domingo, 9 de dezembro de 2018

Tapete Quadrado Flor Barroco Multicolor

Confeccionado utilizando o conceito onde menos é sinônimo de mais, o Tapete Quadrado Flor Barroco Multicolor, segue a tendência onde a simplicidade leva ao caminho da sofisticação.
MATERIAL:
2 Kg de barbante natural nº 8
200 grs de barbante verde mesclado nº 6
agulha para crochê nº 4
1 Flor Barroco Multicolor 

Utilizando a Flor Barroco Multicolor como base, vamos começar a trabalhar com o foi verde mesclado.
                                                                 1ª CARREIRA
Prenda o fio na agulha e prenda em uma das alças de base da flor, fazendo 1 ponto baixo. Faça 2 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Agora, faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, formando assim o 1º canto.
Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça 1 bloco de 3 pontos altos. Novamente, faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça mais 1 bloco de 3 pontos altos.
Na próxima alça, faça mais 1 canto de 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Continue essa mesma sequência formando os cantos e entre eles, faça 2 blocos separados sempre por 1 corrente. Finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
No final, ficará assim...
                                                               2ª CARREIRA
Passando a trabalhar com o fio natural, prenda-o na agulha e na alça do meio de um dos cantos, faça 1 ponto baixo. Suba mais 2 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, formando um novo canto.
Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça 1 bloco de 3 pontos altos. Novamente, faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça mais 1 bloco de 3 pontos altos. Novamente, faça mais 1 corrente de separação e na próxima alça, faça mais 1 bloco de 3 pontos altos.
Na próxima alça, faça mais 1 canto de 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Continue essa mesma sequência pra formar os próximos cantos e entre eles, nessa carreira, serão 3 blocos, sempre de 3 pontos altos, separados por 1 corrente. Finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
Ficará assim...
                                                              3ª CARREIRA
Pra começar a próxima carreira, caminhe com pontos baixíssimos até a alça do próximo canto. Agora, faça 3 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, formando o 1º canto da carreira.
Agora faça os blocos separados por 1 corrente em cada alça de base, e na alça do meio do próximo canto, forme um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Faça essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que inciou a carreira.
4ª a 13ª CARREIRAS
Agora, faremos mais 10 carreiras, sempre trabalhando os quatro cantos e entre eles os blocos de 3 pontos altos separados sempre por 1 corrente.
No final, teremos 12 carreiras e ficará assim... Corte o fio e arremate.
                                                           14ª CARREIRA
Volte a trabalhar com fio verde mesclado e prenda o fio fazendo um ponto baixo em um dos cantos. Suba mais 2 correntes pra dar a altura de um ponto alto. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça um bloco de 3 pontos altos. Continue a fazer os blocos em cada alça e no próximo canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça a mesma sequência por toda a carreira  e finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que inciou a carreira.
                                                              15ª CARREIRA
 Agora, suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos, um em cada ponto de base. Dentro da alça do canto, faça 4 pontos altos. Agora, trabalhe 1 ponto alto em cada ponto de base, por toda a carreira. Nas alças entre os blocos, também faça 1 ponto alto e nas alças dos cantos, faça sempre 4 pontos altos.
Finalize a carreira com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou. Novamente, corte o fio e arremate. Ficará assim...
                                                              16ª CARREIRA
 Agora, voltando a trabalhar com o fio natural, vou contar dez pontos antes da alça e prender o fio com 1 ponto baixo. Faço 2 correntes e mais 2 pontos altos, um em cada ponto de base, formando um bloco. Faço 3 correntes de separação, salto quatro pontos de base e faço mais um bloco de 3 pontos altos, um em cada ponto de base. Agora, faça uma alça  com 7 correntes, salte os quatro pontos do canto e já na outra lateral, volte a fazer o bloco de 3 pontos altos, um em cada ponto de base.
 Faça novamente 3 correntes de separação e salte quatro pontos de base e faça mais um bloco de 3 pontos altos, um em cada ponto de base. Faça mais um bloco saltando 4 pontos de base. A partir daí, faça mais 5 blocos, saltando apenas 3 pontos de base e depois mais 2 blocos saltando novamente 4 pontos de base. Em cada lateral, você fará um total de 11 blocos. Faça essa mesma sequência por toda a carreira.
 Finalize com 1 ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciou a carreira.
                                                               17ª CARREIRA
Para iniciar a próxima carreira, caminhe com pontos baixíssimos até a próxima alça. Agora, faça 3 correntes, mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos alto, formando um leque.
Passe para a alça do canto, faça um bloco de 3 pontos altos, 2 correntes, mais um bloco de 3 pontos altos, mais 2 correntes e mais um bloco de 3 pontos altos. (São 3 blocos, separados por 2 correntes).
Passe para a próxima alça e faça novamente um leque com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com um ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
18ª CARREIRA
Para iniciar a próxima carreira, caminhe com pontos baixíssimos até a próxima alça. Agora, faça 3 correntes, mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos alto, formando assim um novo leque.
Passe para a próxima alça (já no canto) e faça novamente um leque com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Agora, faça uma alça com 7 correntes. Na próxima alça, forme novamente um novo leque com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos.
Na lateral, volte a fazer os leques com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, em cada alça de base.
Observe que a carreira é formada por um leque em cada alça de base e nos cantos, você fará uma alça de 7 correntes entre os leques. Faça essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com um ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou.
19ª CARREIRA
Para iniciar a próxima carreira, caminhe com pontos baixíssimos até a próxima alça. Agora, faça 3 correntes, mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos alto, formando um leque. 

Passe para a próxima alça e faça novamente um leque com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. 
Passe para a alça do canto, faça um bloco de 3 pontos altos, 2 correntes, mais um bloco de 3 pontos altos, mais 2 correntes e mais um bloco de 3 pontos altos. (São 3 blocos, separados por 2 correntes). 
Na próxima lateral, continue a fazer os leques, el casa alça de base. 
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com um ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.  Observe que nessa carreira, você repetiu a mesma sequência da CARREIRA 17.
20ª CARREIRA
A partir daqui, você irá sempre repetir as carreiras. Nas partes retas, sempre repetirá os leques em cima de cada leque (3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos). A  diferença estará apenas nos cantos, nessa carreira, você fará, nos cantos, entre os leques, a alça de 7 correntes. É a sequência da CARREIRA 18. 
Nós faremos um total  de mais 15 CARREIRAS sempre repetindo a sequência da  CARREIRA 17 e da CARREIRA 18. Por exemplo, na CARREIRA 21ª, no canto, fará na alça de sete correntes, 3 blocos de 3 pontos altos, separados por 2 correntes. Na CARREIRA 22ª, no canto, fará os leques e entre eles, volta a fazer a alça de 7 correntes.  
Ficará assim... 
35ª CARREIRA
Na última sequência, terminará com os 3 blocos na alça.
36ª CARREIRA
Voltando a trabalhar com o fio verde mesclado, prenda-o em uma das alças de base, com 1 ponto baixo. Agora, faça mais 2 pontos altos, formando um bloco. Faça mais 2 correntes, e, utilizando como base, o último ponto alto que acabou de fazer, faça mais 2 pontos altos, formando um bloco atravessado. Volte na mesma alça do tapete e faça mais um bloco de 3 pontos altos. 
Passe para a próxima alça e faça novamente 3 pontos altos. Suba 2 correntes e faça mais 2 pontos altos, utilizando como base o último ponto alto do bloco. Agora, complete formando um terceiro bloco na alça do tapete.
Faça essa mesma sequência em cada alça do tapete e quando chegar nos cantos, pra passar pra próxima alça, faça 2 correntes. 

No final da carreira, finalize com 1 ponto baixíssimo, na 2ª carreira que iniciou. 
Ficará assim... 
Caso você queria seu tapete maior, é só ir repetindo as sequências das carreiras com o fio natural e depois de conseguir o tamanho escolhido, faça o bico com o fio verde mesclado. 
Beijinhos e até mais!!
                                          Para assistir o vídeo da primeira parte, clique aqui:
 Para assistir o vídeo da segunda parte, clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário