sexta-feira, 11 de março de 2016

Tapete Impressionante

Esse é o Tapete Impressionante, "Impressive",  da russa Patricia Kristoffersen, e, foi publicado pela primeira vez em 1999 na revista SIMPLY DELIGHTFUL DOILIES. É um modelo cheio de detalhes o que faz dele um modelo de puro luxo... Esse aqui, você encontra o passo a passo no blog do Meu Crochê Contemporâneo.

                                                                    MATERIAL: 

                                                 1,200 quilo de barbante natural nº 8 
                                               200 gramas de barbante azul mesclado nº 6
                                                             Agulha para crochê nº 4

ANTES DE COMEÇAR... Você vai perceber algumas carreiras vão finalizar com ponto baixíssimo e outras serão fechadas com uma corrente e um ponto alto por exemplo. Isso é para evitar que você precise andar com pontos baixos até a posição correta para a próxima carreira. Dessa forma que vamos trabalhar é no final mais fácil e mais perfeita, é só seguir as instruções, ok? Vamos lá...

                                                                        1ª CARREIRA
               Para começar, faça 7 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo. 
Suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos fechados juntos. Faça 3 correntes de separação e mais 3 pontos altos fechados juntos. Faça o mesmo por mais 6 vezes, então você terá um total de 8 vezes de 3 pontos altos fechados juntos sempre separados por 3 correntes. Feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.

                                                                2ª CARREIRA
Suba 3 correntes e faça 4 pontos altos na próxima alça de correntes. Faça 1 ponto alto encima do próximo ponto e continue a fazer os 4 pontos nas alças de correntes. No final da carreira serão 40 pontos altos já contando com as 3 correntes iniciais. Feche com ponto baixíssimo.

                                                               3ª CARREIRA
Prenda o fio azul, suba 2 correntes e faça 1 ponto alto no mesmo espaço.  OBSERVAÇÃO... Use marcadores para marcar o 1º e o 4º pontos que estão nas alças de correntes da 2ª carreira. Assim você não precisa ficar contando os pontos.
Faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Agora, faça 1 ponto alto duplo em relevo no ponto que está marcado e fica embaixo do 1º ponto alto que você iniciou a carreira. Não feche o ponto, observe pela foto que você fica com duas laçadas na agulha.
Faça 1 ponto alto em relevo no próximo ponto da 2ª carreira que está com o marcador. Observe que agora você ficou com 3 laçadas na agulha.
Feche as 3 laçadas juntas e ficará como mostra a foto.
Observe que por trás do dos dois pontos altos duplos fechados juntos fica um ponto de base vazio. Faça 1 ponto alto neste ponto de base e mais 4 pontos altos em cada ponto de base seguinte.
Depois de fazer os 5 pontos altos nos pontos de base, faça novamente os 2 pontos altos duplos em relevo fechados juntos nos pontos da próxima alça na 2ª carreira. Observe a foto.
No final, ficará assim como uma estrela de  8 pontas sempre separados por 5 pontos altos. Feche com ponto baixíssimo e corte o fio.

4ª CARREIRA
Prenda o fio natural, suba 3 correntes e faça mais 6 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 correntes de espaço e mais 7 pontos altos em cada ponto de base. Faça o mesmo até finalizar a carreira. No final, você terá 8 blocos de 7 pontos altos separados por 2 correntes. Feche com ponto baixíssimo e corte o fio.
Coloque um marcador no ponto do meio de cada bloco (4º ponto).

5ª CARREIRA
Prenda o fio azul e faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 6 pontos baixos em cada ponto de base. Agora, na alça de 2 correntes, faça 1 ponto baixo, 1 ponto alto quádruplo (4 laçadas na agulha) em relevo nos 3 pontos fechados juntos na 1ª carreira. Faça mais 1 ponto baixo na mesma alça de 2 correntes.
Continue a fazer 7 pontos baixos em cada ponto de base e nas alças de 2 correntes faça 1 ponto baixo, 1 ponto alto quádruplo preso na 1ª carreira e, mais 1 ponto baixo. Terminada a carreira, feche com ponto baixíssimo e corte o fio.

6ª CARREIRA
Prenda o fio natural e faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo ponto de base. Faça 7 pontos baixos em cada ponto de base. Faça 2 pontos baixos encima do ponto alto quádruplo. Agora, faça 9 pontos baixos nos próximos pontos de base e novamente 2 pontos altos encima do ponto alto quádruplo. Faça o mesmo por toda a carreira. Feche com ponto baixíssimo.

7ª CARREIRA
Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 1 ponto baixo no próximo ponto de base, faça 6 correntes, pule 3 pontos de base e faça 1 ponto baixo nos próximos 8 pontos de base. Faça novamente 6 correntes, pule 3 pontos de base e faça mais 8 pontos baixos nos próximos pontos de base. No final da carreira serão 8 blocos separados por 8 alças de 6 correntes. Feche com ponto baixíssimo e corte o fio.

8ª CARREIRA
Caminhe com pontos baixíssimos para dentro da alça e suba 2 correntes e faça 1 ponto alto. Faça 3 correntes e mais 2 pontos altos fechados juntos. Faça novamente 3 vezes de 2 pontos altos fechados juntos sempre separados por 3 correntes.
Dê 3 laçadas na agulha e faça 1 ponto alto triplo em relevo no ponto com o marcador que está na 4ª carreira e embaixo dessa alça que você acabou de trabalhar. 
Deixe a última laçada na agulha.
Faça mais 1 ponto alto triplo no próximo ponto que está com o marcador e feche os dois pontos altos triplos juntos. Passe para a próxima alça e faça mais 5 vezes de 2 pontos altos fechados juntos sempre separados por 3 correntes. 
 No final da carreira, feche com ponto baixíssimo. Ficará assim...

9ª CARREIRA
Faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 1 ponto baixo na 1ª alça que separa os pontos altos. Agora, faça 4 correntes e 1 ponto baixo na próxima alça. Faça novamente 4 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. 
Agora, faça 1 ponto alto em relevo pegando por trás dos 2 pontos altos triplos da carreira anterior. Faça 1 corrente e novamente faça mais 1 ponto alto em relevo no mesmo espaço. Agora, prenda na próxima alça com ponto baixo e faça novamente a sequência de 3 alças de 4 correntes sempre presas com 1 ponto baixo. 
Continue a fazer o mesmo por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio.

10ª CARREIRA
Prenda o fio natural e passe para dentro da 1ª alça fazendo 1 ponto baixíssimo. Agora, suba 1 corrente e faça 1 leque com 2 pontos baixos, 1 meio ponto alto, 2 correntes, 1 meio ponto alto, 2 pontos baixos. Faça mais 1 leque nas 2 próximas alças. Faça 1 ponto baixo na corrente que separa os dois pontos altos em relevo. Passe para a próxima alça e volte a fazer a sequência de leques. Faça o mesmo por toda a carreira.

11ª CARREIRA
Para começar essa carreira, ande com pontos baixíssimos pelos próximos 2 pontos de base até o meio do leque. Faça 1 corrente para subir e 1 ponto baixo. 
Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no meio do próximo leque formando a 1ª alça.
Continue a fazer alças de 6 correntes sempre presas por 1 ponto baixo no meio dos leques por toda a carreira. No final da carreira, já no meio do último leque, depois de fazer o ponto baixo, faça 4 correntes e meio ponto alto encima do primeiro ponto baixo que iniciou a carreira. 

12ª CARREIRA
Para começar, faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto baixo formando uma alça. Faça mais 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de base. Forme mais uma alça de 3 correntes e prenda ainda na mesma alça de base com ponto baixo. Faça mais 3 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de baixo na base. 
Continue a fazer o mesmo por toda a carreira. Observe que você terá 3 alças de 3 correntes em cada alça de base. No último espaço, depois de fazer o ponto baixo, faça apenas uma corrente e prenda com 1 meio ponto  alto no 1º ponto baixo que você iniciou a carreira.

13ª CARREIRA
Faça 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça 1 corrente de separação. Faça 1 ponto baixo na próxima alça. Agora, faça 1 corrente de separação e prenda com ponto baixo na próxima alça. Faça 1 corrente e na próxima alça, faça um leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça novamente 1 corrente de separação e prenda com ponto baixo na próxima alça. Mais 1 corrente e prende com ponto baixo na próxima alça. Mais 1 corrente e na próxima alça faça novamente o leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça a mesma sequência por toda a carreira.
No última alça, depois de fazer 2 pontos altos, faça 1 corrente e 1 ponto baixo e prenda no 1º ponto baixo que você iniciou a carreira.

14ª CARREIRA
Comece fazendo 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça 3 correntes de separação e prenda com ponto baixo na próxima alça. Agora, faça 2 correntes e prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo, formando assim um picô. Faça 1 ponto baixo na próxima alça. Agora, faça 3 correntes de separação e nas correntes no meio do leque da carreira anterior, forme um novo leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. 
Faça novamente 3 correntes de separação e prenda com ponto baixo na próxima alça. Faça 2 correntes e volte a prender no ponto baixo com ponto baixíssimo formando 1 picô e prenda com ponto baixo na próxima alça. 
Continue a mesma sequência por toda a carreira e no último leque, depois de fazer os 2 pontos altos, faça 1 corrente e 1 ponto baixo no 1º ponto alto que você fez para começar a carreira.

15ª CARREIRA
Para começar a carreira, faça 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo espaço.  
Faça 1 ponto alto triplo (3 laçadas na agulha) na 2ª alça. Faça 4 correntes.
Agora, faça mais 1 ponto alto triplo na 1ª alça que estava vazia. Observe que os pontos ficaram cruzados.
No meio do próximo leque na base, forme um leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Nas próximas alças, volte a fazer 2 pontos altos triplos e depois novamente mais 1 leque. Faça a mesma sequência por toda a carreira.
No último leque, depois de fazer os 2 pontos altos, faça 1 corrente e 1 ponto baixo no 1º ponto alto que você iniciou a carreira.
Coloque um marcador no 2º e no 3º pontos altos dos leques.

16ª CARREIRA
Para começar a carreira, faça 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça 2 pontos altos, um em cada ponto de base e prenda com ponto baixo na alça que está entre os pontos altos triplos. Agora, já encima do leque na base, faça 2 pontos altos, um em cada ponto de base. No meio do leque, faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça mais 2 pontos altos, um em cada ponto de base e prenda com ponto baixo na próxima alça que está no meio dos pontos altos triplos. Siga fazendo a mesma sequência por toda a carreira. No último leque, depois de fazer os dois pontos altos no meio do leque, faça 1 corrente e faça 1 ponto baixo no 1º ponto alto que começou a carreira. Corte o fio.
Ficará assim...

17ª CARREIRA
Prenda o fio azul, faça 1 corrente para subir e mais 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça mais 1 ponto baixo no próximo ponto de base.
Faça 1 ponto alto duplo (2 laçadas na agulha) em relevo no ponto que está logo abaixo na 15ª carreira com o marcador. Deixe a última laçada na agulha como mostra a foto.
Faça mais 1 ponto alto duplo em relevo no mesmo ponto da 15ª carreira. Quando você tiver 3 laçadas na agulha (lembre-se que já haviam 2 laçadas na agulha) feche todas as laçadas juntas.
Ficará assim...
Deixe o próximo ponto de base vazio e faça 1 ponto baixo no próximo ponto de base. Pule novamente o próximo ponto de base e faça mais 1 ponto baixo no próximo ponto de base. Faça novamente 2 pontos altos duplos m relevo fechados juntos no próximo ponto que está marcado na 15ª carreira. Pule o próximo ponto de base e faça 2 pontos baixos nos próximos pontos de base, mais 2 pontos baixos nas correntes no meio do leque e mais 2 pontos baixos um em cada ponto de base (6 pontos baixos no total. Faça mais 2 pontos altos duplos fechados juntos no próximo ponto marcado na 15ª carreira. Pule o próximo ponto de base, faça 1 ponto baixo, pule novamente o próximo ponto de base e faça mais 1 ponto baixo.
Faça a mesma sequência por toda a volta. No final você terá nos leques 2 pontos altos duplos em relevo fechados juntos no começo e no final de cada leque com 6 pontos baixos entre esses pontos e de um leque para o outro, você terá 2 pontos baixos. Ficará assim... Corte o fio.

18ª CARREIRA
Prenda o fio natural, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 1 picô (2 correntes e prende com ponto baixíssimo no ponto baixo). Faça 5 correntes.
Prenda com ponto baixo em relevo pegando por trás dos 2 pontos altos duplos.
Faça 2 pontos baixos no meio dos dois pontos baixos na base e faça mais 1 picô e prenda com ponto baixo em relevo no próximo ponto alto duplo em relevo.
Faça mais 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio do leque e faça mais 1 picô. Faça mais 5 correntes e prenda  com ponto baixo em relevo no próximo ponto alto duplo. Continue a mesma sequência por toda a carreira.
Depois de prender o ponto baixo em relevo no último ponto alto duplo da carreira, faça 2 correntes e faça 1 ponto alto no 1º ponto baixo que você iniciou a carreira.

19ª CARREIRA
Para iniciar a carreira, faça 1 corrente para subir e 1 ponto baixo no mesmo espaço.
Faça 7 correntes e prenda na próxima alça depois do picô.
Continue a fazer alças de 7 correntes sempre presas por 1 ponto baixo na próxima alça de base.
Na última alça da carreira, faça 4 correntes e faça 1 ponto alto no 1º ponto ponto baixo que você iniciou a carreira.

20ª CARREIRA
Comece a carreira fazendo 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço.
Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. Faça mais 4 correntes e prenda novamente com ponto baixo na mesma alça. Agora, faça mais 4 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. Vá fazendo as alças por toda a carreira. Em cada alça de base, perceba que ficam dois pontos baixos, ok? Na última alça, no último espaço, faça 2 correntes e meio ponto alto no 1º ponto baixo que iniciou a carreira.

21ª CARREIRA 
Comece a carreira, fazendo 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo lugar e prenda com ponto baixo na próxima alça.
Passe para a próxima alça e faça um leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos e prenda com ponto baixo na próxima alça. Faça o mesmo por toda a carreira.
Na última alça de base, faça 2 pontos altos e faça 1 corrente e 1 ponto baixo no 1º ponto alto que você iniciou a carreira.
Ficará assim...

22ª CARREIRA
Para começar a carreira, faça 3 correntes e 1 ponto alto no mesmo lugar. Agora, no próximo ponto baixo de base, que separa um leque do outro, faça 2 pontos altos em relevo fechados juntos.
Agora, nas alças no meio do leque na base, faça um novo leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Terminado o leque faça mais 2 pontos altos em relevo fechados juntos. Faça a mesma sequência por toda a carreira.
No último leque, depois de fazer os 2 pontos altos, faça 1 corrente e faça 1 ponto baixo no 1º ponto alto que você iniciou a carreira. Corte o fio.
Ficará assim...

23ª CARREIRA
Prenda o fio azul, faça 1 corrente e mais 3 pontos baixos no mesmo espaço.
Faça 2 correntes e, encima dos dois pontos altos em relevo fechados juntos da carreira anterior, faça 1 ponto pipoca (faça no mesmo espaço, 4 pontos altos, insira a agulha no 1º ponto e puxe a laçada que está no 4º ponto). Faça mais 2 correntes e na alça do meio do próximo leque, faça mais 3 pontos baixos. Novamente mais 2 correntes e depois outro ponto pipoca. Faça o mesmo por toda a carreira e prenda com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que você iniciou a carreira. Corte o fio.
Ficará assim...

24ª CARREIRA
Prenda o fio natural e faça 1 corrente para subir e mais 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça 1 ponto baixo em cada ponto de base. Faça os pontos pegando apenas na alça de trás do ponto de base. Feche a carreira com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que você iniciou a carreira.

25ª e 26ª CARREIRAS
Para começar a carreira 25, faça 1 corrente para subir e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 1 ponto baixo em cada ponto de base e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo da carreira. Faça a carreira 26 da mesma forma que foi feita a carreira 25. Corte o fio.

27ª CARREIRA
Prenda o fio azul e faça 1 corrente no mesmo espaço. Faça mais 3 pontos baixos, um em cada ponto de base. Faça 1 ponto alto triplo (3 laçadas na agulha) na alça do 2º ponto do bloco  que está a esquerda na carreira 23ª. Faça mais 1 ponto alto triplo na 23ª carreira no bloco a direita. Salte dois pontos de base e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base.
Faça mais 5 pontos baixos, um em cada ponto de base. Volte a fazer os pontos altos triplos. Observe na foto que o 1º ponto alto triplo que você fará dessa vez será na mesma alça que está o 2º ponto alto triplo da primeira sequência que foi feita. Continue a fazer o mesmo por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio.

28ª CARREIRA
Prenda o fio natural, faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça 1 ponto baixo em cada ponto de base e finalize a carreira com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo da carreira.

29ª CARREIRA
Faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo formando uma alça. Continue a formar as alças por toda a carreira e no último espaço depois do ponto baixo e faça 1 meio ponto alto no 1º ponto baixo da carreira.

30ª, 31ª, 32ª e 33ª CARREIRAS
Comece a carreira 30 fazendo 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo lugar. 
Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça de base, formando uma alça. Continue a fazer as alças por toda a carreira e no último espaço, depois do ponto baixo, faça 1 corrente e 1 ponto alto no 1º ponto baixo da carreira. Para formar as carreiras 31, 32 e 33, faça o mesmo processo utilizado para formar a carreira 30.

34ª e 35ª CARREIRAS
Comece a carreira 34 fazendo 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo lugar. Agora, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça de base. Continue a fazer as alças por toda a carreira e no último espaço, depois do ponto baixo, faça 2 corrente e 1 ponto alto no 1º ponto baixo da carreira. Para formar a carreira 35, faça o mesmo processo da carreira 34.

36ª CARREIRA
Comece a carreira fazendo 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo espaço. Na próxima alça, faça 1 ponto alto, 1 corrente, e, mais 4 pontos altos, formando então um leque com 5 pontos altos como mostra a foto. Prenda com ponto baixo na próxima alça de base.
Faça uma alça com 5 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça de base. Faça novamente mais uma alça com 5 correntes e prenda na próxima alça de base com ponto baixo. Volte a formar o leque na próxima alça e continue a fazer a mesma sequência por toda a volta. No último espaço, faça 2 correntes e faça 1 ponto alto no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
Ficará assim...

37ª CARREIRA
Para começar a carreira, faça 1 corrente e 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça 1 ponto alto encima do 1º ponto alto do leque da carreira passada. Agora você vai fazer 1 ponto alto em cada ponto de base sempre separados por 1 corrente (os pontos ficam encima dos pontos altos e das correntes na base). São ao todo 9 pontos altos separados por 1 corrente. Depois do último ponto, não faça corrente e prenda com ponto baixo na próxima alça de base.
Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça e volte a fazer o leque com os 9 pontos altos. Faça o mesmo por toda a carreira e no último espaço, faça 2 correntes e faça 1 ponto alto no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.

38ª CARREIRA
Comece a carreira, fazendo 1 corrente e 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça 1 ponto alto encima do 1º ponto alto do leque da carreira passada. Agora você vai fazer 1 ponto alto em cada ponto de base (são 17 pontos altos ao todo), Prenda com ponto baixo na próxima alça de base. Volte a fazer o leque de 17 pontos altos. Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou a carreira.
Ficará assim...

39ª CARREIRA
Comece a carreira, fazendo 1 corrente e 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça 1 ponto baixo encima do 1º ponto alto do leque. Suba 3 correntes e faça 1 ponto baixíssimo na 1ª corrente formando 1 picô. Faça 1 corrente de separação, salte o próximo ponto da base e faça 1 ponto baixo no próximo ponto d base. Forme outro picô. Continue a fazer essa sequência e no final você terá 8 picôs. Passe para o próximo leque e volte a fazer os picôs. Terminada a carreira, corte o fio e arremate.

40ª CARREIRA
Agora, nós iremos trabalhar naqueles pontos altos da carreira 38 que deixamos vazios e formam a base da carreira 39. Isso quer dizer que para formar os picôs com o fio natural, você foi pulando e deixando um ponto de base vazio, agora vamos trabalhar nestes pontos de base com o fio colorido, ok?
 Prenda o fio azul, faça 1 corrente e faça 1 ponto baixo no 1º ponto de base vazio por trás do picô com o fio natural. Para facilitar o trabalho, dobre os picôs com o fio natural para frente.
Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo na 1ª corrente, formando 1 picô. Prenda com ponto baixo no próximo ponto de base vazio. Faça 1 corrente de separação e faça mais 1 picô com 3 correntes, faça 1 corrente de separação e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base vazio. Faça mais 4 vezes a mesma sequência e faça mais 1 picô (são 7 ao todo) e passe para o próximo leque sem fazer nenhuma corrente de separação. 
Faça os picôs por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.

No final, seu tapete estará assim...
Na versão azul
Ou na versão rosa
Beijinhos!!












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário