sexta-feira, 22 de abril de 2016

Tapete Puro Ritmo (Pure Rhytm)

Entregue-se a beleza e a sofisticação da trama do Tapete Puro Ritmo (Pure Rhythm) da russa Patricia Kristoffersen. Publicado como doily (centro de mesa) pela primeira vez no ano de 2002 na revista Pineapple Elegance, esse tapete vai te surpreender... O passo a passo, você encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo.

MATERIAL:                                            
300 g de barbante colorido nº 6
1200 g de barbante natural nº 8
Agulha para crochê nº 4
TAMANHO: 130 centímetros de diâmetro





                                                          ANTES DE COMEÇAR...
Algumas carreiras do tapete serão terminadas em ponto baixíssimo e outras que formadas por alças, normalmente terminarão muitas vezes em correntes e pontos altos por exemplo. Quando isso acontecer será porque fazendo dessa forma você terminará a carreira na posição correta para iniciar as alças da próxima carreira. Então, siga a risca as orientações de finalizações de cada carreira, ok?
Vamos lá...
                                                              A TROCA DAS CORES...
Ao finalizar uma carreira, você terá uma laçada na agulha como mostra a foto.
Quando for necessário a troca das cores, puxe o fio pra trás novamente, desfazendo a laçada. Então você terá 2 laçadas na agulha como mostra a foto.
                                Dobre um pedaço do fio que você iniciará a próxima carreira.
         Passe-o pela agulha fechando a carreira. Formando então uma laçada com a nova cor.
Vire o trabalho para trás e dê 3 nós bem fortes com a ponta do fio que acabou de introduzir e o fio que estava trabalhando. Observe que a laçada com o fio novo continua na agulha.
Corte a sobra do fio que acabou de introduzir e o fio que irá retirar. 
Observe que fica sem sobras de fios e com nós bem firmes...
Agora é só virar o trabalho para frente e continuar com o fio novo.

                                                    COMEÇANDO SEU TAPETE...
             Com o barbante natural, inicie fazendo 10 correntes e feche com 1 ponto baixíssimo.
                                                                       Carreira 01
 Suba 3 correntes (equivale ao 1º ponto alto) e, faça mais 2 pontos altos. Marque esse último ponto com um marcador ou uma linha.
Agora, faça mais 21 pontos altos e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                         Carreira 02
Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo no mesmo ponto de base. Agora, faça 3 correntes, pule o próximo ponto de base e faça 1 ponto baixo formando uma alça. Faça novamente 3 correntes, pule o próximo ponto de base e faça 1 ponto baixo formando mais uma alça. Faça essa mesma sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. 
                                                                     Carreira 03
Passe para dentro da alça de base com 1 ponto baixíssimo. Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo. Agora, faça 4 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça  de base, formando 1 alça. Repita até o final e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                    Carreira 04
          Agora, com o fio colorido, passe para dentro da alça de base com 1 ponto baixíssimo. Suba 1                                                                 corrente e faça 1 ponto baixo.
Agora, vamos fazer 3 pontos altos duplos em relevo, fechados juntos. Para isso, dê 2 laçadas na agulha e passe a agulha por trás do ponto que está marcado na 1ª carreira.
Trabalhe duas laçadas e deixe sobrar duas na agulha como mostra a foto.
Trabalhe mais 2 pontos altos duplos em relevo, no mesmo ponto de base, e deixe a última laçada de cada um dos pontos na agulha. Você ficará com 4 laçadas na agulha (uma já era do ponto baixo que você já havia feito, e as outras três, são de cada um dos pontos altos duplos).
Feche todas as laçadas juntas e faça 1 ponto baixo na mesma alça de base.
Faça 4 correntes e prenda na próxima alça com ponto baixo.
Faça novamente 3 pontos altos duplos em relevo, fechados juntos na 1ª carreira. Para isso, salte um ponto alto na 1ª carreira e faça os pontos no próximo. Terminados os 3 pontos, faça novamente 1 ponto baixo e faça a alça de 4 correntes presa com ponto baixo na próxima alça de base. 
Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                       Carreira 05
Agora, com o fio natural, passe para dentro da alça de base com 1 ponto baixíssimo. Suba 1 corrente e faça 1 ponto baixo. Faça 6 correntes e prenda com  ponto baixo na próxima alça de base. Faça novamente 6 correntes e forme uma nova alça prendendo com ponto baixo na próxima alça de base. Faça a mesma sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.  
                                                                      Carreira 06
 Trabalhando novamente com o fio colorido, faça 3 correntes. Agora, faça 1 ponto baixo na próxima alça de base. Agora vamos fazer 2 pontos altos duplos fechados juntos, o 1º ponto alto duplo, faça-o no ponto baixo de base antes dos 3 pontos altos duplos da carreira 4. Deixe 2 laçadas na agulha, agora faça o outro ponto alto duplo no ponto baixo após os 3 pontos altos duplos da carreira 4. Quando tiver as 3 laçadas na agulha finalize fechado todas juntas. Agora, faça 1 ponto baixo na mesma alça de base. 
Agora, no próximo ponto baixo de base faça 4 pontos altos separados sempre por 1 corrente e prenda na próxima alça de base com 1 ponto baixo.
Faça novamente 2 pontos altos duplos fechados juntos na carreira 4 prendendo o 1º no ponto baixo que já prendemos o ponto anterior e o 2º no ponto baixo que está depois dos três pontos altos duplos fechados juntos. Observe a foto. Depois de fazer os dois pontos fechados juntos, faça novamente 1 ponto baixo na mesma alça de base.
No próximo ponto baixo na base, volte a fazer o leque de 4 pontos altos separados por 1 corrente. Faça essa mesma sequência por toda a carreira. Quando chegar nas 3 correntes iniciais fazer no mesmo lugar 3 pontos altos separados por 1 corrente e 1 ponto baixo na terceira corrente do início da carreira para formar o último espaço de 1 corrente.
                                                                        Carreira 07
Prenda novamente o fio natural em seu trabalho e faça 1 ponto baixo no último espaço de 1 corrente.
Agora, faça 1 ponto baixo no próximo ponto de base. Pule o próximo ponto base e faça 1 ponto baixo nos 2 pontos altos duplos fechados juntos na base. Pule novamente o próximo de base e faça mais 1 ponto baixo no próximo de base e mais 1 no próximo espaço de uma corrente na base. Agora, faça 1 alça de 4 correntes e prenda com ponto baixo no próximo espaço de uma corrente na base. Faça novamente 1 alça de 4 correntes e volte a prender com ponto baixo  no próximo espaço de uma corrente na base. Faça mais 1 ponto baixo no próximo ponto de base, salte novamente um ponto de base e faça o próximo ponto baixo nos 2 pontos altos duplos fechados juntos na base. Salte novamente um ponto de base e faça 2 pontos baixos, cada um em um ponto de base. Observe que você terá então 5 pontos baixos. Agora, faça novamente as 2 alças de 4 correntes. 
                                            Faça essa mesma sequência por toda a carreira.
No espaço pra formar a última alça, faça 1 corrente e 1 ponto alto no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                       Carreira 08
Faça 1 ponto baixo na 1ª alça de base. Agora, faça 6 correntes e 1 ponto baixo na próxima alça de base. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça de base.
Faça novamente mais 2 alças, uma com 6 correntes e uma com 5 correntes, sempre presas com 1 ponto baixo nas alças de base.
Faça a mesma sequência por toda a carreira e quando chegar no último espaço, faça
2 correntes e 1 ponto alto no primeiro ponto baixo da carreira para formar o espaço de 5 correntes.
                                                                      Carreira 09
 Para começar essa carreira, faça 1 ponto baixo e 2 correntes. Na próxima alça de 6 correntes faça
 3 pontos altos sempre deixando a última laçada na agulha.
Agora, feche todos três juntos.
Faça 3 correntes e mais 3 pontos altos fechados juntos. Faça o mesmo mais 2 vezes e no final,  você terá um total de 4 vezes de 3 pontos altos fechados juntos na mesma alça. Prenda com ponto baixo na próxima alça de 5 correntes.
Passe para a próxima alça e faça novamente 4 vezes de 3 pontos altos fechados juntos na mesma alça. e prenda com ponto baixo na próxima alça de 5 correntes. Faça o mesmo por toda a carreira e quando chegar nos últimos pontos altos da última alça, faça apenas 2 pontos altos e feche juntos com ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciamos a carreira.
Ficará assim...
Carreira 10
Ponto baixíssimo no próximo 3 pontos altos fechados juntos. Faça 1 corrente e, na alça , faça 2 pontos baixos. Agora, faça 4 correntes e na próxima alça, faça mais 2 pontos baixos. Faça novamente 4 corrente e na próxima alça, mais 2 pontos baixos. Continue essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo.
                                                                      Carreira 11
  Voltando a trabalhar com o fio colorido, faça 1 ponto baixíssimo no próximo ponto baixo. Agora, faça 1 corrente e na próxima alça de base, faça 1 ponto baixo.  Faça uma alça com 6 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base.
Agora na próxima alça, faça 3 pontos altos fechados juntos. Faça 3 correntes de separação e mais  3 pontos altos fechados juntos. Novamente  3 correntes de separação e mais 3 pontos altos fechados juntos. Prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Agora, faça novamente uma alça de 6 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Faça essa mesma sequência  de alças e leques de 3 pontos altos fechados juntos por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                        Carreira 12
Prenda novamente o fio natural em seu trabalho e na alça de base seguinte, faça 1 ponto  baixíssimo.   Agora,  faça 2 correntes  e mais 2 pontos altos fechados   juntos. Faça 3 correntes de separação e mais
3 pontos altos fechados juntos. Faça mais 3 correntes de separação e mais 3 pontos altos fechados juntos. Novamente, faça 3 correntes de separação e mais 3 pontos altos fechados juntos. Observe que são um total de 4 blocos de três pontos altos fechados juntos sempre separados por três correntes.
Prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Agora, faça uma alça com  4 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Na próxima alça de base, volte a fazer os  4 blocos    de três pontos altos fechados juntos sempre separados por três correntes. Faça a  mesma  sequência   de alças e depois de blocos por toda a carreira e no final feche com 1 ponto baixíssimo no 1º bloco de 3 pontos altos fechados juntos.
No final da carreira, seu trabalho estará assim...
                                                                     Carreira 13
Volte a prender o fio colorido em seu trabalho. Passe para dentro da próxima alça de base com 1 ponto baixíssimo. Agora, faça 1 corrente e 1 ponto baixo. Forme uma alça com 4 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Forme novamente uma alça com 4 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base.
Na próxima alça de base, faça três blocos de 3 pontos altos fechados juntos sempre separados por 3 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. 
Faça essa mesma sequência de alças e blocos de três pontos altos fechados juntos e finalize com 1 ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                     Carreira 14
Novamente trabalhando com o fio natural, faça 1 ponto baixíssimo. Agora, faça 1 corrente e 1 ponto baixo na próxima alça de base. Agora, faça uma alça de 5 correntes e prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Continue a fazer as alças de 5 correntes sempre presas com pontos baixos por toda a carreira.
No último espaço para formar a última alça, faça 2  correntes e 1 ponto alto no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Observe a foto...
                                                                     Carreira 15
Comece a carreira fazendo 2 pontos baixos na alça de base. A passe para a próxima alça fazendo 4 pontos baixos. Continue a carreira fazendo sempre 4 pontos baixos em cada alça de base.
 Quando chegar na última alça de base, faça 2 pontos baixos e finalize a carreira com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                     Carreira 16
 Suba 3 correntes  e faça 1 ponto alto no  próximo ponto  de base. Faça mais 2 pontos altos, um em cada ponto de base. Observe que agora você tem um bloco de quatro pontos altos (as três correntes contam como o 1º ponto). 
 Agora, faça 1 corrente e faça mais 1 bloco de 4 pontos altos, mas observe que cada ponto e feito em um ponto de base e não há espaço de pontos na base. Todos os pontos serão preenchidos a separação é feita apenas pela corrente. Continue a fazer os blocos por toda a carreira e lembre-se de de um bloco para outro sempre haverá 1 corrente de separação.
 No final da carreira aproveite para trocar o fio natural pelo colorido e faça 1 ponto baixo na 3ª corrente do início para formar o último espaço de 1 corrente.
                                                                        Carreira 17
 Faça 2 correntes mais 3 pontos altos e forme 1 ponto pipoca. (Para formar o ponto pipoca, depois de fazer o último ponto alto, retire a agulha da laçada, passe a agulha pelo 1º ponto do bloco e puxe a laçada como mostra a foto).
 Pule os próximos três pontos de base e faça 1 ponto alto duplo em relevo pegando por trás do                                                                           próximo ponto de base.
                                                                Faça 5 correntes.
Agora, faça 1 ponto alto duplo em relevo pegando por trás do 1º ponto alto pulado logo depois do                                                                               ponto pipoca.
No próximo ponto de base, faça mais 1 pipoca com 4 pontos altos. Observe na foto que você terá os pontos pipocas e ao meio terá dois pontos altos duplos em relevo formando um X.
Pule novamente 3 pontos de base e volte a trabalhar os pontos altos duplos em relevo. Continue essa sequência por  toda a  carreira e  finalize com  ponto baixíssimo  no 1º ponto pipoca que  iniciamos a carreira.
                                                                      Carreira 18
            Troque o fio colorido pelo natural e faça 1 ponto baixíssimo no próximo ponto de base.
Faça 1 corrente e na próxima alça de base faça 1 ponto baixo. Agora faça uma alça de 3 correntes e prenda com 1 ponto baixo. Faça mais 1 alça e prenda novamente com  ponto baixo. Observe na foto que você então terá na mesma alça de base, 2 alças de 3 correntes presas na base por 3 pontos baixos. Passe para a próxima alça de base sem fazer corrente de separação .
Faça 2 alças de 3 correntes  em cada alça de base por toda a carreira  e finalize com 1 ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
                                                                      Carreira 19
Passe para dentro da 1ª alça com 1 ponto baixíssimo. Agora, faça 1 corrente e 1 ponto baixo. Faça uma  alça  com  4  correntes  e  prenda  na  próxima  alça  de  base  com 1 ponto baixo. Faça novamente  uma  alça  com  4 correntes e prenda na próxima alça de base com 1 ponto baixo.
Faça essa mesma sequência por toda a carreira e no último espaço faça 1 corrente e 1 ponto alto no 1º ponto baixo para formar a última alça de 4 correntes.
                                                                Carreira 20 a 23
 Para começar a CARREIRA 20, faça 1 ponto baixo na alça de base. Agora, faça uma alça de 4 correntes e faça 1 ponto baixo na próxima alça de base. Faça o mesmo por toda a carreira e termine a carreira com 1 corrente e 1 ponto alto no 1º ponto baixo para formar a última alça de 4 correntes. É feita da mesma forma que você fez a CARREIRA 19. Agora, faça mais 2 CARREIRAS (21 e 22) da mesma forma. Para fazer a CARREIRA 23, faça tudo da mesma forma, porém no último espaço, para formar a última alça, faça as 4 correntes e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira.
Ficará assim...
                                                                       Carreira 24
Passe para dentro da 1ª alça de base com 1 ponto baixíssimo. Suba 3 correntes e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 ponto alto formando um leque.
Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos na próxima alça.
Passe para a próxima alça de base e faça 1 ponto alto. Faça 1 corrente de separação e mais 1 ponto alto. Faça mais 4 pontos altos, sempre separados por 1 corrente. Assim você terá um abanico com 6 pontos altos.
Passe para a próxima alça de base e faça 2 pontos baixos  e mais 2 pontos baixos na próxima alça de base. 
 Faça 2 correntes de separação e na próxima alça volte a fazer o leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e volte a fazer 2 pontos baixos na próxima alça de base e mais 2 na próxima alça de base. Continue essa sequência por toda a carreira.
No final da carreira. depois dos dois últimos pontos baixos, faça as 2 correntes e prenda com 1 ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                    Carreira 25
Ande com ponto baixíssimo até a alça do meio do leque da base. Suba 3 correntes e faça mais 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação.
Agora, você vai fazer 4 pontos baixos, os 2 primeiros vão ficar na alça de base de duas correntes. Os outros 2 vão ficar nos próximos dois pontos baixos de base.
Pule os próximos dois pontos baixos de base e agora, trabalhando encima do abanico, você vai fazer 1 ponto alto para cada ponto e corrente de base. Entre os pontos altos, faça 1 corrente de separação. No final serão 11 pontos altos sempre separados por 1 corrente. Depois do ponto 11 não faça corrente e prenda com ponto baixo no 3º ponto de base. Faça mais 3 pontos baixos (um no próximo ponto de base e os outros dois na alça de correntes).
Faça 2 correntes de separação, faça o próximo leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça novamente 2 correntes de separação, faça o bloco de 4 pontos baixos  a partir da alça de correntes e depois volte a fazer os 11 pontos altos do abanico. Faça essa sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto. 
Carreira 26
 Pra essa carreira em específico, eu indico que corte o fio natural e arremate-o e prenda o fio colorido diretamente na alça do meio do leque de base. Suba 3 correntes e faça mais 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes  na alça de base faça 2 pontos baixos.
Faça mais 2 pontos baixos, um em cada ponto de base.
Agora, passando a agulha de trás para frente no 1º ponto do abanico, faça 1 ponto alto em baixo relevo.
Faça 1 corrente de separação.
Faça o mesmo nos outros 10 pontos altos de base do abanico. Salte os dois pontos de base e faça mais 4 pontos baixos (dois nos pontos baixos e dois nas correntes)
Faça 2 correntes de separação, e faça o leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça novamente 2 correntes de separação e volte a fazer o bloco com 4 pontos baixos. Continue essa sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                       Carreira 27
 Pra essa carreira em específico, eu indico que corte o fio colorido e arremate-o e prenda o fio natural diretamente na alça do meio do leque de base. Suba 3 correntes e faça mais 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e na alça de correntes de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos um em cada ponto de base. Pule 3 pontos de base e faça mais 1 ponto baixo na 1ª alça de base no abanico.
Agora faça 2 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça de base, formando uma nova alça. Faça o mesmo por todas as alças e no final você terá 9 alças de 2 correntes sempre presas por 1 ponto baixo.
Pule os próximos três pontos de base e faça 1 ponto baixo nos próximos dois pontos base, e, mais 2 pontos baixos na próxima alça. Agora, faça 2 correntes e na alça no meio do leque de base, faça um novo leque com 2 pontos baixos, 2 correntes e mais 2 pontos baixos. Faça novamente 2 correntes de separação e prenda com ponto baixo na próxima alça de base.
Faça essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                         Carreira 28
Ande com ponto baixíssimo para a alça de correntes no meio do leque de base. Suba 3 correntes e faça mais 1 ponto alto, 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e na alça de correntes de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos um em cada ponto de base.
 Pule os próximos três pontos de base e faça 1 ponto baixo nas próximas 2 alças de base. Na próxima alça de base, faça 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto. 1 corrente e mais 1 ponto alto. Serão 3 pontos altos ao todo separados por 1 corrente.
Na próxima alça de base, faça 1 ponto baixo. Na próxima mais 3 pontos altos separados por 1 corrente.  Faça novamente 1 ponto baixo, na próxima alça e depois mais 3 pontos altos separados por 1 corrente na próxima alça.
                     Agora, faça em cada uma das duas  próximas alças de base, 1 ponto baixo.
Salte os próximos 3 pontos de base e faça 2 pontos baixos, um em cada ponto de base e mais 2 pontos baixos na alça de base. Faça 2 correntes de separação e na alça no meio do leque de base, faça novamente um leque com 2 pontos altos, 2 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos.
 Continue essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                         Carreira 29
Comece a carreira, andando com ponto baixíssimo até a próxima alça de base. Suba 3 correntes e 
faça 1 ponto  alto, 2  correntes e  mais 2  pontos altos. Faça 2 correntes e na próxima alça de base, 
faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos.
 Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos, 1 em cada ponto de base.
Pule os próximos cinco pontos de base, e na corrente de base, depois do primeiro ponto alto de base no abanico, faça 1 ponto baixo, 3 correntes e mais 1 ponto baixo, formando assim uma alça. Na próxima alça de base (depois do segundo ponto alto de base), faça mais uma alça com 1 ponto baixo, 3 correntes e mais 1 ponto baixo. Pule os próximos 3 pontos de base e, na próxima alça de base forme mais uma alça e na próxima alça de base, forme outra alça. Pule novamente os próximos 3 pontos de base e faça novamente uma sequência de 2 alças. No final, você terá 6 alças.
 Salte novamente 5 pontos de base e faça 4 pontos baixos (2 nos pontos de base e 2 na alça). Faça 2  correntes de espaço e volte a fazer 2 leques separados por 2 correntes como mostra a foto.
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª carreira que iniciamos a carreira.
                                                                     Carreira 30
Comece a carreira, andando com ponto baixíssimo até a próxima alça de base. Suba 3 correntes  e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Na próxima alça de base, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. Na próxima alça de base, faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Observe que agora, já temos 3 leques e não há corrente de separação entre eles.
Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos                                                             baixos, 1 em cada ponto de base.
Pule os próximos 3 pontos de base e faça 1 ponto baixo na 1ª alça de base do abanico. Agora, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça de base formando assim uma nova alça. Faça novamente 3 correntes e forme uma nova alça prendendo na próxima alça de base com ponto baixo. Faça o mesmo mais 3 vezes e no final, você terá 5 alças.
Pule os próximos 3 pontos de base e faça 4 pontos baixos (2 nos pontos de base e 2 na alça). Faça 2 correntes de espaço e volte a fazer 2 leques separados por 2 correntes como mostra a foto. São 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Na próxima alça de base, faça 2 pontos altos, 3 correntes e mais 2 pontos altos. E, na próxima alça, faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Agora, faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos, 1 em cada ponto de base.
Continue a fazer essa sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                          Carreira 31
 Comece a carreira, andando com ponto baixíssimo até a próxima alça de base. Suba 3 correntes  e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 3 pontos baixos. Agora, faça 2 correntes e na próxima alça de base, faça um novo leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos, 1 em cada ponto de base.
Salte três pontos de base e na 1ª alça de base do abanico, faça 2 pontos baixos e mais 1 ponto baixo na próxima alça de base. Agora, na próxima alça, faça 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 corrente, mais 1 pontoa alto e 1 corrente e mais 1 ponto alto (ao todo são 4 pontos altos e 3 correntes). Prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base e, faça mais 2 pontos baixos na próxima alça.
Salte três pontos de base e faça 4 pontos baixos (2 nos pontos de base e 2 na alça). Faça 2 correntes de espaço e volte a fazer os leques que agora, são: 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 3 pontos baixos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Continue essa sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                    Carreira 32
Pra essa carreira em específico, eu indico que corte o fio natural e arremate-o e prenda o fio colorido diretamente na alça do meio do leque de base. Então, suba 3 correntes  e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Agora, faça 3 correntes e faça 9 pontos baixos (3 na alça de base, 3 nos pontos de base e 3 na próxima alça). Faça 3 correntes de separação e na próxima alça de base, faça um leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos.
Faça 2 correntes de separação e na próxima alça de base, faça 2 pontos baixos. Faça mais 2 pontos baixos, 1 em cada ponto de base. Já no abanico, faça 2 pontos baixos, um em cada ponto de base. Salte um ponto de base e, no 1º ponto alto de base, faça 1 V (1 ponto alto, 2 correntes e mais 1 ponto alto). Agora, vamos fazer 2 pontos altos em relevo fechados juntos. O primeiro faça ainda nesse mesmo 1º ponto de base e deixe a agulha com duas laçadas. O segundo faça no 2º ponto alto de base e feche os dois pontos juntos.
Na base do 2º ponto alto de base, faça outro V. Observe a foto.
Faça mais 2 pontos altos fechados juntos em relevo. Faça um no 2º ponto alto de base e o outro no 3º ponto alto de base.
Faça mais 1 V na base do 3º ponto alto de base.
Agora, faça mais 2 pontos altos fechados juntos em relevo. Um fica no 3º ponto alto de base e o outro, no 4º ponto alto de base. Por último, faça mais 1 V no 4º ponto de base.
Salte um ponto de base e prenda com 1 ponto baixo no próximo ponto de base. Faça mais 1 ponto baixo no próximo ponto de base.
Salte dois pontos de base e trabalhe 4 pontos baixos na lateral (2 nos pontos de base e 2 na alça). Faça 2 correntes de espaço e volte a fazer o leque, 3 correntes, 9 pontos baixos, 3 correntes, leque, e, na lateral, novamente, 2 correntes e 4 pontos baixos. No abanico, volte a fazer a mesma sequência de Vs e pontos altos em relevo fechados juntos. Continue essa mesma sequência por toda a carreira e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
Carreira 33
Pra essa carreira em específico, eu indico que corte o fio colorido e arremate-o e prenda o fio natural diretamente na alça do meio do leque de base. Suba 3 correntes e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos, formando um leque. Faça 3 correntes e mais 3 pontos baixos na próxima alça de base. Faça novamente 3 correntes, pule os próximos 2 pontos de base e faça 2 pontos baixos fechados juntos, um em cada ponto de base. Faça novamente 3 correntes, salte 1 ponto de base e faça novamente 2 pontos baixos fechados juntos. Agora, faça 3 correntes e 3 pontos baixos na próxima alça de base. Novamente 3 correntes e na próxima alça de base, faça um leque com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Na lateral, faça 2 correntes e 2 pontos baixos na próxima alça.
No abanico, faça 2 pontos baixos na 1ª alça. Agora, faça 1 ponto baixo no próximo ponto alto fechado junto em relevo. Faça mais 2 pontos baixos na alça do próximo V. Agora, faça 5 correntes e 2 pontos baixos no próximo V. Faça 1 ponto baixo no próximo ponto alto fechado junto em relevo. Agora, mais 2 pontos baixos na próxima alça. (A sequência de pontos baixos é de: 2, 1, 2, 5 correntes, 2, 1, 2). 
Passe para a lateral e faça 2 pontos baixos na alça. Agora, faça 2 correntes e depois o leque. Volte a trabalhar a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                      Carreira 34
Comece a carreira, andando com ponto baixíssimo até a próxima alça de base. Suba 3 correntes  e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 3 correntes e, na próxima  alça de base,  faça
3 pontos baixos. Faça 1 ponto baixo na próxima alça, e, na próxima, faça 2 pontos altos fechados juntos, 2 correntes, 2 pontos altos fechados juntos, 2 correntes. Novamente 2 pontos altos fechados juntos, 2 correntes, 2 pontos altos fechados juntos. (Serão um total de 4 vezes de 2 pontos altos fechados juntos sempre separados por 2 correntes,) Prenda com 1 ponto baixo na próxima alça de base. Agora, faça 3 pontos baixos na próxima alça de base. Faça 3 correntes de separação e depois o leque (2 pontos altos, 2 correntes, 2 pontos altos).
 Depois do leque, na alça lateral, faça 1 ponto alto. Passe para a alça de cinco correntes no meio do abanico e faça 1 ponto baixo, 3 correntes e 1 ponto baixo. Faça novamente 1 ponto alto na alça de base da lateral e volte a fazer mais um leque.
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                         Carreira 35
Comece a carreira, andando com ponto baixíssimo até a próxima alça de base. Suba 3 correntes  e faça 1 ponto alto, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Faça 3 correntes e mais 6 pontos baixos, (3 na alça de base e 3 nos pontos de base).
Faça 1 ponto baixo na próxima alça. Agora, faça mais 3 correntes e mais 1 ponto baixo. Na próxima alça de base, faça novamente 1 ponto baixo, 3 correntes e mais 1 ponto baixo. E, na próxima alça, faça novamente 1 ponto baixo, 3 correntes e mais 1 ponto baixo.
Faça novamente 6 pontos baixos, um em cada ponto de base. Faça 3 correntes de separação e volte a fazer um leque (2 pontos altos, 2 correntes, 2 pontos altos).
Agora, sem fazer nenhuma corrente de separação, faça, nas duas alças no abanico, 2 pontos altos fechados juntos. Observe na foto que um ponto ficará em uma alça e o outro ponto na outra e são fechados juntos. Passe para o próximo lado e volte a fazer um leque. Faça essa mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
                                                                      Carreira 36
Comece a carreira, andando com ponto baixíssimo até a próxima alça de base. Suba 1 corrente  e faça 1 ponto baixo. Agora, faça mais 9 pontos baixos (2 nos pontos de base, 3 na alça e mais 4 nos próximos pontos de base).
Salte três pontos de base e na próxima alça, faça 4 pontos altos separados por 1 corrente. Passe para a próxima alça e faça a mesma sequência de 4 pontos altos separados por 1 corrente e, faça o mesmo na próxima. De uma alça para a outra, não faça nenhuma corrente. Salte três pontos de base e prenda com 1 ponto baixo no próximo ponto de base.
Agora, volte a fazer a sequência de 9 pontos baixos. Faça mais 1 ponto baixo na alça no meio do leque.
Faça 1 corrente e prenda na alça do próximo leque com 1 ponto baixo. Agora, volte a fazer os pontos baixos. Continue a fazer essa mesma sequência por toda a carreira.
Depois da última sequência de pontos baixos, faça 1 corrente e finalize a carreira com  ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
                                                                    Carreira 37
 Prenda o fio colorido no 3º ponto de base dos pontos baixos. Faça uma sequência 6 pontos baixos.
Salte dois pontos de base e faça 1 ponto alto em baixo relevo, pegando por trás do próximo ponto alto de base. Agora, faça 1 picô e no próximo ponto alto de base, faça mais 1 ponto alto em baixo relevo.
Continue essa sequência e no final você terá 12 pontos altos  em baixo relevo separados por 1 picô. Depois do último ponto alto em baixo relevo, salte dois pontos de base e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base.
Faça mais 5 pontos baixos, salte dois pontos de base e na corrente de separação de um bloco para o outro, faça 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 picô, 1 ponto alto, 1 corrente e mais 1 ponto alto. Prenda com ponto baixo no 3º ponto de base.
Faça a mesma sequência por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
Ficará assim...
Beijinhos!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário