É época de sonhar com um mundo melhor e enfeitar a casa para receber as boas novas do natal... Vamos fazer uma toalha de pinheiros e deixar a magia do natal invadir o nosso lar? Tem pap no blog do Meu Crochê Contemporâneo.
MATERIAL: 2 novelos de Anne em tons diferentes de verde
(ou 1 novelo caso você escolha fazer com apenas uma cor, 1 novelo é suficiente)
Pérolas pequenas para o acabamento ou miçangas coloridas
Agulha de crochê nº 2
TAMANHO: 69 cm de diâmetro
Para começar, vamos usar o fio mais claro para fazer todo o centro da toalha. Comece com 7 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo. 1ª carreira - Suba 5 correntes, 1 ponto alto e mais 2 correntes de separação. Faça o mesmo até obter 12 pontos altos, sempre separados por 2 correntes, contando como 1 ponto alto e duas correntes as 5 correntes iniciais. Feche com ponto baixíssimo. 2ª carreira - Suba 6 correntes e no próximo ponto alto de base, faça 1 ponto alto. Agora faça 3 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça o mesmo por toda a volta e feche com ponto baixíssimo. Observe a foto.
3ª carreira - Suba 3 correntes e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 3 correntes de separação e no próximo ponto de base, faça mais 2 pontos altos juntos e mais 3 correntes de separação. Faça o mesmo por toda a volta e feche com ponto baixíssimo.
4ª carreira - Suba 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 3 correntes e mais 2 pontos altos no ponto de base ao lado. Então você terá formado um leque. Agora faça 1 corrente de separação e na próxima base de dois pontos altos, faça outro leque. Faça o mesmo por toda a volta e feche com ponto baixíssimo.
5ª carreira - Ande com pontos baixíssimos até a corrente inicial no meio do leque. Suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos, 3 correntes e mais 3 pontos altos, formando assim um leque agora de três pontos altos em cada lado. Faça 1 corrente de separação e mais 1 leque no meio do próximo leque de base. Faça o mesmo por toda a volta e feche com ponto baixíssimo.
6ª carreira - Ande com pontos baixíssimos para o meio do leque e suba 3 correntes e faça mais 3 pontos altos. Faça 3 correntes e mais 4 pontos altos. Agora, faça 2 correntes de separação e faça 1 leque de 4 pontos altos, dentro do próximo leque de base. Faça o mesmo por toda a volta e feche com ponto baixíssimo. 7ª carreira - Ande com pontos baixíssimos para o meio do leque e suba 3 correntes e faça mais 3 pontos altos. Faça 3 correntes e mais 4 pontos altos. Agora, faça 3 correntes de separação e faça 1 leque de 4 pontos altos, dentro do próximo leque de base. Faça o mesmo por toda a volta e feche com ponto baixíssimo. Até agora, trabalhamos com carreiras circulares. A partir daqui, as carreiras serão de ida e volta. Continuamos a trabalhar com o mesmo fio do centro da toalha.
Ande com pontos baixíssimos para o meio do leque e faça 3 correntes para subir e mais 2 pontos altos. Vire o trabalho para trás e faça 3 correntes para subir e mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Agora, faça 1 ponto alto no próximo ponto de base e mais 3 pontos altos no mesmo ponto de base seguinte. Observe que fizemos 4 aumentos dois em cada ponta, onde era antes 1 ponto agora se torna 3 pontos altos no mesmo ponto de base, sempre no começo e no final da carreira. Você agora tem um total de 7 pontos altos na segunda carreira de ida e volta. Esse será o começo do primeiro pinheiro.
Sempre fazendo 2 aumentos no primeiro ponto de base e 2 aumentos no último, faça mais 2 carreiras formando a primeira parte do pinheiro. Quando chegar na quarta carreira do pinheiro, você terá um total de 15 pontos altos devido os aumentos que são feitos sempre no começo e no final da carreira. Observe a foto.
Agora, depois de terminada a quarta carreira do pinheiro, vire o trabalho e ande com pontos baixíssimos até o 6º ponto de base. Suba 3 correntes, faça mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base e faça mais 3 pontos altos, um em cada ponto de base e mais 3 pontos altos juntos no próximo ponto de base. Esse será o começo da segunda parte do pinheiro. Observe na foto que você tem sobrando na base 5 pontos em cada lado do pinheiro. Sempre na passagem de uma parte do pinheiro para a outra você deve ter esses pontos sobrando em cada lado, então as próximas carreiras são feitas seguindo já essa nova base, assim o pinheiro vai ganhando forma.
Vire o trabalho e faça mais uma carreira sempre aumentando 2 pontos no início e no final da carreira. No final da carreira vire novamente seu trabalho e recomece o mesmo processo. Faça um total de 4 carreiras. Observe a foto.
Terminadas as 4 carreiras da segunda parte do pinheiro, vire o trabalho e caminhe com pontos baixíssimos novamente até o 6º ponto de base e suba 3 correntes e inicie a carreira lembrando de deixar os cincos pontos de base sobrando também no final da carreira. Essa será a terceira parte do pinheiro sempre da mesma forma, com os aumentos no início e no final das carreiras. Faça novamente 4 carreiras.
Para fazer quarta parte do pinheiro, terminada a terceira parte ande com pontos baixíssimos até o sétimo ponto de base e suba as 3 correntes. Observe que diferente das outras partes, dessa vez ficaremos com 6 pontos de base sobrando em cada lado do pinheiro. Faça o mesmo processo das outras partes com os aumentos no começo e no final das carreiras. Faça um total de 4 carreiras.
Terminadas as quatro carreiras da quarta parte do pinheiro, agora vamos fazer o pé do pinheiro. Ande com pontos baixíssimos por 14 pontos de base e suba 3 correntes. Faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, 3 pontos altos em cada ponto de base seguinte e mais 2 pontos altos juntos no próximo ponto de base seguinte. Você deve ter 13 pontos de base sobrando em cada lado. Coso isso não aconteça, em algum momento você deixou de fazer algum ponto. Não se preocupe, faça algum dos pontos que deveriam ser feitos separados em cada ponto de base, juntos no mesmo ponto de base. O importante é que o pé de seu pinheiro fique centralizado. Corte o fio e arremate.
Continuando a trabalhar com o mesma cor de linha, vamos começar o próximo pinheiro. Amarre o fio no próximo leque de pois do pinheiro na parte central da toalha. Observe onde está a agulha.
Agora, faça o mesmo processo para formar a primeira parte do pinheiro. Quando chegar no último ponto da quarta carreira prenda com ponto baixíssimo na ponta da primeira parte, vire o trabalho e volte fazendo pontos baixíssimos para começar a segunda parte do pinheiro.
Terminada a quarta parte, faça o pé do pinheiro e seu trabalho estará até agora assim, com dois pinheiros presos em um dos lados pelas pontas.
Para começar o terceiro pinheiro, use a segunda cor de verde. Então faça uma sequência de 2 pinheiros seguindo a cor do centro da toalha e o próximo da segunda cor. Vá prendendo um pinheiro ao outro pelas pontas e no último pinheiro, vá prendendo as pontos de um lado e do outro. Ficando como mostra a foto.
Quando você tiver feito o último pinheiro, estará trabalhando com a segunda cor de verde e é com esta cor que vamos fazer a última parte da toalha. Sem cortar o fio, vire o trabalho e volte com pontos baixíssimos para o ponto de base central do pé do pinheiro. Faça 3 correntes e vire novamente seu trabalho.
Faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no último ponto de base do pé do pinheiro. Faça 7 correntes e prenda com 1 ponto alto no 7º ponto de base depois do pé do pinheiro. Faça mais 7 correntes e 2 pontos altos no espaço entre um pinheiro e outro como mostra a foto.
Agora, faça novamente 7 correntes, prenda com 1 ponto alto no 7º ponto de base antes do pé do pinheiro. Faça mais 7 correntes, prenda no primeiro ponto de base do pé do pinheiro com ponto baixo. Mais 3 correntes e dois pontos altos no meio do pé do pinheiro e mais 3 correntes prenda novamente com ponto baixo, no último ponto de base do pé do pinheiro. Faça a mesma sequência por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 3 correntes iniciais.
Para iniciar a segunda carreira do bico, suba 3 correntes e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 3 correntes e mais 2 pontos altos no próximo ponto de base ao lado, formando assim um leque. Agora, faça 3 correntes e 1 ponto alto na 4ª corrente da alça de base e mais 1 ponto alto na 5ª corrente. Agora, faça 7 correntes e 1 ponto alto na 3ª corrente da alça seguinte e mais 1 ponto alto na 4ª corrente. Faça 3 correntes de separação e novamente um leque em cima do ponto alto que está entre os pinheiros. Agora faça 3 correntes e 1 ponto alto na 4ª corrente da alça de base e mais 1 ponto alto na 5ª corrente. Faça 3 correntes e mais 1 leque em cima dos dois pontos de base no pé do pinheiro. Faça a mesma sequência por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 3 correntes iniciais.
Para a terceira carreira do bico, caminhe com pontos baixíssimos para o centro do leque, suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos. Faça 3 correntes e mais 3 pontos altos, formando assim um leque de 3 pontos altos de cada lado. Faça 7 correntes e 2 pontos altos na 4ª corrente da alça depois dos dois pontos altos de base. Observe a foto. Faça mais 7 correntes e e mais 1 leque de 3 pontos altos de cada lado em cima do leque que está entre os pinheiros. Faça a mesma sequência por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 3 correntes iniciais.
Para fazer a quarta e última volta, caminhe com pontos baixíssimos até o meio do leque e suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos. Faça um picô e mais 3 pontos altos. Então faça 7 correntes e dois pontos altos terminados juntos, um de um lados e o outro do outro lado dos dois pontos altos de base entre as correntes. ( Para fazer os pontos terminados juntos, faça apenas a 1ª laçada do ponto alto, deixe a outra na agulha, faça a 1ª laçada do segundo ponto alto e finalize o restante das laçadas todas de uma única vez. Faça a mesma sequência por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 3 correntes iniciais. Corte o fio e arremate.
Optei por colocar as pérolas mais nas pontas dos pinheiros e coloquei apenas 6 ou 7 pérolas em cada pinheiro para não sobrecarregar já que ao todo são 12 pinheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário