Já que a cozinha é alma da casa e você acaba passando tanto tempo nela, que tal deixá-la mais impecável e aconchegante? O Jogo de Cozinha Oval Andreia Medina, veio pra deixar sua casa incrivelmente charmosa!! Afinal, também é preciso pensar na beleza de sua casa...
MATERIAL:
700 grs de barbante natural nº 8
800 grs barbante colorido liso nº 8
200 grs barbante colorido mesclado nº 6 (para fazer o bico e as flores)
100 grs de barbante verde mesclado nº 6 (para fazer o galho de folhas)
Agulha para crochê nº 3,5 e nº 4
Agulha de costura e linha de pipa ou cola para tecido (para aplicar as flores)
ANTES DE COMEÇAR...
Esse Jogo de Tapetes é composto por 3 tapetes, 2 menores e 1 maior. Pra fazer os tapetes você vai fazer a mesma receita porém o tapete maior começará com 68 correntes e para o tamanho menor você fará 43 correntes, e depois, seguirá fazendo a receita da mesma forma tanto para o tapete maior quanto para os tapetes menores, ok? Então vamos lá...
1ª CARREIRA
Comece trabalhando com o barbante natural e faça 43 correntes (para o tapete menor ou faça 68 correntes para o tapete maior) .Volte na corrente 4ª corrente a partir da agulha e faça 1 ponto alto.
Vire seu trabalho e continue a fazer os pontos altos. Você agora estará trabalhando na base dos pontos altos que acabou de fazer. Faça 1 ponto alto em cada ponto de base.
No último ponto de base, faça 6 pontos altos e prenda com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
Ficará assim...
Faça 3 correntes pra dar a altura de 1 ponto alto e faça 1 ponto alto em cada ponto de base até chegar novamente na parte oval (onde estão os aumentos).
Na parte oval, você vai fazer 5 aumentos ou seja, 2 pontos pontos altos em cada ponto de base. No final, você ficará com 10 pontos altos como mostra a foto.
Na parte oval, você vai fazer novamente 5 aumentos e finalizar com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
Faça 3 correntes pra dar a altura de 1 ponto alto e,
faça 1 ponto alto em cada ponto de base até chegar novamente na parte oval (onde estão os aumentos).
Na parte oval, você vai fazer 1 aumento (2 pontos altos juntos) no primeiro ponto de base. No próximo ponto de base, faça apenas 1 ponto alto. No próximo faça 1 aumento e no outro, apenas 1 ponto alto. Faça essa mesma sequência e no final, você terá nessa parte oval, 6 aumentos e entre eles terá sempre 1 ponto alto.
Na outra parte oval, você vai fazer novamente 6 aumentos separados por 1 ponto alto. Pra formar o 6º aumento, você vai fazer 1 ponto alto no mesmo ponto de base das três correntes que iniciou a carreira e finalizar com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente.
Ficará assim...
Pra começar essa carreira, você vai fazer da mesma forma que fez nas outras. Comece com as 3 correntes e faça 1 ponto alto em cada ponto de base por toda a parte reta do tapete até chegar na parte oval.
Na parte oval, você vai fazer 6 aumentos separados por 2 pontos altos, um em cada ponto de base. Comece a trabalhar os aumentos no 1º aumento da carreira anterior como mostra a foto.
Ficará assim...
5ª CARREIRA
Agora, trabalhando com o fio colorido liso, faça 1 ponto baixo no mesmo ponto de base que finalizou a carreira anterior. Faça mais 4 correntes e 1 ponto alto, no mesmo ponto de base.
Salte dois pontos de base e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto, formando assim 1 V.
Novamente, salte dois pontos de base e forme 1 novo V, com 1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto. Faça essa mesma sequência por toda a parte reta do tapete.
Na outra parte oval, você vai fazer novamente os Vs saltando apenas um ponto de base entre eles. Finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
Até agora, seu trabalho estará assim...
Passe pra dentro da próxima alça fazendo 1 ponto baixo. Faça 4 correntes e mais 1 ponto alto formando assim um novo V dentro do V que você tem na base, como mostra a foto.
Agora, você vai trabalhar 1 V em cada V que tem na base. Trabalhe os Vs sempre com 1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto. Faça o mesmo por toda a carreira e finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
Trabalhe mais uma carreira da mesma forma e no final você terá 3 carreiras formando os Vs como mostra a foto.
Antes de começarmos a próxima carreira marque a parte oval do seu tapete para facilitar o seu trabalho. Coloque um marcador no V que está na direção do 1º aumento da parte oval.
A partir daí conte 12 Vs incluindo o que já está com o marcador e coloque outro marcador no V nº 12. Faça a mesma marcação no outro lado oval do tapete. Essas áreas ovais com os marcadores, serão as áreas onde teremos os aumentos.
A carreira já vai começar no 1º marcador então farei um aumento nesse V. Agora, faça 3 correntes e na alça do V, faça 2 pontos altos e no ponto de base, faça 1 ponto alto. Observe que nesse V que pertence a parte oval, ficamos com 4 pontos altos.
Agora, faça 1 ponto alto no 1º ponto de base do próximo V. Na alça, faça apenas 1 ponto alto e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base do V. Observe que nesse V que pertence a parte reta do tapete, ficamos com apenas 3 pontos altos n V.
Agora, continue por toda parte reta do tapete, trabalhando apenas 3 pontos altos em cada V.
Na parte reta volte a fazer apenas 3 pontos altos em cada V. Chegando novamente na parte oval volte a trabalhar 4 pontos altos em cada V. Finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
Faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto e agora, trabalhe 1 ponto alto em cada ponto de base e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
Faça mais uma carreira trabalhando da mesma forma. Ficará assim no final, você terá então 3 carreiras feitas com pontos altos.
Antes de começar a próxima carreira, reposicione os marcadores na 3ª carreira com os pontos altos e os mantenha na mesma direção que já estavam só u agora posicionados na última carreira que acabou de fazer
Pra começar essa carreira, suba 5 correntes e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base, formando 1 V.
Agora, na parte reta do tapete, faça os Vs com 1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto. Salte 2 pontos de base entre eles.
Na outra parte oval, você vai fazer novamente os Vs saltando apenas um ponto de base entre eles. Finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
Passe pra dentro da próxima alça fazendo 1 ponto baixo. Faça 4 correntes e mais 1 ponto alto formando assim um novo V dentro do V que você tem na base, como mostra a foto. Agora, você vai trabalhar 1 V em cada V que tem na base. Trabalhe os Vs sempre com 1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto. Faça o mesmo por toda a carreira e finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
Trabalhe mais uma carreira da mesma forma e no final você terá 3 carreiras formando os Vs como mostra a foto. Corte o fio e arremate.
Antes de começar a próxima carreira, vamos recolocar a posição dos marcadores. Suba um deles na mesma posição que está e a partir desse V, conte mais 21 Vs e coloque o outro marcador nesse V nº 22. Faça o mesmo do outro lado pra que seu tapete tenha a mesma largura nos dois lados, ok?
Trabalhando novamente com o fio natural, prenda o fio com 1 ponto baixo e faça mais 2 correntes para dar a altura de um ponto alto. Agora, faça uma carreira toda em pontos altos. Nos Vs que estão na parte reta do tapete, trabalhe 3 pontos altos e, nos Vs que estão na parte oval, faça 4 pontos altos em cada um. Finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
Faça mais 2 carreiras com pontos altos. Não há aumentos nessas carreiras. Finalize sempre com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
Agora, trabalhando com o fio colorido mesclado, faça uma carreira com ponto caranguejo. Pra fazer o ponto caranguejo, prenda o fio com um ponto baixo.
E, em vez de fazer os pontos baixos indo pra esquerda como sempre fazemos, volte trabalhando os pontos baixos pela direita. Isso dará o efeito todo ondulado do ponto caranguejo.
Faça um ponto em cada ponto de base e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
Ao produzir o Galho de Folhas no final deixe a sobra dos fios no talo. Vire a flor e na parte de trás amarre o galho.
Coloque a flor em uma lateral e com a linha de pipa e uma agulha de costura, comece costurando em uma das folhinhas pegando sempre por baixo da folhinha para que a costura fique invisível. Contorne toda a flor.
Suba pelo talo pegando sempre na alcinha de baixo e no tapete pegue sempre no ponto que fica na mesma direção para que a costura não apareça.
Costure as folhas sempre da mesma forma, contornando com pontos invisíveis e, faça o mesmo no botão de flor.
Para o tapete grande, faça 2 Galhos de Folhas e prenda um na flor e o outro, prenda em uma das folhas do primeiro galho e costure da mesma forma que fez no tapete pequeno.
Para o segundo galho, faça um segundo botão de flor e prenda na segunda folha, assim seu tapete ficará com 3 botões ao todo.
Ficará assim...
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário