domingo, 21 de fevereiro de 2016

Amigurumi Palhacinha Andreia Medina

A Palhacinha Andreia Medina vai trazer alegria para a princesinha que está aí ao seu lado. E o passo a passo? Você encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo.

MATERIAL:                                                         150 g de barbante nº 6 nas cores, branco, rosa mesclado, azul mesclado, bege mesclado, amarelo mesclado, vinho mesclado, preto.   Linha Anne vermelha para o nariz.                   Par de olhos plásticos grandes (2 cm).               Sianinha nas cores azul e amarelo (40 cm) e vinho (60 cm).                                                       1 botão em forma de lacinho.                       Enchimento em acrílico ( em torno de 300 g).  Agulha para crochê nº 3,5   
TAMANHO: 36 cm.


ANTES DE COMEÇAR... A cabeça, os braços e as pernas serão feitos em sistema de amigurumi, ou seja, serão sempre pontos baixos e passa-se direto de uma carreira para outra sem subir nenhuma corrente.

                                                                       CABEÇA
Com o fio bege mesclado, faça um anel mágico e dentro dele faça 5 pontos baixos. Na 2ª carreira, faça em cada ponto de base, 2 pontos baixos, ficando então com 10 pontos baixos.
Como não há que subir corrente  de uma carreira para a outra, puxe um pouco o fio inicial do anel mágico para frente. Isso fará a marcação de onde as carreiras se iniciam, é só seguir essa marca para que você não se perca, ok?
Na 3ª carreira faça uma sequência de 1 ponto baixo e no próximo ponto de base, faça 1 V. Siga a mesma sequência por toda a volta. 
Na 4ª carreira, faça 1 ponto baixo. No próximo ponto de base, faça 1 ponto baixo e no próximo ponto de base faça 1 V. Faça o mesmo por toda a volta.
Na 5ª carreira serão I,I,I,V ou seja a cada 3 pontos baixos, faça 1 aumento.
Na 6ª carreira serão I,I,I,I,V (a cada 4 pontos baixos, faça 1 aumento).
Na 7ª carreira serão I,I,I,I,I,V (a cada 5 pontos baixos, faça 1 aumento).
Na 8ª carreira serão I,I,I,I,I,I,V ( a cada 6 pontos baixos, faça 1 aumento).
As carreiras 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, são feitas sem aumento, ou seja, 1 ponto baixo em cada ponto de base.
Na 15ª carreira , a cada 9 pontos baixos, faça uma diminuição, ou seja, dê uma laçada em um ponto, passe para o próximo ponto, dê a laçada e feche 2 pontos juntos. Isso fará com que a cabeça comece a diminuir... 
Na 16ª carreira, faça uma diminuição a cada 6 pontos baixos.
Na 17ª carreira, faça uma diminuição a cada 5 pontos baixos.
Na 18ª carreira, faça uma diminuição a cada 4 pontos baixos.
Na 19ª carreira, faça uma diminuição a cada 2 pontos baixos. 
Coloque o enchimento para preencher a cabeça e reserve...
SAPATOS E PERNAS 
Com o fio preto, faça 7 correntes. Volte na 4ª corrente  faça 1 ponto alto. Faça 1 ponto alto na próxima corrente e mais 1 ponto alto na próxima corrente. Agora, na próxima corrente, faça 6 pontos altos, vire o trabalho  faça novamente 1 ponto alto em cada ponto de base. No último ponto de base, faça 5 pontos altos e prenda junto das três correntes iniciais com ponto baixíssimo.
Alongue levemente a laçada da agulha e passe a agulha por trás do ponto de base e faça 1 meio ponto alto em cada ponto de base na lateral e na parte redonda onde há os 6 pontos juntos, faça um aumento em cada ponto de base. Vire o outro lado  e faça o mesmo. Feche com ponto baixíssimo.
 Na 3ª carreira, faça 2 correntes e  1 meio ponto alto em cada ponto de base pegando apenas na laça de trás. Ficará assim...
Na 4ª carreira, faça 2 correntes e 5 meio pontos altos. Agora na parte oval, faça uma sequência de 6 diminuições.
Observe como vai ficando... 
Continue fazendo um meio ponto em cada ponto de base e feche com ponto baixíssimo.
Na 5ª carreira, faça 1 meio ponto alto em cada ponto de base e na parte arredondada na frente, faça 3 diminuições. Corte o fio e arremate. 
Ficará assim...
Para formar a meia, prenda o fio vinho mesclado em um ponto de base e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. 
Para formar a rendinha da meia, suba 3 correntes e prende apenas na alça de fora do ponto de base. Faça o mesmo em cada ponto de base e corte o fio e arremate. 
Faça a mesma sequência para formar o outro sapatinho.
Para formar a perna, prenda o fio bege mesclado em uma alça de trás do ponto alto na base antes da rendinha. Faça 1 ponto baixo em cada ponto de base, são 15 pontos baixos ao todo. Faça um total de 14 carreiras, todas em pontos baixos. Preencha com o enchimento e forme a outra perna no outro sapatinho e reserve.

CORPO
Com o fio branco, faça 30 correntes e feche com ponto baixíssimo.
Faça 1 ponto baixo em cada corrente, são 30 pontos ao todo. 
Faça mais 3 carreiras de pontos baixos. 
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo pegando apenas uma alça do ponto de base. Faça uma corrente, salte um ponto de base e faça 1 ponto baixo. Faça o mesmo por toda a volta, formando pequenas alças. Feche com ponto baixíssimo.
Passe o fio para dentro da alça e suba 2 correntes. Faça 1 ponto alto, 1 corrente e mais 2 pontos altos. Passe para a próxima alça e faça novamente um leque com 2 pontos altos, 1 corrente e mais 2 pontos altos. Faça o mesmo por todas as alças e feche com ponto baixíssimo. 
Passe para dentro do leque com pontos baixíssimos e faça mais uma carreira de leques como mostra a foto. 
Faça mais uma carreira de leques só que dessa vez, faça 3 pontos altos, 1 corrente e mais 3 pontos altos e cada leque. 
Para dar acabamento, faça 1 ponto baixo em cada ponto de base. No meio de cada leque, faça 2 pontos baixos. Corte o fio e arremate.
Prenda o fio branco novamente na alça que sobrou na 4ª carreira de pontos baixos. 
Faça uma carreira de pontos baixos. Um ponto em cada ponto de base.
Faça mais uma carreira de pontos baixos.
Agora, faça 3 carreiras com o fio mesclado de amarelo e laranja. Faça mais 2 carreiras com o fio branco. Mais 3 carreiras com o fio mesclado de azul e mais 2 carreiras com o fio branco. Corte o fio e reserve.
OS BRAÇOS
Para formar a luva, com o fio branco, faça um anel mágico e dentro dele faça 4 pontos baixos. 
Na 2ª carreira, faça 1 aumento (V) em cada ponto de base, ficando então com 8 pontos baixos.  
Na 3ª carreira, faça uma sequência de 2 pontos baixos e 1 aumento. Faça mais 3 voltas sem aumento e forme a rendinha com 1 ponto baixo e 3 correntes em cada ponto de base pegando apenas na alça de fora do ponto de base.
Prenda o fio bege mesclado em uma das alças que sobrou no ponto de base antes da rendinha. Faça um ponto baixo em cada ponto de base. Ao todo são 12 pontos baixos. 
Faça um total de 11 carreiras. Preencha o braço com enchimento e posicione-o na lateral do corpo com a ajuda de um alfinete. Faça o mesmo processo para formar o outro braço. 
Posicione as pernas nas carreiras iniciais do corpo e prenda com a ajuda de alfinetes para que não saia do lugar e costure. 
 Prenda o fio mesclado no corpo  e faça uma carreira de pontos baixos já prendendo os braços ao corpo.
Ao prender o braço, faça os pontos baixos pegando apenas na alça de trás do ponto de base. 
Ficará assim...
Faça mais uma carreira de pontos baixos com 1 diminuição (dois pontos fechados juntos) antes e depois de cada braço. Isso dará 4 diminuições no total.
Faça mais uma carreira de pontos baixos só que agora serão 6 diminuições. Uma,antes e depois de cada braço e uma encima de cada ombro. 
Faça mais 2 carreiras de pontos altos sempre com 6 diminuições, 1 antes e depois de cada braço e 1 encima do ombro. Preencha o corpo com o enchimento. Corte o fio deixando uma sobra para costurar.
Com a ajuda da agulha de tapeçaria, costure a cabeça ao corpo.
Ficará assim... 
Para fazer o cabelo, corte fios de cerca de 25 cm. Dobre ao meio e passe por um ponto na parte de trás da cabeça
Passe as pontas do fio por dentro da parte dobrada do fio formando uma laçada e ajuste na cabeça.
Vai ficando assim...
Faça o cabelo utilizando as cores mescladas vinho, azul e o amarelo.
Nas laterias e na franja, utilize mais o fio rosa mesclado. Para a franja use fios com cerca de 8 cm. Depois é só acertar as pontas com a ajuda de uma tesoura.
A BOCA
Com a linha branca e utilizando a agulha nº 1,5, faça 18 correntes. Volte na 4ª corrente e faça 1 ponto alto. Agora, faça 1 ponto alto em cada corrente de base. Na última corrente, faça 7 pontos altos no mesmo espaço.
Vire o trabalho e trabalhe 1 ponto alto em cada ponto de base. No 6º, 7º e 8º ponto de base, faça um V (2 pontos altos juntos no mesmo espaço) No último ponto de base, faça 6 pontos altos e prenda com ponto baixíssimo na 3ª corrente inicial. Corte o fio e arremate.
Com o fio vermelho dobrado, faça pontos alinhavos no meio da boca como mostra a foto.
Para formar as bochechas, com o fio rosa, faça um círculo mágico, suba 3 correntes e faça mais 15 pontos altos. Prenda com ponto baixíssimo na 3ª corrente. Corte o fio e arremate. Faça o mesmo para formar a outra bochecha e costure a boca no rosto e as bochechas posicionadas nas laterais. Para formar o nariz, com o fio vermelho, faça 4 correntes e feche com ponto baixíssimo. Faça 14 pontos altos e feche com ponto baixíssimo. Agora faça uma carreira de pontos baixos e vá fazendo uma diminuição a a cada dois pontos. Corte o fio, arremate e costure o nariz logo acima da boca. Cole os                                                                            olhos no lugar.
                                       
Costure a sianinha vinho na divisão do vestido e os ombros. No pescoço, passe o botão de lacinho pela sianinha e amarre por trás e corte os excessos.
Nas luvas, dê o acabamento com a sianinha azul.
Utilize a sianinha azul também para dar acabamento na divisão entre as pernas e o corpo formando assim a calcinha da Palhacinha.
Na saia utilize a sianinha amarela na barra e a vinho na cintura.
Com um pedaço de fio, prenda parte do cabelo em cada lateral e deixe o restante solto.
Aqui está sua Palhacinha Andreia Medina pronta pra diversão...
Beijinhos!!!

Um comentário:

  1. Que lindaa, amei!!
    Muito criativo, parabéns, amei!!
    Também aprendi a fazer cada modelo lindo nesse curso aqui: http://mon.net.br/qsimm
    É ótimo pq eles atualizam pra modelos novos todo mês, legal né?
    Vale super a pena conferir, bjoss :)

    ResponderExcluir