponto de base com 1 ponto baixo pegando apenas na alça de trás do ponto de base. Faça mais 9 pontos baixos trabalhando sempre apenas na alça de trás dos pontos de base. Assim você tem o 1º bloco de 10 pontos baixos. Faça 5 correntes, salte 4 pontos de base e volte a fazer o bloco de 10 pontos baixos sempre trabalhando apenas na alça de trás do ponto de base. 
Faça novamente 5 correntes, salte os 4 pontos de base e trabalhe novamente o bloco de 10 pontos baixos. Novamente, faça 5 correntes, salte 4 pontos de base e volte a fazer o bloco de 10 pontos baixos sempre trabalhando apenas na alça de trás do ponto de base. Até agora, temos então 4 blocos de 10 pontos baixos. 
Agora, você vai fazer mais 4 blocos de 9 pontos baixos. Depois serão 5 blocos novamente de 10 pontos baixos e mais 4 blocos de 9 pontos baixos. Todos os blocos são feitos trabalhando apenas na alça de trás do ponto de base e serão sempre separados por alças de 5 correntes saltando sempre 4 pontos de base. Finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou a carreira. No final seu tapete terá 17 alças e 17 blocos.
15ª CARREIRA
Caminhe com pontos baixíssimos até o 3º ponto de base do primeiro bloco. Agora, faça 1 corrente e 1 ponto baixo ainda no 3º ponto de base do bloco. Faça 1 ponto baixo em cada ponto de base deixando os dois últimos pontos de base vazios. Então em cada bloco de base, ficam então vazios os dois primeiros e os dois últimos pontos de base.
Passe para dentro da alça e faça 10 pontos altos.  
Prenda com 1 ponto baixo no 3º ponto de base do próximo bloco de base e volte a fazer os baixos deixando sempre os dois últimos pontos de base vazios. Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou a carreira.
Ficará assim...
16ª CARREIRA
Caminhe com pontos baixíssimos até o 3º ponto de base do primeiro bloco.  Agora, faça 1 corrente e 1 ponto baixo ainda no 3º ponto de base do bloco e, faça mais 1 ponto baixo no próximo ponto de base. Ficam então vazios os dois primeiros e os dois últimos pontos de base. (OBSERVAÇÃO: Nos blocos de nove pontos de base, faça os dois pontos baixos juntos no mesmo ponto de base).
 Faça 1 corrente de separação e faça 1 ponto alto em relevo passando a agulha pelo ponto de base de trás para frente. Faça 1 corrente de separação.
Ficará assim como mostra a foto.
Faça mais 9 pontos altos em relevo sempre separados por 1 corrente, formando um abanico. No final, faça 1 corrente e prenda com ponto baixíssimo no 3º ponto de base do próximo bloco. Faça mais 1 ponto baixo no próximo ponto de base, 1 corrente e volte a fazer no abanico os 10 pontos altos em relevo separados por 1 corrente.
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
17ª CARREIRA
Caminhe com pontos baixíssimos até a 1ª corrente depois do 1º ponto de base do abanico. Faça 1 corrente e 1 ponto baixo. Agora, faça 3 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima corrente de base. Faça novamente 3 correntes e prenda novamente com 1 ponto baixo na próxima corrente. Faça o mesmo por cada corrente de base e no final você terá 8 alças de 3 correntes. Agora, faça 3 correntes de separação e passe para o próximo abanico fazendo 1 ponto baixo na 1ª corrente depois do 1º ponto de base. 
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
18ª  CARREIRA
Prenda o fio colorido na 1ª alça do abanico fazendo 2 pontos baixos. Faça 1 picô (3 correntes e prende com ponto baixíssimo na 1ª corrente) e, na próxima alça, faça mais 2 pontos baixos.
Faça mais 1 picô e na próxima alça, faça 2 pontos baixos. Novamente 1 picô e na próxima alça 2 pontos baixos. Agora, faça 1 picô elevado (5 correntes e prende com ponto baixíssimo na 1ª corrente). Volte a fazer a sequência de 2 pontos baixos e 1 picô e termina com os 2 pontos baixos. Faça 1 ponto baixo na alça de três correntes entre os abanicos.
                 Passe para o próximo abanico e faça a mesma sequência por toda a carreira.
Ficará assim...














Nenhum comentário:

Postar um comentário