domingo, 6 de dezembro de 2015

Tapete Redondo Andreia Medina


Surpreenda-se com a delicadeza e simplicidade do Tapete Redondo Andreia Medina. Ele pode encher de vida aquele cantinho todo especial de sua cada... Você encontra o passo a passo no blog do Meu Crochê Contemporâneo.

MATERIAL
Barbante natural e laranja nº 8
Barbante mesclado com as cores ferrugem e amarelo nº 6
Agulha para crochê nº 4

TAMANHO:
1,15 centímetros de diâmetro





ANTES DE COMEÇAR... 
Para não nos perdermos na execução do tapete, todas as voltas são finalizadas com ponto baixíssimo e todas as vezes que falarmos em um aumento, isso significa que temos 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Ok?

Para começar, com o barbante laranja, faça um anel mágico, suba 3 correntes. Faça mais 11 pontos altos. No total ficaram 12 pontos contando com as três primeiras correntes. 
Para a 2ª volta, suba 3 correntes e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos pontos de base teremos sempre 2 pontos altos e no final da volta teremos um total de 24 pontos altos.
Faça 3 correntes para começar a 3ª e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Agora, faça 1 ponto alto no próximo e a partir daqui volte a repetir a sequência de 1 aumento (dois pontos altos juntos) e 1 ponto alto. Faça isso até o final da carreira.
Na 4ª volta, suba 3 correntes e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 1 ponto alto no próximo ponto de base e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Volte a repetir a sequência ( I, I ,II) por toda a volta.
Na 5ª volta serão feitos 3 pontos altos, cada um em um ponto de base e depois 1 aumento. Repete até o final.
Na 6ª volta, a cada 4 pontos altos, cada um em um ponto de base, faça 1 aumento. Repete até o final.
Na 7ª volta, a cada 5 pontos altos, cada um em um ponto de base, faça 1 aumento. Repete até o final.
Na 8ª volta, a cada 6 pontos altos, cada um em um ponto de base, faça 1 aumento. Repete até o final.
Na 9ª volta, a cada 7 pontos altos, cada um em um ponto de base, faça 1 aumento. Repete até o final. Depois do ponto baixíssimo para fechar a carreira, corte o fio e arremate. No final, ficam com 117 pontos altos.

Prenda o fio do barbante natural na base e faça 10 pontos baixos, cada um em um ponto de base. Faça 5 correntes, salte três pontos de base e prenda com ponto baixo formando uma alça. Faça mais 9 pontos baixos completando os 10 pontos para formar outro bloco. Siga fazendo essa sequência de blocos e alças por toda a carreira.



Para começar a próxima volta, ande com pontos baixíssimos até o terceiro ponto de base do bloco e a partir daí, faça 6 pontos baixos, cada um em um ponto de base. Então você tem sobrando dois pontos no início do bloco e dois no final como mostra a foto. Sem fazer corrente de separação, passe a agulha para dentro da alça e faça um total de 10 pontos altos. Prenda no terceiro ponto de base no próximo bloco com ponto baixo e faça mais 5 pontos baixos e volte a fazer os pontos altos na próxima alça. Siga por toda a volta.

Agora, faça apenas 2 pontos baixos encima do bloco. Sobram os dois primeiros e os dois últimos da base. Faça 1 corrente e 1 ponto alto duplo (duas laçadas na agulha) passando a agulha por trás do ponto de base, formando um ponto alto duplo em relevo. Agora vá fazendo em cada ponto de base 1 ponto alto duplo e relevo separados sempre por 1 corrente.






Terminada a sequência com 10 pontos altos duplos em relevo, faça 1 corrente e prenda com  1 ponto baixo no terceiro ponto de base do próximo bloco. Faça mais 1 ponto baixo, 1 corrente e passe a fazer novamente a sequência de pontos altos duplos.Vai ficar assim como um leque. Terminada a volta, corte o fio e arremate.



Prenda o fio colorido mesclado encima de um dos pontos do bloco e faça 1 ponto baixo em cada ponto de base pegando apenas da alça de trás do ponto de base. Vá trabalhando fazendo os pontos baixos sempre pegando apenas na alça de trás do ponto encima do leque e na corrente de base de pois do 5º ponto alto, faça o ponto baixo e mais 3 correntes e prenda com 1 ponto baixo na mesma base formando uma alcinha no meio do leque. 





Continue a fazer os pontos baixos e sempre faça a alcinha no meio dos leques. No final, corte o fio e arremate. Fica formado assim o bico central de seu tapete. Agora, vamos dar continuidade ao tapete...







Voltando a trabalhar com o fio natural passe a agulha por trás dos dois pontos baixos do bloco e prenda com ponto baixo. 










Faça  6 correntes e prenda novamente com ponto baixo pegando a alça de trás do 5º e do 6º ponto na base do leque formando assim uma alça. Observe que a alça fica presa bem ao meio dos primeiros 10 pontos que fizemos.










Continue a fazer as alças que então ficaram presas entre os leques e no meio deles. Ao todo serão formadas 18 alças.










Terminada a volta, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e suba mais 2 correntes para dar a altura de um ponto alto. Faça mais 8 pontos altos, ficando com nove pontos altos no total. Sem fazer corrente de separação, passe para a próxima alça e faça novamente 9 pontos altos. Siga fazendo o mesmo por toda a volta.



Agora, ande com pontos baixíssimos até o 5º ponto de base da 1ª alça e suba 3 correntes. Faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos, todos no mesmo ponto formando o 1º leque bem no meio do bloco. Agora, faça 2 correntes e faça novamente um leque de 2 pontos altos, 2 correntes e 2 pontos altos no 5º ponto de base do próximo bloco. Siga fazendo os leques sempre com 2 correntes de separação.

Agora vamos fazer uma sequência de leques pulando o 1º ponto de base e sempre com 2 pontos altos, 2 correntes e 2 pontos altos e deixando sempre o último ponto de base vazio. Isso fará com que em cada carreira os leques cresçam um ponto de cada lado. Serão ao todo 5 carreiras de leques e na 5ª carreira, seus leques vão está com 6 pontos altos em cada lado. Os leques serão sempre separados por 2 correntes. Observe a foto...


Agora, vamos fazer mais 3 carreiras continuando sempre a saltar o primeiro e o último ponto de base e tendo nas alcinhas do meio sempre 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. A diferença dessas três carreiras é que as duas primeiras são feitas com o fio laranja e a terceira carreira é feita com o fio colorido mesclado. Nessas três carreiras, faça apenas 1 corrente de separação de um leque para o outro.



Faça mais 1 carreira com o fio laranja, mas dessa não faça mais correntes de separação entre os leques.








Agora com o fio natural, faça mais 3 carreiras só que dessa vez comece a trabalhar a partir do terceiro ponto de base dos leques e no meio do leque será apenas 1 ponto alto, 1 corrente e 1 ponto alto. Então ficarão vazios os dois primeiros e os dois últimos pontos de base do leque. Isso fará com que o tapete comece a ganhar uma forma mais arredondada. Não faça corrente de separação entre os leques.








Terminada a carreira, ande com pontos baixíssimos até o quarto ponto de base e suba 3 correntes. Faça mais 3 pontos altos, cada um em um ponto de base e, na alcinha do meio do leque, faça 1 ponto alto, 1 corrente e mais 1 ponto alto. Agora, faça mais 4 pontos altos, cada um em um ponto de base. Então faça uma alça com 9 correntes e passe para o próximo leque. Observe como fica na foto...






Para começar a próxima carreira, ande com pontos baixíssimos até o terceiro ponto de base e suba 3 correntes. Faça mais 2 pontos altos, cada um em um ponto de base e, na alcinha do meio do leque, faça 1 ponto alto, 1 corrente e mais 1 ponto alto. Agora, faça mais 3 pontos altos, cada um em um ponto de base. Sem fazer corrente de separação, faça na alça 12 pontos altos e passe para o próximo leque, saltando os dois primeiros pontos de base e fazendo novamente 3 pontos altos de cada lado e na alcinha do meio 1 ponto alto, 1 corrente e mais 1 ponto alto. Continue a mesma sequência por toda a volta.

Terminada a carreira anterior, faça 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto de base do leque e no segundo ponto de base, faça 1 ponto baixo. Agora, faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no penúltimo ponto de base do leque, formando assim uma alça encima do leque. 







Agora, faça 1 ponto baixo encima de cada ponto alto da carreira anterior. Serão ao todo 12 pontos baixos. Sem fazer corrente de separação passe para o 2º ponto de base do leque e forme novamente a alça. Faça o mesmo por toda a volta.




Agora, passe para dentro da alça encima do leque e faça 3 correntes e mais 11 pontos altos totalizando 12 pontos altos. Prenda com ponto baixo no 3º ponto do bloco seguinte. Continue a fazer os pontos baixos,  cada um em um ponto de base deixando vazios os dois últimos pontos de base. Passe para a próxima alça e faça outro leque de 12 pontos altos. Terminada a volta prenda com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.


Prenda o fio laranja com ponto baixo no 3º ponto de base do bloco e faça mais 3 pontos baixos, cada um em um ponto de base.  Faça 1 corrente e (como foi feito no primeiro bico do tapete), faça 1 ponto alto duplo em relevo em cada ponto de base, sempre separados por 1 corrente. Terminada a sequência com 12 pontos altos duplos em relevo, faça 1 corrente e prenda com  1 ponto baixo no terceiro ponto de base do próximo bloco. Corte o fio e arremate.


Voltando a trabalhar com o fio natural, prenda-o encima do segundo ponto de base e faça uma laçada no terceiro ponto de base e feche os dois pontos baixos juntos.








Faça 1 corrente de separação e faça uma sequência de pontos altos em cada corrente que separam os pontos altos do leque. Faça os pontos pegando apenas as alças de trás da correntes. São ao todo 11 pontos altos. Faça 1 corrente, faça 1 laçada no 2º e outra laçada no 3º ponto de base do bloco e feche os dois juntos. Volte a fazer 1 corrente e trabalhe novamente com pontos altos separados por correntes no próximo leque. Siga a mesma sequência por toda a volta. Corte o fio e arremate.




Ficará assim... 









Agora, com o fio mesclado colorido, faça pontos baixos pegando apenas a alça de trás do ponto de base. Comece a partir da corrente depois do 1º ponto alto do leque e no 5º ponto alto da base, faça 1 ponto baixo,3 correntes e 1 ponto baixo. Perceba pela foto que a alcinha ficará exatamente no meio do leque. Continue a fazer os pontos baixos e deixe vazio o último ponto alto da base. Faça uma alça com 3 correntes e passe para o próximo bloco fazendo a mesma sequência. Terminada a volta, corte o fio e arremate.


                                        Aqui está seu tapete, pronto pra arrasar!! Beijinhos!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário