terça-feira, 12 de abril de 2016

Sapatinho de Bebê Tênis Nike

O Sapatinho de Bebê Tênis Nike, vai virar o xodó de toda mamãe... Trabalhando com um fio Anne ele pode ser produzido no tamanho para 2 meses, ou, trabalhando com fio duplo, para o tamanho de um ano. O passo a passo, você encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo. 
MATERIAL
Os tênis foram produzidos com linha Anne.
No amarelo utilizei dois fios em todas as partes e trabalhei com agulha para crochê nº 2. As cores utilizadas foram: amarelo, preto, branco e vermelho. O tamanho ficou com 17 cm na base.
No azul utilizei um fio em todas as partes e trabalhei com agulha para crochê nº 1,5 . As cores utilizadas foram: azul marinho, azul médio, preto e branco. O tamanho ficou com 10,5 cm na base.

Vamos começar... 
Com o fio branco, comece fazendo 16 correntes. Volte na 2ª corrente e faça 1 ponto baixo. Agora, faça mais 10 pontos baixos, cada um em um ponto de base. Faça agora, 1  meio ponto alto em cada uma das quatro correntes restantes. Faça mais 5 meio pontos altos juntos do último ponto (ficaram ao todo com 6 pontos). Do outro lado, faça 1  meio ponto alto em cada uma das quatro correntes seguintes. Continue a fazer pontos baixos na carreira. No último ponto, faça 2 pontos juntos e feche a carreira com ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciamos a carreira.
Suba 2 correntes e no mesmo ponto de base, faça 2 pontos altos. Faça mais 14 pontos altos, cada um em um ponto de base. Agora, faça 6 aumentos (2 pontos em cada ponto de base). Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base (são 13 ao todo). Faça 2 aumentos e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto alto que iniciamos a carreira.
Suba novamente 2 correntes e no mesmo espaço faça mais 2 pontos altos. Então, faça 13 pontos autos, cada um em um ponto de base. Agora, faça 2 pontos altos juntos, e no próximo ponto de base, faça 1 ponto alto. Novamente, faça 2 pontos altos juntos e depois 1 ponto alto. Continue a mesma sequência por mais 5 vezes (no final, serão 7 aumentos). Agora, trabalhe novamente 13 pontos altos, um em cada ponto de base. No final, faça 4 aumentos (2 pontos em cada ponto de base). Feche com ponto baixíssimo no 1º ponto ato que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
Dobre o solado ao meio e a partir da parte de trás (parte menor), conte 13 pontos e prenda o fio preto.
Faça uma carreira de pontos baixos sem aumentos. Trabalhe na direção do calcanhar. Terminada a carreira, feche com ponto baixíssimo. Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça mais 24 pontos baixos, um em cada ponto de baixo. Terminados os 25 pontos baixos, dobre o solado ao meio novamente e agora, contando na parte da frente, marque 3 pontos em cada lado. Agora, dê uma laçada na agulha para formarmos o ponto 26 como mostra a foto. Complete o ponto com o fio branco. Observe a foto. Dê um nozinho com o fio preto e o a ponta do fio branco e corte as sobras. Continue a carreira de pontos baixos trabalhando agora com o fio branco. 
Quando chegar na área da frente que está marcada (são 6 pontos), trabalhe os pontos pegando apenas na alça de trás. Depois continue a trabalhar os pontos pegando nas duas alças do ponto de base.
Terminada a carreira, feche com ponto baixíssimo, só que faça isso já introduzindo o fio colorido que será a cor de seu tênis.
Observe a foto. Dê um nozinho com o fio branco e o a ponta do fio colorido e corte as sobras. Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço.
Agora, vá fazendo um ponto baixo em cada ponto de base. Quando chegar na área da frente, onde estava marcada (são 6 pontos), trabalhe os pontos pegando apenas na alça de trás.
 Continue a fazer a carreira toda em pontos baixos sem aumentos. Finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo da carreira.
Antes de começar a próxima carreira, marque o ponto do meio na frente do tênis. Use como orientação os 6 pontos que trabalhamos apenas em uma das alças. Então, depois de marcar o ponto do meio, conte 8 pontos para a direita e marque esse ponto.
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Então, faça uma carreira de pontos baixos, cada um em um ponto de base, até chegar na marcação.
Agora, faça uma diminuição (faça o próximo ponto deixando a laçada na agulha, passe para o próximo ponto e agora, você tem 3 laçadas na agulha. Feche todas de uma vez). Agora, faça mais 2 pontos baixos, cada um em um ponto de base. Faça novamente uma diminuição. Faça mais 6 pontos baixos, cada um em um ponto de base, Volte a fazer mais uma diminuição. Novamente 2 pontos baixos e mais uma diminuição. Agora complete a carreira e feche com ponto baixíssimo.
                     Para começar essa carreira, a partir do ponto do meio, marque 6 pontos na direita.
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça uma carreira de pontos baixos, cada um em um ponto de base, até chegar na marcação. Faça uma diminuição e então faça mais 8 pontos baixos e depois outra diminuição. Agora complete a carreira e feche com ponto baixíssimo. 
             Para começar essa carreira, a partir do ponto do meio, marque 8 pontos na direita.
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça uma carreira de pontos baixos, cada um em um ponto de base, até chegar na marcação. Faça uma diminuição e então faça 2 pontos baixos, um em cada ponto de base e faça mais 1 diminuição. Faça mais 4 pontos baixos e mais 1 diminuição. Mais 2 pontos baixos e, depois outra diminuição. Agora complete a carreira e feche com ponto baixíssimo.
          Para começar essa carreira, a partir do ponto do meio, marque 3 pontos na direita.
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça uma carreira de pontos baixos, cada um em um ponto de base, até chegar na marcação. Faça uma diminuição e então faça 2 pontos baixos, um em cada ponto de base e faça mais 1 diminuição. Agora complete a carreira e feche com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate. Ficará assim, com 5 carreiras do fio colorido.
          Para começar essa carreira, a partir do ponto do meio, marque 4 pontos na direita.
Dobre o solado ao meio e a partir da parte de trás (parte menor), conte 12 pontos e prenda o fio branco.
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça uma carreira de pontos baixos, cada um em um ponto de base, até chegar na marcação.
Faça uma diminuição e então faça 1 ponto baixo, mais 1 diminuição e depois 1 ponto baixo e, mais uma diminuição. São 3 diminuições ao todo. Agora ,complete a carreira e feche com ponto baixíssimo. 
Agora, suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo espaço. Agora, faça uma carreira de 24 pontos baixos. Corte o fio e arremate.
                      Prenda o fio vermelho (ou da cor de sua preferência) na parte de trás.
Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo ponto de base. Agora, faça pontos baixos até o final da carreira de base.
Faça 1 corrente, salte o 1º ponto de base da carreira de baixo e faça 1 ponto baixo no próximo ponto de base. Observe a foto.
Faça novamente 1 corrente, salte o próximo ponto de base e faça 1 ponto baixo. Faça novamente 1 corrente, salte 1 ponto de base e faça 1 ponto baixo. Agora, faça mais 1 ponto baixo e faça uma diminuição. Faça mais 2 pontos baixos e mais uma diminuição. Faça mais 2 pontos baixos, 1 corrente, salte um ponto de base e faça 1 ponto baixo. Mais 1 corrente, salte novamente um ponto de base e faça mais 1 ponto baixo. Novamente 1 corrente, salte o ponto de base e faça 1 ponto baixo na carreira de cima (carreira de 25 pontos). Agora, complete a carreira e feche com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate. 
                                                                          BICO
Para formar o bico do tênis, use como base o espaço dos 6 pontos da frente que deixamos com as alças vazias.
Deixe um pedaço de fio, mais ou menos de uns 20 cm, para costurarmos o bico depois e, prenda o fio branco com ponto baixo no 1º ponto.
                                 Agora faça mais 5 pontos baixos, cada um em um ponto de base.
                           Faça 1 corrente, vire o trabalho e faça novamente 6 pontos baixos.
Faça 1 corrente, vire o trabalho e a partir do 2º ponto de base, faça 4 pontos baixos e 1 ponto baixíssimo no último ponto de base. Corte o fio e arremate.
Agora com a ajuda de uma agulha, costure o bico no tênis. Terminado, passe o fio para dentro, dê um nozinho e corte a sobra.
 Ficará assim... Para o cadarço, utilizando o fio branco, faça 90 correntes e volte trabalhando 1 ponto baixo em cada corrente.
                                                                              TIRA
Faça 15 correntes, volte na 2ª e faça uma carreira de pontos baixos. Faça 1 corrente, vire e faça mais uma carreira de pontos baixos. Novamente, faça 1 corrente, vire e faça mais uma carreira de pontos baixos. São 3 correntes ao todo. Deixe um pedaço do fio, mais ou menos uns 40 cm,  para costurarmos. 
Posicione a tira na parte de trás logo depois do solado e prenda com uma agulha ou alfinete como mostra a foto.
Depois de preso na parte de baixo, faça uma dobra  na parte de cima de acordo que fique com a dobra na direção da última carreira do tênis.
          Com a ajuda de uma agulha de costura, costure a dobra e desça costurando a tira no tênis.
Vá costurando com os pontos bem próximos à tira.
Na parte de cima, costure apenas na alça de trás.
Ficará assim...
                                                                       SÍMBOLO
Faça 9 correntes. Volte na 3ª corrente e faça 1 meio ponto alto. Faça mais 2 meio pontos altos no mesmo espaço. Agora, faça mais 2  meio pontos altos, um em cada corrente de base. Então, faça 3 pontos baixos, um em cada corrente de base. E, na próxima corrente de base, faça mais 2 pontos baixos. Corte o fio deixando um pedaço para costura e posicione-o na lateral e costure-o.
                                                                            PALA
Faça 8 correntes. Volte na 2ª corrente e faça ponto baixo. Agora, faça 1 ponto baixo em cada corrente de base.
Faça 1 corrente, vire o trabalho e faça mais 4 pontos baixos, um em cada ponto de base. Agora, faça um aumento (2 pontos no mesmo espaço). Complete a carreira com mais 3 pontos baixos, um em cada ponto de base. Faça 1 corrente, vire o trabalho e faça mais uma carreira de pontos baixos.
Faça 1 corrente, vire o trabalho e faça mais 4 pontos baixos, um em cada ponto de base. Agora, faça um aumento (2 pontos no mesmo espaço). Complete a carreira com mais 2 pontos baixos, um em cada ponto de base. Faça 1 corrente, vire o trabalho e faça mais uma carreira de pontos baixos. Faça mais 4 carreiras de pontos. São 9 carreiras ao todo.
 Prenda o fio branco e faça uma carreira de pontos baixos. No final da carreira, desça 3 pontos baixos na lateral. Alongue um pouco o fio e reserve.
                           Faça uma carreira com o fio colorido. Esse fio já pode ser arrematado.
Vire o trabalho e volte fazendo uma carreira de pontos baixos com o fio branco. Desça também uns 3 pontos pela lateral. Corte o fio e arremate. Ficará assim...
Coloque um fio branco na agulha de costura e prenda-o na base da pala.
Até agora, seu tênis, estará assim...
Posicione a pala na frente do tênis com a base na parte de dentro. Passe a agulha pela carreira de pontos brancos do tênis e vá costurando.
Na parte interna, vai ficando assim. Costure apenas a base na parte da frente do tênis. Termine a costura na parte interna com um nozinho. Corte o fio e arremate.
Coloque o cadarço a partir da alcinha de uma corrente.
     Ficará assim...
Beijinhos!!!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário