MATERIAL:
Barbante natural nº 8
Barbante colorido mesclado nº 6
Agulha para crochê nº 4
Argola de acrílico de 5 cm
TAMANHO:
Na parte de cima 17 por 42 cm
Na frente a parte lateral: 14 cm
Na frente a parte mais larga: 21 cm
Para começar, com o barbante colorido, faça 32 pontos baixos em volta da argola. Feche com ponto baixíssimo. No mesmo espaço faça 1 ponto baixo.
Suba 9 correntes, pule dois ponto de base e prenda no próximo ponto de base com 1 ponto baixo. Faça o mesmo mais 7 vezes. No final serão 8 alças como mostra a foto...
Passe para a primeira alça fazendo 1 ponto baixo. Faça mais 1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 3 pontos altos, 2 pontos altos duplos e 1 ponto alto triplo. Suba 3 correntes e vire o trabalho para a parte de trás. Prenda no mesmo ponto de base com ponto baixo. Faça mais 3 correntes e prenda no próximo ponto de base com ponto baixo. Siga fazendo o mesmo e no final ficarão com 8 alcinhas na pétala.
Vire novamente o trabalho para frente e faça 1 ponto baixo no 2º ponto de base que está vazio no meio da pétala. A pétala ficará meio torcida como mostra a foto. Passe para a próxima pétala fazendo a mesma sequência de 2 pontos baixos, 1 meio ponto alto, 3 pontos altos, 2 pontos altos duplos e 1 ponto alto triplo.
Terminadas todas as pétalas, ficará assim...
Vire a primeira pétala e suba fazendo pontos
baixíssimos nas correntes até o alto da pétala. No ponto de base da primeira alcinha, faça 1 ponto baixo. Faça 5 correntes e prenda no ponto de base da alcinha por trás da próxima pétala.
Prenda o fio verde em uma das alças e faça folhinhas com uma sequência de 4, 7 e 4 correntes, sempre presas com ponto baixo. Faça 3 correntes, passe para a próxima alça e faça novamente as folhinhas. Terminada a volta, corte o fio e arremate. Coloque uma conta colorida no meio da flor para dar acabamento.
Agora, prenda o fio natural na corrente por trás da folhinha e faça 6 correntes e prenda na corrente por trás da próxima folhinha. Faça o mesmo para formar as próximas alças. São 8 alças ao todo.
1ª carreira
Passe o fio para dentro da 1ª alça fazendo 1 ponto baixo e faça mais 2 correntes. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, formando assim o 1º bloco. Faça 1 corrente e passe para a próxima alça e faça 2º bloco com 3 pontos altos 2 correntes e 3 pontos altos. Faça 1 corrente de separação e, em cima do ponto baixo que separam as alças, faça 1 ponto alto e mais 1 corrente de separação. e continue a mesma sequência por toda a volta, e, feche com ponto baixíssimo.
Ande com ponto baixíssimo para o 2º ponto do bloco da carreira anterior e suba 3 correntes. Faça mais 1 ponto alto em cima do próximo ponto de base e nas correntes dentro do bloco, faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça mais 2 pontos altos um em cada ponto de base. Então, agora você tem um bloco com 4 pontos altos em cada lado sendo que você saltou o primeiro ponto de base e os blocos vão aumentando no meio pois sempre terão dois pontos de cada lado nas correntes ao meio. Faça 1 corrente de separação e agora, em cima do ponto alto da carreira anterior, faça 1 ponto alto em relevo (passando a agulha por trás). Faça, mais 1 corrente de separação e continue a fazer o mesmo processo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.Quando tiver feito os 2 blocos, volte o trabalho pela parte de trás, salte o 1º ponto de base, e volte a trabalhar nesses mesmos dois blocos. Quando chegar no ponto alto em relevo que separa os blocos, vire o trabalho para pegar o ponto pela frente.
Faça mais 2 voltas nos mesmos dois blocos e quando for fazer a 5ª volta, de um bloco para o outro, não faça ponto de separação e nem corrente. Terminado, corte o fio e arremate.
Salte dois blocos na base e prenda o fio no terceiro bloco e trabalhe novamente apenas em dois blocos criando assim a outra lateral da capa.
Agora, faça uma volta completa por todos os blocos. Nos blocos grandes da lateral, suba 4 correntes no primeiro ponto de base e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Agora, faça 2 pontos altos, um em cada ponto de base. Nas correntes no meio do bloco ficam 2 pontos altos, 2 correntes e 2 pontos altos. Faça mais 6 pontos altos, um em cada ponto de base. Deixe o último ponto de base vazio, passe para o próximo bloco e faça os pontos a partir do 2º ponto de base, fazendo os mesmos aumentos no meio do bloco. Depois são mais 3 pontos altos 2 correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Descendo na lateral, distribua 8 pontos altos, 2 correntes, outro ponto alto no mesmo espaço e mais 4 pontos altos. Faça 1 ponto alto relevo encima do ponto alto relevo e faça normalmente os dois próximos blocos pequenos e suba pela lateral do próximo bloco fazendo a mesma distribuição de pontos.
Terminada a volta ficará assim... Corte o fio e arremate.
Prenda o fio colorido no 3º ponto de base na lateral de um dos blocos grandes e, suba 3 correntes, Faça 1 ponto alto em cada um dos pontos de base, nas alças no meio do bloco, também faça apenas 1 ponto alto. Na passagem de um bloco para o outro deixe vazios os dois últimos pontos de base e os dois primeiros do próximo bloco e continue a fazer os pontos altos.
Encima dos blocos pequenos, ficam 4 pontos altos, 2 correntes e 4 pontos altos. Os dois primeiros e os dois últimos pontos de base ficam vazios. Passe para o próximo bloco grande e faça a mesma sequência. Corte o fio e arremate. Observe que sua capa vai começar a ficar virada para criar a lateral.
Na lateral de um bloco grande, prenda o fio natural no 3º ponto de base e suba 3 correntes. Agora, faça 1 ponto alto em cada ponto de base dos dois blocos Entre um bloco e outro, deixe vazios o 1º e o último ponto de base e faça 1 corrente de separação. No final do 2º bloco, deixe vazios os dois últimos pontos de base e faça 1 ponto alto no meio do espaço que fica entre um bloco grande e um pequeno. Agora, a partir do 3º ponto de base do bloco pequeno, faça, 4 pontos altos, 2 correntes e mais 4 pontos altos. Faça 1 ponto alto no espaço entre um bloco pequeno e o outro e faça a mesma sequência de pontos. Faça novamente 1 ponto alto entre o bloco pequeno e o bloco grande e trabalhe pontos altos a partir do 3º ponto de base e contorne os dois blocos grandes. Faça a mesma sequência encima dos dois blocos pequenos completando a volta.
Agora, faça mais 4 voltas de pontos altos. Encima dos blocos grandes, comece sempre a partir do 2º ponto de base e na separação dos blocos grandes, sempre vá acrescentando 1 corrente em cada volta até a 3ª volta. Observe que na 1ª volta havia 1 corrente, na 2ª serão 2 e na 3ª serão 3. Na 4ª e 5ª carreira serão 4 correntes de separação.
Nos blocos pequenos, continue sempre a trabalhar a partir do 2º ponto de base e nas correntes do meio serão sempre 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Na 5ª volta de barbante natural, em cada lateral dos blocos grandes serão ao todo 8 pontos altos. Antes e depois dos blocos pequenos encima do ponto alto, serão sempre 1 ponto alto em relevo. Terminada a 5ª carreira, corte o fio e arremate.
Prenda o fio colorido na lateral do 2º ponto de base de um dos blocos e faça 3 correntes para dar a altura de um ponto alto. Agora, faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Entre um bloco grande e outro, faça 4 correntes e continue com os pontos altos. Faça 1 ponto alto relevo encima do ponto alto relevo de base e passe para o bloco pequeno e trabalhe os pontos altos a partir do 2º ponto de base.
Faça os pontos e deixe vazios os três últimos pontos de base. Faça 2 correntes e 1 ponto alto relevo encima do ponto alto relevo de base. Agora, faça 2 correntes e no outro bloco, faça os pontos altos a partir do 3º ponto de base. Terminado o bloco, faça o ponto alto relevo e continue a mesma sequência para completar a volta. Corte o fio e arremate.
Prenda novamente o fio natural no 2º ponto de base na lateral de um dos blocos e faça 3 correntes para dar a altura de um ponto alto. Agora, faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Entre um bloco grande e outro, faça 4 correntes e continue com os pontos altos. Faça 1 ponto alto relevo encima do ponto alto relevo de base e passe para o bloco pequeno e trabalhe os pontos altos a partir do 2º ponto de base.
Depois dos pontos que ficam na corrente no meio do bloco, faça mais 4 pontos altos e faça uma alça com 10 correntes e prenda com ponto alto no 4º ponto de base no outro bloco. Continue a fazer os pontos altos. Deixe vazio o último ponto de base, faça o ponto alto relevo de separação e continue a sequência de pontos altos a partir do 2º ponto de base do bloco grande. Complete toda a volta e feche com ponto baixíssimo.
Agora, ande com ponto baixíssimo para o 2º ponto de base na lateral do bloco grande e suba 3 correntes. Faça a mesma sequência de pontos altos como foi feito na carreira anterior e entre um bloco grande e outro, continue a fazer as 4 correntes. Do bloco grande para o pequeno, continue a fazer o ponto alto em relevo.
Nos blocos pequenos, comece a fazer os pontos altos a partir do 2º ponto de base e faça a mesma sequência de pontos altos. Nas correntes do meio continue a fazer 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Depois faça mais 4 pontos altos e deixe vazios os dois outros pontos de base. Passe para a alça e faça 12 pontos altos. Passe para o outro bloco e a partir do 3º ponto de base, faça a sequência de pontos altos. Continue a fazer o mesmo por toda a volta e no final, corte o fio e arremate. Prenda o fio colorido e faça 1 ponto baixo em cada ponto de base e nas correntes no meio dos blocos pequenos, faça folhinhas com 4, 7 e 4 correntes sempre presas com ponto baixo.
Ficará assim...
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário