Então é natal... Paz, luz e muito sucesso com um tapete que vai ser a grande recepção do natal em sua casa. O passo a passo? Está no blog do Meu Crochê Contemporâneo.
MATERIAL:
- barbante vermelho nº 8
- barbante vermelho mesclado nº 6
- agulha de crochê nº 4
- 3 apliques de Papai Noel
- TAMANHO:
- 73cm de comprimento por 43 cm de largura
Para começar, faça 45 correntes. Volte na quarta corrente e faça 1 ponto alto. Agora, faça mais 3 pontos altos em cada corrente de base. Faça 2 correntes de separação, salte duas correntes de base e faça mais 4 pontos altos em cada corrente de base. Faça 2 correntes de separação, salte duas correntes de base e agora, faça mais 18 pontos altos em cada corrente de base. Agora faça novamente 2 correntes de separação, salte duas correntes de base e faça mais 4 pontos altos em cada corrente de base. Faça 2 correntes de separação, salte duas correntes de base e faça mais 4 pontos altos em cada corrente de base. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo na base do ponto alto que acabou de fazer.
Suba 3 correntes e mais 3 pontos altos em cada ponto de base. Faça mais 2 pontos altos nas duas correntes de separação da base. Faça 2 correntes, salte o bloco de pontos altos seguintes e nas próximas duas correntes, faça mais 1 bloco de quatro pontos altos. Salte os dois primeiros pontos de base do motivo do meio e faça 14 pontos altos, um em cada ponto de base. Faça 2 correntes e no próximo espaço, faça um bloco de 4 pontos altos. Faça novamente 2 correntes e 2 pontos altos no próximo espaço. Faça mais 4 pontos altos e agora, dentro das três correntes iniciais, faça 10 pontos altos formando o lado oval do seu tapete.
Faça a mesma sequência do outro lado e nas correntes laterais, faça os 10 pontos altos como do outro lado. Feche com ponto baixíssimo.
Nessa próxima volta, continue a fazer a sequência de pontos altos e no 1º espaço faça apenas 2 pontos altos e no próximo espaço faça 1 bloco com 4 pontos altos e o motivo central fica com 2 pontos a menos em cada um dos lados. Faça sempre as 2 correntes de espaço de um bloco para o outro. Quando chegar na parte oval, faça em cada ponto de base 1 ponto alto, 1 V (dois pontos altos juntos), 1 ponto alto, 1 V, 1 ponto alto, 2 V, 1 ponto alto, 1 V, e por último mais 1 ponto alto. Faça a mesma sequência do outro lado e feche a carreira com ponto baixíssimo.
Na próxima carreira, faça a a mesma sequência de pontos altos iniciais sempre aumentando 2 pontos altos no primeiro espaço, 1 bloco de 4 pontos altos e no motivo central diminui novamente 2 pontos altos em cada lado. Todos os motivos sempre separados por 2 correntes. Quando chegar na parte oval, faça 2 correntes, salte um ponto de base e faça 2 pontos altos, um em cada ponto de base. Faça novamente a mesma sequência por toda a parte oval. No final serão 6 bloquinhos de dois pontos altos separados por duas correntes. Faça o mesmo do outro lado do tapete.
Nessa carreira, continue a crescer em 2 pontos a primeira sequência de pontos altos, depois 1 bloco e no motivo central, agora, ficaram apenas 2 pontos altos. Faça a mesma sequência no restante da carreira e na parte oval os bloquinhos agora ficaram com 3 pontos altos. Todos os motivos são separados por 2 correntes. Faça a mesma sequência do outro lado do tapete.
Nas duas próximas carreiras, continue a crescer em 2 pontos a primeira sequência de pontos altos, depois 1 bloco 2 correntes e mais 1 bloco. Continue no motivo lateral aumentando os 2 pontos altos e na parte oval, os blocos agora serão de 4 pontos altos separados por duas correntes. Faça a mesma sequência do outro lado do tapete. Na outra carreira será a mesma coisa crescendo 2 pontos altos e apenas 1 bloco no meio do tapete. Na parte oval, nos agora serão 5 pontos altos separados por 2 correntes.
Para as duas próximas carreiras, continue a sequência de pontos altos e no meio do tapete já não há mais blocos, agora, apenas 2 correntes e continua com pontos altos até a parte oval onde os blocos agora terão 6 pontos altos separados por 2 correntes. Na próxima carreira é feita toda de pontos altos e nas 2 correntes do motivo central são feitos 2 pontos altos. Na parte oval, os blocos agora são com 7 pontos altos separados por 2 correntes.
Na última carreira com o barbante vermelho, faça toda a carreira de pontos altos até onde eram antes duas correntes agora será 2 pontos altos. Não tem aumentos nessa carreira. Terminando a carreira feche com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Agora com o fio vermelho mesclado, faça uma sequência de blocos de 7 pontos altos separados por 2 correntes e pulando um ponto de base. Quando chegar no meio da parte oval, em um espaço de um motivo para o outro, salte dois pontos de base e faça 3 correntes. Isso fará com que seu tapete não fique repuxando no bico. Continue a volta e faça o mesmo no meio da parte oval do outro lado do tapete.
Na segunda volta do bico, caminhe com ponto baixíssimo para o segundo ponto de base do bloco, suba 3 correntes e faça mais 4 pontos altos. Faça 2 correntes, 1 ponto alto no meio da alça de base e mais 2 correntes. Agora faça 5 pontos altos no próximo bloco e continue a mesma sequência por toda a volta do tapete.
Quando chegar no meio do motivo oval onde foi feito o aumento com três correntes, faça 3 correntes, o ponto alto e depois mais 3 correntes.
Na terceira e última carreira do bico os bloquinhos agora ficaram com 3 pontos altos e em cima do ponto alto faça 4 pontos altos separados por 3 picôs.
Optei por aplicar o papai Noel com linha em vez de aplicar com cola. Assim depois posso trocar as aplicações por flores e continuar a usar o tapete no decorrer do ano.
Aqui está seu tapete pronto pra causar admirações e elogios... Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário