Coloque uma agulha e um fio nas mãos de uma crocheteira e o seu potencial é inesgotável. Coloque o Jogo de Banheiro Juh Medina em seu banheiro e ele se tornará perfeito, cheio cores e graciosidade... Venha conferir o passo a passo no blog do Meu Crochê Contemporâneo.
MATERIAL PARA TODO O JOGO: 1 k de barbante natural nº 8 150 g de barbante verde mesclado nº 6 150 g de barbante amarelo mesclado nº 6 150 g de barbante laranja mesclado nº 6 Cola ou agulha e linha de pipa para costurar a flor
Agulha para crochê nº 4
ANTES DE COMEÇAR...
A Capa do Vaso Juh Medina será formada por blocos de pontos altos, um em cada ponto de base, sempre separados por 2 correntes e saltando sempre 2 pontos de base. Os blocos formarão losangos e serão 2 losangos na largura e 3
no comprimento.
Para finalizar a Capa do Vaso, vamos utilizar uma Flor Juh Medina. Para acompanhar o passo a passo, clique aqui: http://meucrochecontemporaneo.blogspot.com.br/search/label/Flor%20Juh%20Medina
1ª CARREIRA
Com o barbante natural, faça 40 correntes, volte na 8ª corrente e faça 1 ponto alto. Faça mais 13 pontos altos, um em cada corrente de base, formando o 1º bloco. Faça 2 correntes, pule 2 correntes de base e faça mais 1 bloco de 14 pontos altos. Faça novamente 2 correntes e pule 2 correntes de base e faça 1 ponto alto.
2ª CARREIRA
Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 1 ponto alto na próxima corrente. Agora, faça 2 correntes e a partir do 3º ponto de base do bloco, faça um total de 10 pontos altos. Observe que sobrarão vazios os dois primeiros e os dois últimos ponto de base. Depois do bloco será 2 correntes, 2 pontos altos no espaço entre os blocos e mais 2 correntes. Faça a mesma sequência mais 1 vez. Termine com os 2 pontos altos como mostra a foto.
3ª CARREIRA
Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 3 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e faça uma sequência de 3 blocos de 6 pontos altos separados sempre por 2 correntes. Observe que encima dos blocos sobrarão sempre os dois pontos de base iniciais e os dois finais e ficaram sempre dois pontos em cada corrente de base. Depois do 3º bloco, faça 2 correntes e mais 4 pontos altos.
4ª CARREIRA
Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 5 pontos altos. Agora, faça uma sequência de 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes, 10 pontos altos. Faça novamente, 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes e 6 pontos altos. Lembre-se que toda vez que houver 2 correntes de separação, na base, você também saltará 2 pontos.
5ª CARREIRA
Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 7 pontos altos. Agora, faça uma sequência de 2 correntes, 14 pontos altos, 2 correntes e no final, 8 pontos altos.
6ª CARREIRA
Essa carreira, é feita como a 4ª carreira. Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 5 pontos altos. Agora, faça uma sequência de 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes, 10 pontos altos, 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes e 6 pontos altos.
7ª CARREIRA
Essa carreira é feita como a 3ª carreira. Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 3 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e faça uma sequência de 3 blocos de 6 pontos altos separados sempre por 2 correntes. No final, faça 2 correntes e mais 4 pontos altos.
8ª CARREIRA
Essa carreira é feita como a 2ª carreira. Suba 2 correntes, vire o tapete e faça mais 1 ponto alto na próxima corrente. Agora, faça 2 correntes, 10 pontos altos, 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes, 10 pontos altos, 2 correntes e no final, 2 pontos altos.
9ª CARREIRA
Suba 4 correntes e vire o tapete. Faça uma sequência de 2 blocos de 14 pontos altos sempre separados por 2 correntes. Depois do 2º bloco, faça 1 corrente e 1 ponto alto. Observe na foto que você tem formados o primeiro losango. A partir daqui, você sempre repetirá a mesma sequência da 2ª a 9ª carreiras.
CARREIRA 17ª
Faça essa sequência por mais 1 vez e ficará assim.
CARREIRA 18ª
Vire o trabalho e faça 1 ponto baixo na próxima corrente e suba 2 correntes.
Agora, faça 1 ponto alto no 3º ponto de base do bloco.
Faça mais 9 pontos baixos, um em cada ponto de base. Faça 2 correntes, salte dois pontos de base e faça 2 pontos altos. Faça novamente 2 correntes, salte dois pontos de base e faça um bloco de 10 pontos altos, Salte dois pontos de base e faça 1 ponto alto no espaço de correntes depois do bloco de base.
CARREIRA 19ª
Vire novamente o trabalho e faça 1 ponto baixo no espaço da corrente na base. Suba 2 correntes e agora, faça 1 ponto alto no 3º ponto de base do bloco da carreira anterior.
Faça mais 5 pontos altos, formando um bloco de 6 pontos altos. Faça mais 2 blocos de 6 pontos altos, separados por 2 correntes. No final, faça 1 corrente de separação e 1 ponto alto na corrente de base.
CARREIRA 20ª
Vire novamente o trabalho e comece a carreira da mesma forma da carreira anterior, fazendo 1 ponto baixo no espaço da corrente na base e subindo 2 correntes. Agora, faça 2 ponto alto a partir do 3º ponto de base do bloco da carreira anterior. Faça 2 correntes de separação e mais um bloco de 10 pontos altos. Mais 2 correntes de separação e mais um bloco de 2 pontos altos. No final, faça 1 corrente de separação e 1 ponto alto na corrente de base. Corte o fio e arremate.
CARREIRA 21ª
Pra iniciar essa carreira, você vai girar seu trabalho e prender o fio e subir 3 correntes no espaço de corrente na base da 1ª carreira que iniciamos o trabalho. Pois agora, vamos fazer 2 carreiras com as diminuições do outro lado da Capa, ok?
Agora, faça 1 bloco de 10 pontos altos, 2 correntes de separação, 2 pontos altos, mais 2 correntes de separação e mais 1 bloco de 10 pontos altos. No final, faça 1 corrente e 1 ponto alto na corrente de base.
CARREIRA 22ª
Vire novamente o trabalho e comece a carreira da mesma forma da carreira anterior, fazendo 1 ponto baixo no espaço da corrente na base e subindo 2 correntes. Agora, faça uma sequência de 3 blocos de 6 pontos altos sempre separados por 2 correntes. No final, faça 1 corrente e 1 ponto alto na corrente de base.
CARREIRA 23ª
Vire novamente o trabalho e faça uma volta de pontos baixos por todo o tapete. Faça 1 ponto baixo em cada ponto de base.
Nos espaços das correntes e nos pontos altos nas laterias trabalhe 2 pontos baixos como mostra a foto.
No final, ficará assim. Corte o fio e arremate.
BICO
1ª CARREIRA
Prenda o fio amarelo no 5º ponto de base no bloco no meio da 20ª carreira. Suba 2 correntes para dar a altura de um ponto alto.
Agora, faça mais 3 pontos altos, um em cada ponto de base.
Faça 5 correntes de separação, salte três pontos de base e faça mais um bloco com 5 pontos altos. Faça mais 5 correntes de separação e nessa parte oval, do canto, salte 4 pontos de base e faça mais um bloco com 5 pontos altos. Continue a mesma sequência por toda a carreira e nos outros três cantos salte sempre 4 pontos de base e no restante da carreira, apenas 3. Depois das últimas correntes de separação, faça o ponto alto que irá completar o 1º bloco e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
No final, você terá um total de 16 blocos. Corte o fio e arremate.
2ª CARREIRA
Agora, prenda o fio natural e faça 1 ponto baixo no ponto de base do meio (3º ponto) do bloco, que fica antes de um dos cantos de seu trabalho.
Agora, trabalhe um leque de 13 pontos altos na alça de correntes e prenda com ponto baixo no ponto do meio do próximo boco.
Agora, trabalhe nas 2 próximas alças os leques com apenas 9 pontos altos sempre lembrando de prender com ponto baixo encima do bloco amarelo. No próximo canto, faça novamente mais um leque com 13 pontos altos. Continue a trabalhar os leques com 9 pontos altos e apenas nos 4 cantos é que eles terão 13 pontos altos. Depois do último leque, prenda com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
Ficará assim...
3ª CARREIRA
Prenda o fio laranja com ponto baixo encima do 5º ponto (no meio) do leque da carreira anterior.
Faça 2 correntes e encima do ponto baixo entre os leques, faça um V com 1 ponto alto, 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça novamente 2 correntes e prenda encima do 5º ponto do leque seguinte. Nos cantos serão 4 correntes de espaço e o ponto baixo será feito no 7º ponto do leque. Faça essa sequência por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
4ª CARREIRA
Agora, com o fio verde, no 5º ponto do leque, faça folhinhas com 4,7 e 4 correntes, sempre presas com ponto baixo.
Faça 3 correntes e prende com ponto baixo alongado pegando embaixo do fio laranja logo depois do leque como mostra a foto.
Trabalhando novamente com o fio natural, faça 1 ponto baixo encima do ponto baixo de base que está no meio do leque. Faça 1 corrente.
Dentro do V, faça um leque com 9 pontos altos. Faça 1 corrente e prenda no próximo ponto baixo. Faça novamente 1 corrente e no próximo V faça o leque de 9 pontos altos. Nos cantos, são 3 correntes de separação entre o ponto baixo.
Faça a mesma sequência em todos os Vs.
Nos cantos, são 3 correntes de separação entre o ponto baixo.
5ª CARREIRAAgora, com o fio verde, no 5º ponto do leque, faça folhinhas com 4,7 e 4 correntes, sempre presas com ponto baixo.
Faça 3 correntes e prende com ponto baixo alongado pegando embaixo do fio laranja logo depois do leque como mostra a foto.
Faça 2 correntes e prende novamente com ponto baixo alongado antes do próximo leque.
Faça mais 3 correntes e encima do leque forme as folhinhas. Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
Neste momento, aplique a Flor Juh Medina se você for costurá-la pois depois que estiver com a grade será mais complicado para costurar. Aplique a Flor a partir da carreira 20. Essa é a parte que temos 3 carreiras com diminuições e será a frente da Capa.
VÍDEO AULA - PARTE 1
A GRADE
Para saber a posição correta de onde começar a grade, vire a capa e a partir da 22ª carreira, (é o lado que tem apenas 2 carreiras com diminuições), conte 2 leques e prenda o fio no 3º leque, ok?
Para começar, vire a Capa para o avesso e prenda o fio natural com ponto baixo no ponto alto que está no meio do leque da 4ª carreira do bico.
Faça uma alça de 8 correntes e prenda com ponto baixo no próximo leque. Faça novamente 8 correntes e prenda novamente no próximo leque formando assim 2 alças.
Agora, faça mais 8 correntes e prenda no ponto baixo que está encima do leque maior na parte oval de sua capa.
Agora, faça mais 8 correntes e prenda com ponto baixo no próximo leque. Vá fazendo as alças sempre presas atrás dos leques e na outra lateral prenda novamente no ponto baixo.
Faça ao todo 10 alças.
Faça 10 correntes (3 correntes para dar a altura do ponto alto e mais 7 para a alça), vire o trabalho e prenda com ponto alto no ponto baixo da carreira anterior. Faça mais 7 correntes e prenda novamente com ponto alto no próximo ponto baixo. Continue a fazer alças com 7 pontos altos sempre presas com ponto alto. No último ponto alto faça 9 correntes e vire novamente.
Prenda novamente com ponto alto no próximo ponto alto de base. Faça 6 correntes e prenda com ponto alto no próximo ponto de base. Continue a fazer as alças com 6 correntes e no último ponto alto, faça 8 correntes e vire novamente e prenda com ponto alto no próximo ponto de base. Nessa carreira, faça as alças com 5 correntes. Observe que até agora, temos 4 carreiras de alças.
Faça mais 4 carreiras sempre diminuindo 1 corrente em cada uma. Então será uma com 4 correntes. A outra com 3 correntes. A próxima com 2 correntes e a outra com 1 corrente. Lembre-se que as alças sempre são presas com ponto alto. Agora, faça mais uma carreira apenas com os pontos altos, sem nenhuma corrente de separação.
No final, faça 1 corrente e trabalhe 1 ponto baixo em cada um dos pontos de base.
Faça 1 meio ponto alto prendendo do outro lado da teia. Vai ficar redondinho no meio como mostra a foto. Corte o fio e arremate.
Para dar acabamento, prenda o fio verde em uma das laterais e faça umas folhinhas como você fez no bico. Fiz um total de 5 folhinhas sempre separadas por 8 pontos baixos.
Ficará assim...
VÍDEO AULA - PARTE 2
Aqui está a sua Capa Juh Medina prontinha!!!
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário