Você pode e seu banheiro quer!! Permita-se a sofisticação e a beleza do Jogo de Banheiro Russo com a Flor Maria Helena... Você será a pessoa responsável em transformar o seu banheiro em um ambiente de elogios e encantamento. O passo a passo? Você encontra no blog do Meu Crochê Contemporâneo.
MATERIAL PARA TODO O JOGO
1 K de barbante natural nº 6
200 grs de barbante colorido mesclado
1ª CARREIRA
Prenda o fio natural na agulha, vire sua flor e passe a agulha nos pontos que estão no encontro entre as pétalas e forme 1 ponto baixo. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo novamente nos pontos que estão entre as próximas pétalas. Faça o mesmo por toda a base da flor e no final prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Você terá um total de 8 alças.
Passe o fio com ponto baixo para dentro da 1ª alça. Suba 2 correntes e faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos, formando assim o 1º canto do square. Faça 1 corrente e, na próxima alça, faça 1 bloco com 3 pontos altos e 1 corrente. Passe para alça seguinte e faça o 2º canto com 3 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos e, 1 corrente de separação. Na próxima alça, será novamente um bloco e 1 corrente de separação e, na outra o 3º canto e 1 corrente de separação. Na outra mais um bloco e 1 corrente de separação. Na próxima, o 4º canto e, na última, 1 bloco. Faça 1 corrente de separação e feche com ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciamos a carreira. Observe na foto como ficará por trás.
2ª CARREIRA
Para fazer a segunda carreira, ande com pontos baixíssimos para a alça no meio do canto e suba 3 correntes e faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos, formando assim um novo canto. Agora, em cada corrente de base entre os blocos, você vai fazer 1 bloco de 3 pontos altos sempre separados por 1 corrente.
Quando chegar no próximo canto, faça um bloco com 5 pontos altos e 1 corrente de separação, dentro das alças no meio do canto da carreira anterior. Continue a fazer os blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação nas correntes de base e na alça do meio do próximo canto, faça novamente mais um bloco com 5 pontos altos e 1 corrente, como mostra a foto.
Continue novamente a fazer os blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação nas correntes de base e na alça do meio do próximo canto, faça agora, mais 1 canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Complete a carreira com os blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação. Ficará dessa forma como mostra a foto. Atrás estará mais reto e na frente mais arredondado. Feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos a carreira.
3ª CARREIRA
Suba 3 correntes e faça 1 ponto alto em cada ponto de base (inclusive nas correntes de base). Na alça de duas correntes no meio do canto, faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base.
Quando chegar no bloco arrendondado de cinco pontos altos, você vai fazer 2 pontos altos no 1º ponto de base, mais 3 pontos altos, um em cada ponto de base e mais 2 pontos altos juntos no 5º ponto de base.
Continue a fazer 1 ponto alto em cada ponto de base e no próximo bloco de cinco pontos altos, faça novamente 2 aumentos (2 pontos altos juntos) um no 1º ponto do bloco e um no 5º ponto.
Continue a sequência de pontos altos e no próximo canto, na alça de duas correntes, faça 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Complete a carreira com os pontos altos e feche com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciou a carreira.
No final da carreira, estará assim...
4ª CARREIRA
Suba 3 correntes e faça uma carreira toda em pontos altos novamente. Nas alças de duas correntes nos dois cantos na parte de trás, faça novamente 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Na frente, faça novamente 4 aumentos como mostra a marcação da foto. Faça os aumentos acompanhando os aumentos da carreira anterior. Quando chegar no canto, faça o 1º aumento no 1º ponto de base e o 2º aumento no último ponto de base do canto. No próximo canto, faça o mesmo. Feche a carreira com ponto baixíssimo na 3ª corrente que iniciamos. No final da carreira, você terá um total de 26 pontos altos na parte reta e 67 pontos altos contando as duas laterais e mais a parte da frente.
5ª CARREIRA
Suba 1 corrente e no mesmo ponto de base, faça 1 ponto baixo. Agora, faça 3 correntes, salte dois pontos de base e prenda com 1 ponto baixo no próximo ponto de base, formando assim uma alça.
Faça novamente 2 correntes e prenda com ponto baixo no 3º ponto de base. Observe que esse ponto baixo foi feito no último ponto de base antes da alça de duas correntes do canto. Então faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base (é o ponto logo depois das duas correntes de base) como mostra a foto. Agora é só repetir a mesma sequência de alças de 3 correntes sempre presas por 1 ponto baixo por toda a carreira e finalizar com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Salte sempre dois pontos de base e faça o ponto baixo no 3º ponto de base e no último espaço, salte 3 pontos na base. No final, serão 32 alças.
6ª CARREIRA
Passe para dentro da 1ª alça com 1 ponto baixo. Faça 2 correntes e mais 4 pontos altos. Retire a agulha da laçada do ponto que está e a coloque na 2ª corrente, volte na laçada do último ponto e a passe por dentro da corrente, formando assim 1 ponto pipoca. Faça 2 correntes de separação e na próxima alça, faça mais 1 ponto pipoca com 5 pontos altos (retire a agulha do último ponto, introduza no 1º e puxe a laçada do último para o 1º ponto). Faça 2 correntes de separação e na próxima alça que temos no canto, faça 2 pontos pipocas separados por 2 correntes.
Agora, você vai fazer 1 ponto pipoca nas próximas 7 alças, sempre separados por 2 correntes. E vai fazer 2 pontos pipocas, sempre separados pelas 2 correntes nas outras 2 alças.
O aumento dos pontos pipocas, ficará bem na parte oval do tapete como mostra a foto. Agora, faça 1 ponto pipoca em cada umas das próximas 4 alças e depois novamente 2 pontos pipocas nas outras duas alças. Os pontos pipocas são sempre separados por 2 correntes.
Agora, faça 1 ponto pipoca em cada uma das alças restantes e na alça que está no canto, faça novamente 2 pontos pipocas. Complete a carreira com 1 ponto pipoca em cada alça. Lembre-se que os pontos pipocas são separados sempre por 2 correntes.
Feche a carreira com ponto baixíssimo na 2ª corrente que iniciamos. No final, serão 38 pontos pipocas.
7ª CARREIRA
Passe para dentro da 1ª alça fazendo 1 ponto baixíssimo. Faça 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça 1 boco com 2 pontos altos. Na próxima alça, no canto, faça um novo canto com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos.
Na lateral, faça 7 blocos de 2 pontos altos separados por 1 correntes, um em cada alça de base.
Agora, faça uma sequência de 13 blocos de 3 pontos altos sempre separados por 1 corrente, um em cada alça de base. Volte a fazer os 7 blocos de 2 pontos altos e 1 corrente de separação na outra lateral.
Na alça do outro canto, faça novamente um outro canto com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Complete a carreira com blocos de 2 pontos altos e 1 corrente de separação. Feche com ponto baixíssimo na 3ª carreira que iniciamos. Ficará como mostra a foto, com blocos menores na parte detrás e nas laterais e, blocos maiores na parte da frente.
8ª CARREIRA
Passe novamente para a 1ª alça com ponto baixíssimo e faça 3 correntes e 1 ponto alto formando um novo bloco de 2 pontos. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça mais 1 bloco de 2 pontos altos. Na próxima alça do canto, faça um novo canto com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos.
Agora, na lateral, faça uma sequência de 8 blocos de 2 pontos altos sempre separados por 1 corrente, cada um em uma alça de base.
Faça, na parte da frente novamente 12 blocos de 3 pontos altos e 1 corrente de separação, cada um em uma corrente de base. Na outra lateral, faça mais 8 blocos de 2 pontos altos sempre separados por 1 corrente, cada um em uma alça de base.
Na próxima alça do outro canto, faça um novo canto com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Complete a carreira com os blocos de 2 pontos altos e 1 corrente.
Ficará assim...
9ª CARREIRA
Nessa carreira a sequência das laterias é a mesma da carreira passada. Comece com os blocos de 2 pontos altos e os cantos continuam com 2 pontos altos , 2 correntes e mais 2 pontos altos Na lateral, são 8 blocos de 2 pontos altos e na frente são 13 blocos de 3 pontos altos. Faça novamente 8 blocos de 2 pontos altos na outra lateral. Faça o outro canto com os 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos e complete a carreira com os blocos de 2 pontos altos. Lembre-se de que cada bloco é separado por 1 corrente.
Ficará assim...
10ª CARREIRA
Passe para dentro da 1ª alça fazendo 1 ponto baixíssimo. Faça 3 correntes e mais 1 ponto alto. Faça 1 corrente de separação e na próxima alça, faça 1 boco com 2 pontos altos. Na próxima alça, no canto, faça um novo canto com 2 pontos altos, 2 correntes e mais 2 pontos altos. Na lateral, faça 9 blocos de 2 pontos altos e 1 corrente. Na frente são 12 blocos de 3 pontos altos e na outra lateral são 9 blocos de 2 pontos altos.
Faça o outro canto e na parte de trás faça apenas 2 blocos de 2 pontos altos como mostra a foto.
Ficará assim...
11ª CARREIRA
Faça 4 correntes, vire o trabalho e nas próximas duas alças faça 2 blocos com 2 pontos altos um em cada corrente de base. Na alça do canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Na lateral, faça 9 blocos de 2 pontos altos separados por 1 corrente. Na frente, faça 13 blocos de 4 pontos altos e 1 corrente. Na outra lateral mais 9 blocos de 2 pontos altos e 1 corrente. No outro canto, faça novamente 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 pontos altos. Faça mais 2 blocos de 2 pontos altos e 1 corrente e, no final, faça 1 ponto alto no 2º ponto de base do 2º bloco depois do canto.
12ª CARREIRA
Suba 3 correntes, vire novamente o tapete e faça 1 ponto alto na 1ª corrente de base. Faça mais 2 blocos de 2 pontos altos, um em cada alça de base. Na alça de base do canto, faça um novo canto com 3 pontos altos, 2 correntes e mais 3 correntes. Na lateral, faça 10 blocos de 2 pontos altos. Na frente, faça 12 blocos de 4 pontos altos. Todos os blocos, sempre separados por 1 corrente.
Na outra lateral, faça novamente 10 blocos de 2 pontos altos e, no outro canto, faça 3 pontos altos, 2 pontos altos e mais 3 pontos altos. Faça mais 3 blocos de 2 pontos altos. Corte o fio e arremate.
13ª CARREIRA
Prenda o fio colorido no 1º ponto de base a esquerda e faça 1 ponto baixo em cada ponto de base (inclusive na corrente de separação de um bloco pro outro). Na alça no meio do canto, faça 3 pontos baixos.
Continue a fazer 1 ponto baixo em cada ponto de base e na parte interna do tapete do tapete.Finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciou a carreira. Corte o fio e arremate.
14ª CARREIRA
Prenda o fio natural novamente e vamos fazer uma carreira pegando apenas na alça de trás do ponto de base. Faça 3 pontos baixos. Agora, faça 5 correntes, salte 3 pontos de base e faça um bloco com 7 pontos baixos, um em cada ponto baixo. Faça 6 correntes e salte os três pontos de base do canto e prenda novamente com ponto baixo. Faça mais 9 pontos baixos formando um bloco com 10 pontos baixos.
Faça novamente 5 correntes, salte 4 pontos de base e volte a fazer um bloco com mais 10 pontos baixos. Faça a mesma sequência por toda a carreira e no final você terá 13 alças ao todo, 2 ficam na parte de trás, uma em cada lado, 2 em cada canto e, as outras 9 ficam nas laterais e na frente. Complete a carreira com os últimos 4 pontos baixos. Faça 1 corrente e vire novamente o tapete.
15ª CARREIRA
Faça 2 pontos baixos, um em cada ponto de base. Salte dois pontos e dentro da alça, faça 10 pontos altos. Salte 2 pontos de base no bloco e faça 3 pontos baixos, um em cada ponto de base. Passe para a alça do canto e volte a fazer os 10 pontos altos. Prenda com ponto baixo no 3º ponto de base do próximo bloco. Faça mais 5 pontos baixos no bloco. Observe que sempre ficaram vazios os dois primeiros e os dois últimos pontos de base do bloco.
Faça a mesma sequência por toda a carreira. Depois da última alça, faça apenas 2 pontos baixos. Faça 1 corrente e vire o tapete novamente para frente.
16ª CARREIRA
Faça 1 ponto alto em relevo passando a agulha de trás para frente no primeiro ponto alto de base na alça.
Ficará assim como mostra a foto. Faça uma corrente de separação faça mais 9 pontos altos em relevo sempre separados por 1 corrente. Faça 1 corrente e 1 ponto baixo no meio do bloco. Faça 1 corrente e na próxima alça, faça novamente os 10 pontos altos em relevo sempre separados por 1 corrente formando assim um abanico.
Ficará assim...
Faça novamente 1 corrente e a partir do 3º ponto de base do próximo bloco, faça 2 pontos baixos, um em cada ponto de base. Faça a mesma sequência por toda a carreira.
Quando fizer o décimo ponto do último abanico, faça 1 corrente e desça pela parte interna do tapete, fazendo 1 ponto baixo em cada ponto de base pegando apenas na alça de trás do ponto de base.
CARREIRA 17ª
Terminada a sequência de pontos baixos pela parte interna do tapete, faça 1 ponto baixo na 1ª corrente do abanico. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima corrente formando uma alça. Faça o mesmo mais 7 vezes e no final você terá 8 alças.
Faça 3 correntes e para o próximo abanico e faça a mesma sequência para formar as 8 alças.
Vai ficando assim...
Quando terminar a última alça, faça 1 corrente e prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da parte interna. Corte o fio e arremate.
18ª CARREIRA
Prenda o fio colorido na 1ª alça do abanico fazendo 2 pontos baixos. Faça 1 picô (3 correntes e prende com ponto baixíssimo na 1ª corrente) e, na próxima alça, faça mais 2 pontos baixos.
Faça mais 1 picô e na próxima alça, faça 2 pontos baixos. Novamente 1 picô e na próxima alça 2 pontos baixos. Agora, faça 1 picô elevado (5 correntes e prende com ponto baixíssimo na 1ª corrente). Volte a fazer a sequência de 2 pontos baixos e 1 picô e termina com os 2 pontos baixos.
Na alça entre um abanico e outro, faça 1 ponto baixo e passe para o próximo abanico, fazendo sempre os 2 pontos baixos na 1ª alça. Ficaram sempre 3 picôs, 1 picô elevado e mais 3 picôs. Todos sempre separados por 2 pontos baixos.
Vai ficando assim...
Depois do último abanico, desça pela parte interna fazendo 1 ponto baixo em cada ponto de base pegando apenas na alça de trás do ponto de base.
Finalize com ponto baixíssimo no 1º ponto baixo que iniciamos a carreira. Corte o fio e arremate.
Ficará assim...
Beijinhos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário