sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tapetão Retangular Eliziê Medina

A dica de decoração de hoje, é o Tapetão Retangular Eliziê Medina. Este é um tapete amplo com 2 metros de comprimento, confortável e bonito... Todos os segredos e truques para sua execução, você   encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo.

MATERIAL:                                      
2,5 kg de barbante natural
120 gr de barbante maxcolor azul royal

TAMANHO:
 1,30 de largura e 2 metros de comprimento




ANTES DE COMEÇAR... Você irá precisar fazer 6 squares para fazer o tapete.
                                  Inicie com 8 correntes e feche o círculo com ponto baixíssimo.
1ª Carreira - Suba 3 correntes e faça mais 3 pontos altos dentro do círculo formando um bloco de 4 pontos altos. Faça 3 correntes e forme mais um bloco de 4 pontos altos. Faça novamente 3 correntes de separação. Faça o mesmo mais 2 vezes e no final feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente onde iniciamos a carreira. Vai ficar assim:              
2ª Carreira - Suba 3 correntes e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Agora, faça mais 2 pontos altos, no espaço de 3 correntes. Faça 3 correntes de separação. Agora, para começar o próximo bloco, faça ainda nas mesmas correntes de base, 2 pontos altos. Faça 4 pontos altos, um em cada ponto de base e mais 2 pontos altos nas próximas correntes depois do bloco de base. Observe que o bloco agora tem 8 pontos altos (2 antes. 4 encima do bloco de base e, mais 2 depois do bloco). Faça novamente 3 correntes de separação e faça mais 2 blocos de 8 pontos altos sempre separados por 3 correntes. Depois do 3º bloco e depois das 3 correntes de separação, faça 2 pontos altos para completar o 1º bloco e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos essa carreira. Vai ficar assim: 
3ª Carreira - Faça 5 correntes, pule 2 pontos de base, faça 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 correntes, pule 1 ponto de base, faça 1 ponto alto  no próximo ponto de base. Nos cantos, faça 2 pontos altos, 3 correntes, 2 pontos altos e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes, pule o próximo ponto de base e faça 1 ponto alto. Faça mais 2 correntes e salte mais 2 pontos de base e faça outro ponto de base. Faça novamente mais 2 correntes e forme mais um canto om 3 pontos altos, 3 correntes e mais 3 pontos altos. Observe que o 1º e o último ponto alto do canto, ficará encima dos pontos altos de base. Continue a mesma sequência por toda a carreira e depois do 4º canto, faça 2 correntes e prenda com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira. Vai ficar assim: 
4ª Carreira - Faça 5 correntes, e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Agora, faça 2 correntes, e nos cantos faça 1 ponto alto em cada ponto de  base e nas correntes no meio ficam 2 pontos altos, 3 correntes, e, mais 2 pontos altos. Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base e no final serão então 5 pontos altos de cada lado separados por 3 correntes. Entre os cantos ficarão 2 pontos altos separados por 2 correntes e mais 2 correntes antes do próximo canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e depois do 4º canto, faça 2 correntes e prenda com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.Vai ficar assim: 
5ª Carreira - Para fazer essa carreira, suba 5 correntes, e faça a mesma sequência da carreira anterior e aumente 2 pontos altos de cada lado dos cantos. Aumente nas correntes do meio e então você terá 7 pontos altos em cada lado dos cantos. Depois de fazer o último canto, faça 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim:
6ª Carreira - Comece novamente essa carreira com as 5 correntes, e faça a mesma sequência da carreira anterior aumentando novamente 2 pontos altos de cada lado dos cantos, que agora ficam com 9 pontos altos de cada lado sempre separados por 3 correntes. Feche a carreira com  ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
7ª Carreira - Faça a mesma sequência da carreira anterior começando com as 5 correntes e aumentando novamente 2 pontos altos de cada lado dos cantos, que agora ficam com 11 pontos altos de cada lado sempre separados por 3 correntes. Feche a carreira com  ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
8ª Carreira - Faça a mesma sequência da carreira anterior começando com as 5 correntes e aumentando novamente 2 pontos altos de cada lado dos cantos, que agora ficam com 13 pontos altos de cada lado sempre separados por 3 correntes. Feche a carreira com  ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
9ª Carreira - Faça a mesma sequência da carreira anterior começando com as 5 correntes e aumentando novamente 2 pontos altos de cada lado dos cantos, que agora ficam com 15 pontos altos de cada lado sempre separados por 3 correntes. Feche a carreira com  ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
10ª Carreira - Faça 3 correntes, no espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca (4 pontos altos e ponto baixíssimo no primeiro ponto alto), 1 ponto alto no próximo ponto alto. Faça 2 correntes e no canto, você vai fazer 1 ponto alto em cada ponto de base (são 15 pontos altos) e, nas correntes no meio, faça 3 correntes de separação, 2 pontos altos e mais 3 correntes. Agora, continue a fazer o outro lado do canto, fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base. Faça mais 2 correntes de separação, faça o ponto alto encima do próximo pontos alto de base e faça mais 1 ponto pipoca. Continue a mesma sequência por toda a carreira e feche com  ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim:
11ª Carreira - Para começar essa carreira, faça 5 correntes, pule o ponto pipoca de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto alto da carreira anterior, no espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca (4 pontos altos e ponto baixíssimo no primeiro ponto alto), 1 ponto alto no 1º ponto de base do bloco da carreira anterior. Faça 2 correntes, pule  o próximo ponto de base e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. No final você terá um bloco com 13 pontos altos. Agora, faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto encima do próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes de separação e nas correntes de base, faça 1 ponto alto, 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça mais 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes e faça o outro lado do canto com os 13 pontos altos. Faça 2 correntes de separação, salte 1 ponto de base e faça mais 1 ponto alto no próximo ponto de base (último ponto de base do bloco da carreira anterior). Agora, faça 1 ponto pipoca nas próximas correntes de base e faça mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 3 correntes de separação, 1 ponto alto, e mais 1 ponto pipoca nas próximas correntes de base. Faça 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 correntes de separação e recomece a mesma sequência dos 13 pontos altos no canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche com  ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
12ª Carreira - Para começar essa carreira, faça 5 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base, no espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca (4 pontos altos e ponto baixíssimo no primeiro ponto alto), 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 correntes de separação. No canto, pule 1 ponto de base, faça 1 ponto alto em cada um dos 11 pontos de base. Agora, faça 2 correntes de separação, 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes, e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes de separação e nas correntes de base, faça 1 ponto alto, 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça mais 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Mais 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes e faça o outro lado do canto (11 pontos altos). Agora, faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base (último ponto de base do bloco da carreira anterior). Faça 1 ponto pipoca nas próximas correntes e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Mais 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Novamente, mais 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Agora, faça mais 1 ponto pipoca e 1 ponto alto no próximo ponto de base (1º ponto de base do bloco da carreira anterior). Faça 2 correntes de separação e volte a trabalhar no próximo canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche com 
 ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
13ª Carreira - Para começar essa carreira, faça 5 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base, mais 2 correntes, mais 1 ponto alto. Nas correntes de base, faça 1 ponto pipoca (4 pontos altos e ponto baixíssimo no primeiro ponto alto), 1 ponto alto no próximo ponto de base e mais 2 correntes de separação. No canto, pule 1 ponto de base, faça 1 ponto alto em cada um dos 9 pontos altos de base. Agora, faça 2 correntes de separação, 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes, e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Novamente, 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes de separação e nas correntes de base, faça 1 ponto alto, 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça mais 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Mais 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça mais 2 correntes e faça o outro lado do canto (9 pontos altos). Agora, faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base (último ponto de base do bloco da carreira anterior). Faça 1 ponto pipoca nas próximas correntes e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Mais 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Novamente, mais 2 correntes de separação e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. (são 6 pontos altos ao todo). Agora, faça mais 1 ponto pipoca e 1 ponto alto no próximo ponto de base (1º ponto de base do bloco da carreira anterior). Faça 2 correntes de separação e volte a trabalhar no próximo canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
14ª Carreira - Faça 5 correntes para começar a carreira e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2  correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repetir mais 2 vezes). No espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base ( encima do 1º ponto de base do bloco da carreira anterior). Agora, faça 2 correntes de separação, pule 1 ponto de base e  faça 1 ponto alto em cada um dos 7 pontos de base da carreira anterior. Terminados os pontos altos do bloco,  faça 2 correntes de separação. Agora você vai fazer 4 pontos altos cada um encima de cada ponto de base sempre separados por 2 correntes e, nas correntes de base no meio vai fazer a mesma sequência de 1 ponto alto, 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça 2 correntes de separação e volte a trabalhar os 4 pontos altos, um em cada ponto de base, separados sempre por 2 correntes. Volte a fazer o bloco de 7 pontos altos. Faça 2 correntes, salte um ponto de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base (último ponto de base do bloco da carreira anterior). No próximo espaço de correntes da base, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação e repita o ponto alto e as 2 correntes mais 7 vezes (são 8 pontos altos ao todo). No próximo espaço de correntes de base, faça mais 1 ponto pipoca. Faça mais 1 ponto alto no próximo ponto de base ( encima do 1º ponto do bloco da carreira anterior). Faça 2 correntes de separação, salte um ponto de base e volte a fazer o bloco de 7 pontos altos do canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim:
15ª Carreira - Faça 5 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base. Agora, faça 2  correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repita mais 3 vezes). No espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação, pule 1 ponto de base e, faça 1 ponto alto em cada um dos 5 pontos altos da carreira anterior. Agora, faça 2 correntes e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repita mais 4 vezes. Faça mais 2 correntes de separação e nas correntes de base no meio, faça 1 ponto alto, 3 correntes e 1 ponto alto. Faça novamente 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repita mais 4 vezes. Faça mais 2 correntes de separação e volte a fazer o bloco com 5 pontos altos. Faça 2 correntes de separação salte um ponto de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base (último ponto de base do bloco da carreira anterior). No próximo espaço de correntes da base, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação e repita o ponto alto e as 2 correntes mais 9 vezes (são 10 pontos altos ao todo). No próximo espaço de correntes de base, faça mais 1 ponto pipoca. Faça mais 1 ponto alto no próximo ponto de base ( encima do 1º ponto do bloco da carreira anterior). Faça 2 correntes de separação, salte um ponto de base e volte a fazer o bloco de 5 pontos altos do canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim:
16ª Carreira - Faça 5 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base. Agora, faça 2  correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repita mais 4 vezes). No espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação, pule 1 ponto de base e, faça 1 ponto alto em cada um dos 3 pontos de base da carreira anterior. Agora, faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repita mais 5 vezes. Faça mais 2 correntes de separação e nas correntes de base no meio, faça 1 ponto alto, 3 correntes e 1 ponto alto. Faça novamente 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repita mais 5 vezes. Faça mais 2 correntes de separação e volte a fazer o bloco com 3 pontos altos. Faça 2 correntes de separação salte um ponto de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base (último ponto de base do bloco da carreira anterior). No próximo espaço de correntes da base, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação e repita o ponto alto e as 2 correntes mais 11 vezes (são 12 pontos altos ao todo). No próximo espaço de correntes de base, faça mais 1 ponto pipoca. Faça mais 1 ponto alto no próximo ponto de base ( encima do 1º ponto do bloco da carreira anterior). Faça 2 correntes de separação, salte um ponto de base e volte a fazer o bloco de 3 pontos altos do canto. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche ponto baixíssimo na 3ª corrente onde começamos a carreira. Vai ficar assim: 
17ª Carreira - Para começar, faça 5 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base, (2  correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base, repetir mais 5 vezes). No espaço de 2 correntes, faça 1 ponto pipoca e mais 1 ponto alto no próximo ponto de base (1º ponto do bloco da carreira anterior). Agora, faça 2 correntes de separação, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes de separação e 1 ponto alto no próximo ponto de base, repetir mais 7 vezes. Faça 2 correntes e nas correntes do meio, faça 1 ponto alto, 3 correntes e 1 ponto alto. Faça novamente 2 correntes, 1 ponto alto no próximo ponto de base (repetir mais 7 vezes). Agora, faça 2 correntes, salte um ponto de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 1 ponto pipoca no próximo espaço de correntes e 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 correntes e volte a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base sempre separados por 2 correntes por mais 11 vezes (são 12 pontos altos ao todo. Faça mais 2 correntes e 1 ponto pipoca no próximo espaço de correntes. Faça novamente 1 ponto alto no próximo ponto de base (1º ponto do bloco da carreira anterior). Faça 2 correntes, salte um ponto de base e faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira. Fica assim: 
Corte o fio e arremate. Faça mais 5 squares iguais a este. Lembre-se que são 6 ao todo. 


                                                           UNIÃO DOS SQUARES
Una os 6 squares com costura de mão usando uma agulha de sacaria e um pedaço de barbante.
Vá costurando unindo os squares com ponto alinhavo deixando firme mas sem repuxar os fios.
 Para esse tapete foram usados 2 squares na largura e no comprimento são 3 squares, totalizando os 6 squares.
                                                                          BICO
Inicie nos cantos fazendo pontos altos separados por 1 ponto picô, serão 7 pontos altos e 6 picôs.
Faça 1 corrente e pule 1 espaço, faça 1 ponto baixo  no próximo espaço, 1 corrente, pule 1 espaço e no próximo faça 5 pontos altos separados por 4 picôs (3 correntes, ponto baixíssimo na 3 corrente), observe as imagens.
Ficará assim...
Beijinhos!!!





Um comentário: